Vou falar minha opinião sobre o assunto, agora que fui pesquisar o que estava acontecendo.
Eu concordo e discordo com as declarações feitas por todos até agora. Como assim? Vcs me perguntam.
Eu não acho que a declaração da cofundadora foi racista e nem que ela foi induzida ao erro pela apresentadora. Para mim a cofundadora simplesmente respondeu a pergunta da apresentadora. Uma empresa que cresce com grande velocidade e atende em vários países e que tenta manter o nível dos serviços pelo qual a empresa é reconhecia, tem que ter um processo seletivo rigoroso, isso é algo lógico, que acontesse em qualquer empresa. Infelizmente a população de pessoas negras no Brasil ser a população menos “qualificada” no mercado de trabalho, por conta dos diversos Impecilhos nas suas vidas é algo muito triste e totalmente indignante, mas esse fato não é de responsabilidade nenhuma da cofundadora, ou de qualquer empresa grande no mercado que queria atender seus clientes de maneira excelente, e que tenha seus critérios de seleção para fazer isso.
Outra pra mim a pergunta da entrevistadora foi totalmente sem nexo, um processo seletivo rigoroso de alguma instituição é motivo de exclusão, poxa nada a ver, se for assim o enem também é racista, por que eu quase que não consigo entrar em uma faculdade, mas ainda bem que consegui.
Eu apoio quem criticou a Nubank pq vcs estão certos, pessoas como o @Flamenguista e outras pessoas que falaram que a Nubank deu essa declaração para de safar dos ataques por que é a verdade e digo mais, a Nunbak se pronunciou com esse discursozinho politicamente correto apenas por que o assunto repercutiu, se não, nada mudaria nas políticas de inclusão da @Nubank. Agora vão criar várias “soluções” para acabar com esse problema, sendo que a MELHOR SOLUÇÃO pra isso era simplesmente ser uma empresa que incluísse as pessoas de fato, tanto clientes, quanto colaboradores.
Eu não vou cancelar a minha conta no nubank por esse ocorrido, eu me tornei cliente do nubank pela forma como ele simplifica a minha vida financeira, que no caso é a missão da empresa, a empresa ser “inclusiva” e diferente das outras instituições financeiras era algo legal de se ver no nubank e que agregação valor na instituição.
Se a empresa é racista ou não, isso eu não sei, até pq eu não vivo na pele das pessoas que regem essa empresa. Eu espero profundamente que a nubank se torne de FATO uma empresa inclusiva verdadeiramente (até pq é uma das coisas que ela vem reforçando em suas declarações sobre esse assunto).
Lembrando mais uma vez que essa é a minha opinião. Obg