Exclusão de minha conta nucomunity

Eu pedi no e-mail comunidade@nubank.com.br a exclusão completa da minha conta na nucomunity. Já faz 3 horas que solicitei. Achei bem antiquado ter de mandar um e-mail para algo do tipo, sendo que o ideal seria um clique em que o próprio usuário fizesse a exclusão da conta.

De qualquer forma, me parece que isso não exclui as postagens do usuário na comunidade, apenas a conta e o perfil público. Assim, enquanto ainda tenho a conta ativa apaguei algumas postagens minhas que fiz, mas me deparei com uma trava de limite de exclusões que me impede de excluir as minhas postagens. Agora, tenho que esperar 24 horas. Desse jeito nunca vou conseguir fazer uma exclusão completa da minha atividade por aqui, como eu gostaria.

Sendo assim, escrevo aqui apenas para deixar registrado duas coisas:
a) o método de solicitação de exclusão de conta é arcaico e deveria ser revisto, na minha opinião, permitindo que o próprio usuário desse esse comando;
b) o limite exclusão das próprias postagens deveria ser revisto, pois todos tem direito ao esquecimento e de rever a sua exposição pública quando bem desejar.

8 curtidas

A solicitação tem que ser por e-mail, não por tópico, em breve você deve ter um retorno por lá.

17 curtidas

Além do que o @ree comentou, encontrei uma regra que já vi alguém comentando anteriormente sobre a exclusão completa até mesmo de alguns dados :pray:

23 curtidas

Caso a preocupação seja quanto à rastreabilidade do comentário à sua pessoa, o que já vi é que as postagens ficam desidentificadas e passam a pertencer a um usuário anônimo. A rastreabilidade só seria possível se alguém pudesse associar o usuário anônimo à sua pessoa, mas neste caso a pessoa teria que saber de antemão que pelo menos uma daquelas postagens eram suas, de modo a identificar o usuário anônimo associado.

20 curtidas

Não vejo razão para a exclusão de suas informações de modo completo da comunidade. Suas ideias, sugestões e respostas podem ser úteis para milhares de usuários por alguns anos. Creio que as informações passadas pelo Lacerda já asseguram certo nível de segurança…

… caso essa seja a razão para a tomada dessa drástica decisão. De qualquer forma, sucesso em sua vida fora da comunidade. Agradecemos pelo tempo que esteve conozco. :+1:

5 curtidas

Concordo em gênero, número e grau.

5 curtidas

Eu já fiz a solicitação. O motivo do tópico não é fazer uma solicitação e sim justamente criticar o processo de solicitação de exclusão, bem como a limitação na exclusão das próprias postagens.

Entendo, mas acho que as próprias postagens públicas poderiam ser excluídas à critério do autor, o que não impede, pelo pouco que sei de banco de dados, o armazenamento das postagens internamente, para fins de auditoria, consulta, o que for.

Grato pelos esclarecimentos.

Não é permitido excluir muitas vezes seguidas as próprias postagens. Eu gostaria de fazer essa limpa e ficar completamente anônimo. De fato podem ser úteis, mas acho que devem estar ativas para quem quer que suas ideias, respostas e opiniões sejam públicas. Não é o meu caso.

Muito grato. Eu também é claro que agradeço aos membros da comunidade que a tornam fonte de aprendizado e troca de experiências!

9 curtidas

Nesse contexto tenho um ponto que tava refletindo, porque tem a questão dos tópicos que o usuário abriu, penso que excluir esses dados, poderá interferir nos tópicos abertos durante a estadia do usuário, indo junto todas as interações e contribuições de outros usuários dentro do tópico. :slightly_frowning_face:

13 curtidas

Eu acredito que qdo um usuário cria um tópico ou acrescenta uma informação, esse tópico e a informação “não tem mais dono”!
Então qdo o criador pede exclusão da comunidade, as contribuições devem ficar na comunidade!

E todos são gratos pelas contribuições!

14 curtidas

Compreendo o ponto, mas também fiquei pensando nesse quesito que o @ranielreis trouxe, pensando no lado dos tópicos que foram abertos, já que se forem apagados, jogaria fora a contribuição de outros usuários também. Por isso imagino que é uma questão complexa de se avaliar :thinking:

13 curtidas

Não excluí nenhum tópico que eu criei, pois isso não é permitido.

O que excluí até agora foram basicamente contos de minha autoria, que retirei daqui e deixei apenas no meu blog pessoal.

O tópico é “Contos Variados”. Contos Variados

Foi basicamente isso. Teve mais uma ou duas postagens que excluí, mas por limitação da nucomunity (acho que são 10 a cada 24h), não excluí mais.

3 curtidas

Ah, já mandei inúmeros e-mails e NUNCA obtive retirno. Seria bem mais prático se houvesse uma opção aqui mesmo para falar com a equipe responsável via mensagem.

4 curtidas

Na NuCommunity nós temos o @Andre.C e a @Helo_M que são os administradores da plataforma :pray:

7 curtidas

O Nubank chegou para ser sem burocracias e tem essa burocracia toda para sair de uma comunidade. A pessoa deveria só clicar num botão sair e pronto.

3 curtidas

Que bom saber dessa informação! :smiling_face_with_three_hearts:
Então por qual motivo os mesmos não solucionam os problemas e erros relatados pelos usuários, como por exemplo o erro das conquistas que relatei no tópico Sugestões e idéias, assim como também essa sugestão relatada nesse tópico sobre a possibilidade de não precisar entrar em contato via e-mail para a exclusão da conta? :woman_shrugging:

3 curtidas

Concordo com você, seria bem mais simples!

3 curtidas

Normalmente é passado pro time responsável ver o que pode ser feito, o que pode levar um tempo pra avaliarem e vim a correção, se for sobre aquilo das conquistas que você relatou dias atrás :pray:

4 curtidas

É verdade que seria bem mais simples. Andei olhando algumas informações da plataforma Discourse e parece que é uma limitação da plataforma, não sei se é algo que o Nubank conseguiria resolver por conta própria.

Na verdade, parece que é possível habilitar a autoexclusão pelo próprio usuário. Por padrão, essa possibilidade só é habilitada quando o usuário nunca fez uma postagem, mas parece que é possível configurar um número de postagens que o usuário pode ter para se autoexcluir.

Acontece que excluir um usuário também apaga todos os posts dele(a). Já foi colocada aqui a problemática de apagar um usuário e os seus posts, posto que pode afetar as discussões existentes nas quais o conteúdo postado é relevante.

Assim, a alternativa é a possibilidade de anonimizar aquele usuário. Com isso, o usuário perde acesso e os seus posts passam a ser desidentificados, associados a um novo usuário anônimo gerado aleatoriamente.

O problema é que, pelo que li (informação mais recente de Setembro/2023), a plataforma Discourse (ainda) não tem a possibilidade de um usuário se auto-anonimizar. :person_shrugging:

Seria ótimo se a plataforma implementasse esse feature para que pudesse ser adotado aqui na NuCommunity também e, de quebra, dar uma folga para os administradores quando um usuário quiser deixar a Comunidade :wink:.

10 curtidas

A ideia de autoexclusão parece boa, mas apagar os posts pode prejudicar as discussões. Anonimizar o usuário seria mais justo, mas a plataforma ainda não suporta isso. Talvez o Nubank possa pressionar por essa atualização. Assim, todos saem ganhando: menos trabalho para os administradores e mais liberdade para os usuários.

4 curtidas

Concordo com você!

3 curtidas