Estava vendo que o Facebook permitiu, recentemente, visualizar informações de dados compartilhados por/com terceiros.
E, para minha surpresa, estava lá o Nubank.
Ao verificar quais trackers o app do Nubank utiliza, dá para vermos tanto o Facebook Analytics quanto o Facebook Login (fora outros).
Alguns são razoavelmente aceitáveis, como o Google CrashLytics, mas a pergunta que fica é: o app realmente precisa de tantos trackers assim, inclusive os que são mais invasivos?
O app utiliza 10 trackers! Dez!
A ideia de ter informações compartilhadas com o Facebook (ou obtidas dele), seja lá quais forem, realmente desagrada.
Para quem não sabe, os rastreadores são programas usados para coletar dados sobre você ou seus usos.
Esse ano, entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) e o Nubank terá que se adaptar, informando de forma clara e simples, como os dados pessoais são obtidos, armazenados e compartilhados.
O app já informa quais permissões foram solicitadas quando instalou, apesar de eu acreditar que tem dados divergentes. Porém em nenhum momento fala sobre os rastreadores. Ver mais ›
Foram as seguintes:
Dispositivo e histórico do app: caso aconteça algum problema com o app terão informações para identificar a causa e resolver o problema mais rapidamente;
Identidade: utilizam sua identidade cadastrada para assegurar que apenas você - em seu aparelho - tenha acesso à sua conta;
Contatos/agenda: essa permissão ajuda você a completar automaticamente o e-mail de um amigo quando quiser convidá-lo;
Local: com acesso ao seu histórico de localização, conseguem mostrar os locais onde você fez suas compras. Além disso, conseguem ser muito mais precisos na prevenção a fraudes no cartão, tornando suas compras mais seguras. Assim, também conhecem melhor o seu perfil de compras, o que contribuí para que consigam ajustar o seu limite no futuro;
SMS: utilizam o SMS para verificar o número de seu telefone, o que é importante para que consigam entrar em contato com você caso ocorra algum problema;
Telefone: caso você precise entrar em contato, basta clicar no número e automaticamente ele ligará para o Nubank;
Fotos/mídia/arquivos: permite armazenar credenciais em seu aparelho para assegurar que somente você tem acesso à conta;
Câmera/microfone: precisam da câmera para enviar sua foto e a de seus documentos durante o processo de requisição do cartão;
Informações de chamada e código do dispositivo: o código do dispositivo é utilizado para garantir a segurança da sua conta.
O duro é que, se responderem (o que acho que não acontece), vão dizer que “os dados são anônimos e não é possível identificar informações pessoais (…)” (o que não acredito, sinceramente).
Trackers assim, principalmente os invasivos, são totalmente desnecessários para o funcionamento do app.
Deixando os rastreadores de lado e mudando de assunto, reparou que uma das permissões permite que o app se comunique com leitores, cartões e etiqueta para NFC?
Será que vão liberar a opção de pagar com o próprio celular sem a necessidade de andar com o cartão?