Explicações a Comunidade - Nubank e Brasil Paralelo

Rapaiz…

Sabe o significado de spam?

Vc está postando vídeo repetidamente de uma certa plataforma, vídeo igual.

o pessoal está discutindo tema sério, se dedicando minimamente a apresentar argumentos de forma cordial e clara.
Você, por outro lado, só larga o mesmo vídeo de quando em quando

tem que ser reportado mesmo

2 curtidas

Não interpreto assim, mas respeito a sua interpretação. Eu acho que ele realmente considera que a forma como Hitler organizou a Alemanha como uma máquina de guerra, “sua genialidade organizacional” é de se admirar. Apesar de eficiente, realmente, dada a alienação da população, a propaganda nazista, perseguição sistemática de partidos de oposição, cerceamento do direito de expressão, da livre locomoção, interferência nos meios culturais, revisionismo histórico, supostamente uma raça Ariana superior (creio que influenciada pelo conceito de super-homem de Nitzsche), culpabilidade mentirosa dos judeus por muitos problemas sociais alemãos - culminando na dita solução final de extermínio de todos os judeus, nacionalismo exarcebado, revanchismo pela derrota na I Guerra Mundial e pelo tratado de Versalhes, apropriação da propriedade, ideologia nazista nas escolas de crianças e adolescentes, enfim, toda essa “organização genial” que ele fez seria de se admirar. Não interpreto como mera provocação, acho que ele realmente admirou tudo isso, ainda que sendo usado de forma absolutamente mortífera. Essa é a minha interpretação e, como tal, passível de erros e viéses.

Sim, há estudos na Psicologia Social que abordam a questão da autoridade e até que ponto pessoas ditas “normais” e “inofensivas” seriam capazes de seguir ordens e, possivelmente, matar alguém. Um dos mais conhecidos estudos feitos é de Milgram.

Experiência de Milgram – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Confesso que não entendi bem o significado dessa frase. Se possível, explique melhor e desenvolva sua ideia.

1 curtida

Esse tema sempre dá muito pano para manga. Mas independentemente de onde vai parar, fico satisfeito da discussão saudável e respeitosa que está sendo feita, com argumentos e pontos/contrapontos. Parabéns aos envolvidos.

1 curtida

Sua presunção está correta.

Se quiser compartilhar o motivo da sua desconfiança, diga. Eu apenas disse “provavelmente” porque não tenho como afirmar com certeza que você o viu, algo que apenas você pode dizer. Há muita gente que compartilha e repassa informações ou vídeos sem ler tudo ou ver tudo.

Sim, esse ponto é pacífico.

Ele disse isso baseado em algum estudo científico ou é uma suposição dele baseada na sua intuição e experiência pessoal? Usou métodos estatísticos para garantir a fidedignidade representativa da amostra em relação ao universo amostral?

O que isso significa, não captei bem o que seria um bem absoluto. Ele é relativo, então? Abstrato? E como isso se relaciona com o 5% vingativos que vivem triste e miseravelmente e realmente se levam adiante seus pensamentos de vingança?

A magnitude do gênio organizacional que Hitler tinha? Nessa caso, creio que sua linha de raciocínio é que Peterson admira o “gênio organizacional”, somente. E que, como exemplo de manifestação de “gênio organizacional”, temos Hitler. Porém, isso não significa que ele endosse ou admire especificamente Hitler, mas apenas o seu “gênio organizacional”, totalmente isolado, separado e descontextualizado das implicações práticas e reais do “gênio organizacional” de Hitler para a Alemanha e para o mundo. Seria isso?

Também achei polêmica e desnecessária. Uma questão tão sensível deve ser dita muito claramente para não transmitir uma ideia errada.

Acredito que não tenho muito a contribuir nesse ponto, pois realmente não conheço bem o discurso de Peterson, seus livros e sua linha de raciocínio. Mas fiz uma breve pesquisa e me surgiu essa frase controversa e usada para demonstrar seu alinhamento com a extrema-direita. Ainda, vi relatos (talvez de fontes duvidosas) de que seu pensamento é utilizado por grupos neonazistas, ainda que Peterson não apoie isso explicitamente e ainda que não concorde com a forma de atuação de grupos neonazistas, e isso, creio eu, se for realmente verdade, é bastante preocupante e é uma manifestação concreta de como o pensamento dele está sendo usado na nossa realidade para embasar discursos e ações de ódio.

Acredito que não me expressei de forma clara.

Quis dizer que quando alguém dá um exemplo de algo e não concordamos, não signifca que devemos acreditar ou dizer que aquela pessoa é ou representa tal pensamento do exemplo dado.

Peço perdão, não sei se ficou mais confuso ainda. rs

Nesse caso em específico da discussão, eu quis dizer que mesmo que não concorde com o exemplo que ele deu usando o nome do Hitler, não é correto taxar ele de nazista ou de simpatizante, muito menos taxar os seus seguidores.

1 curtida

Da minha parte, não acho que nossos últimos presidentes são dignos de admiração.

Espero que surja alguma boa opção. Sinceramente, não gostaria de ver alguém que já foi presidente novamente no poder por mais 4 anos.

1 curtida

Muito grato por explicitar seu raciocínio e pela contribuição.

Sim eu concordo. Creio que afirmar que Peterson é nazista seriam um reducionismo simplista e sem fundamento concreto. É preciso mais para ter a pecha de nazista. Inclusive, na história, creio que alguns nazistas odiavam Hitler (pois, apesar de serem do partido nazista e seguirem suas ordem e executarem atos atrozes, no fundo não compactuavam com isso tudo e, apesar de exteriormente serem nazista com suástica e tudo mais, interiormente nada tinham de nazistas e odiavam seu representante maior: Hitler). Alguns possivelmente nada fizeram e só alimentaram seu rancor interior, enquanto outros, e há relatos históricos disso, tomaram uma atitude e, por exemplo, salvaram judeus da morte certa.

2 curtidas

Mandei e-mail para o compliance da Nu Holdings.

Claro vc jurou que alguém vai responder assim do nada que a cofundadora fez x e y sem provas apenas notas plantadas pro grupo de desocupados.

1 curtida

Para qual e-mail enviou sua indagação?

Gostaria de compartilhar publicamente a indagação que enviou?

Acho que em breve será respondida.

Se não for respondida, talvez eu possa contribuir e responder de alguma forma a sua indagação, apesar de não ter nenhum vínculo com o Nubank, exceto o de cliente e detentor de 30.000 BDRs ROXO34. Talvez.

Nota: isso mostra que arrisquei alto no Nubank e realmente acredito em seu potencial. Mas, como já disse anteriormente, estou disposto a vender todos os ROXO34 e resgatar todo dinheiro que tenho em Renda Fixa e Nucoins, além de usar toda minha influência entre familiares e amigos, alguns com poder aquisitivo na casa dos milhões, para que não tenham nenhuma relação com o Nubank. Dito isso, reitero meu possível boicote total e completo caso identifique o alinhamento institucional com a extrema-direita. Não se trata de"nivelar por baixo", como algumas pessoas altamente influentes no Nubank acreditam que seria caso negros estivessem em posições de liderança. E sim, de “nivelar por cima”. Sinceramente, não sei bem o que significaria esse “nivelar por cima”. Só achei legal porque contrasta com o “nivelar por baixo”.

Isso não é uma ameaça vazia, é uma promessa pública que faço. E eu não suporto quem quebra promessas.

1 curtida

Amanhã respondo tudo
Agora já estou na horizontal e digitando pelo celular

1 curtida

Se vc reparar bem, a repórter que fez a pergunta é quem sugeriu que negros teriam dificuldade de serem aceitos por um alto grau de exigência.

A Cris poderia ter dado uma resposta melhor? Sim, poderia. Mas programa ao vivo é assim, ela responde que não pode nivelar por baixo, ou seja baixar a qualidade de exigência seja quem for o candidato, fica claro para mim que não passou pela cabeça dela uma distinção racial, já a repórter claramente faz isso.

1 curtida

Sim, interessante, grato pela contribuição.

Muito se falou na época e muito se disse que seria uma fala explicitamente racista.

Acho que cabe a cada um refletir sobre isso. Há práticas mais condenáveis e explícitas, que vão além de uma fala. A pulga atrás da orelha é a seguinte: partindo do pressuposto de que a fala é racista, essa fala se reflete em alguma ação racista concreta?

Se a fala é racista, pode ser enquadrada como uma atitude racista?

Art. 20-C. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm

Se é enquadrável, porque ela não está presa? Seria uma “forçação de barra” enquadrá-la como racista? Algum advogado criminalista por aí para responder?

Eu realmente desconheço como é o processo de seleção de pessoas no Nubank. Os selecionadores sistematicamente excluem os negros sem um critério objetivo e imparcial?

Ainda, supondo que a seleção de negros é baixa no Nubank, é adequado criar ações afirmativas, por meio de cotas para negros, por exemplo, como existe nas universidades e no serviço público? Isso existe em outras empresas privadas ou é só o governo que faz isso?

Algumas questões. É sempre bom refletir sobre o racismo, especialmente quando isso não é sentido na própria pele branca. Aqui me surgiu uma questão. É possível racismo contra os brancos? Bem, a priori, eu diria que sim.

Novamente, quem fez uma divisão clara racial foi a repórter e não ela. Ela deixa claro a dificuldade de contratação em geral.

2 curtidas

Não apenas contra brancos, mas contra qualquer “raça”.

Judeus eram/são negros? E os Uigures?

Confesso que essa divisão racial me causa incômodo, somos todos da raça humana.

2 curtidas

Entendo e respeito profundamente seu ponto de vista.

Não digo que concordo ou discordo.

De qualquer forma, qualquer opinião respeitosa, sincera, empática e - por que não?- amorosa é digna de ser dita até o fim e ser expressa livremente.

Sim, apesar do meu lapso, isso é bem óbvio, de fato, grato por lembrar.

Como o racismo é vinculado incessantemente aos negros, parece que somente eles são alvo de racismo.

Grato.

Compartilho do seu incômodo. Muito me entristece ver humanos se matando, se oprimindo, ameaçando uma guerra nuclear, enfim, muito me entristece.

Exato, “censuraram” meu comentário anterior. O que tinha ali de ofensivo, abusivo, odioso ou violando as diretrizes da comunidade? Nada, apenas mencionava determinada pessoa que não pode ser alvo de reflexão ou críticas por aqui, pelo visto.

1 curtida