Acho que com a NuConta e a possibilidade de receber o salário pelo Nubank poderia ser oferecido crédito consignado. Se isso acontecesse, eu passaria a receber meu salário pela NuConta. Acho que o Nubank tem condições de oferecer empréstimo consignado a juros menores dos que são praticados pelos bancões, isso seria melhor para todos. O Nubank ganharia dinheiro e quem usa consignado pagaria juros menores do que os que paga lá fora. A função de empréstimo que começa agora pratica juros menores do que os que são oferecidos na mesma modalidade lá fora, mas ainda maiores que o de consignado na maioria dos bancos. Tenho certeza que se tivéssemos consignado no Nubank os juros seriam imbatíveis. Acho que dava pra cobrar 1% ao mês e ser vantajoso pros dois lados.
1% ao mês, nem os maiores bancos consegue fazer essa taxa. Emprestar dinheiro no Brasil é muito custoso, tanto para quem empresta quanto para quem pegar empréstimo.
Diego, estou falando sem fazer qualquer cálculo, como imagino que você também esteja, mas há bancos no Brasil que fazem 1,5% e até 1,42% ao mês no consignado. Então, considerando que o Nubank não tem várias outras despesas que os bancos físicos têm, acredito que poderiam oferecer juros menores que 1,42% ao mês. Posso ter exagerado em falar 1%, mas acho que menos de 1,5% dá sim e seria um sucesso porque estaria abaixo do que é oferecido no mercado.
Fernando hoje não vejo Nubank com essa margem para fazer isso.
Infelizmente é verdade. Culpa dos tributos, não das empresas nesse caso.
Outros bancos cobram outras taxas além dos juros e todos são obrigados a recolher IOF.
Acredito que futuramente, quando o @Nubank estiver com uma base sólida, quando não tiverem mais prejuízo e for realmente um banco talvez consigam lançar algo desse tipo, por enquanto é só expectativa e sonho nosso.
E também estatisticamente, no Brasil, uma pessoa desse perfil tem mais tendências a ser inadimplente
O que penso é o seguinte: o Nubank já está oferencedo empréstimo pessoal para alguns clientes. A menor taxa que eles cobram nessa modalidade, para poucos clientes que se enquadram no perfil, é 1,5%. Isso é menos do que a maioria dos consignados por aí. E o consignado, que desconta diretamente do salário/renda mensal,é uma das modalidades menos caras do mercado, só perdendo para alguns financiamentos que usam o bem ou imóvel financiado como garantia. Bom, se já oferecem empréstimo e já é possível receber os salários pela NuConta, por que não oferecer uma modalidade mais segura, em que o pagamento é mais garantido que o empréstimo automático que não tem garantia alguma?
Além da burocracia (acho que é necessário algum convênio com a fonte pagadora), a limitação é mais essa que você apontou mesmo, o Nubank ainda está ganhando escala, ampliando sua base de clientes, tem diminuído o prejuízo mas ainda não opera com lucro. Também, obviamente, leva em consideração a sua capacidade em oferecer crédito para aumentar limites ou oferecer uma nova modalidade de crédito. Com o lucro e novas captações que deverão vir, virando financeira e talvez banco lá na frente, acho que é inevitável que ofereçam consignado, mas isso pode demorar uns anos ainda.
Falência, tão querendo quebrar o nosso roxinho…
Não posso confirmar isso, pelo menos no meu App Nubank só consigo 5,15% ao mês e mais o IOF. E olha que sou funcionário público estatutário desde Setembro de 2013.
Infelizmente isso não é possível pois os bancos se baseam na economia e no mercado brasileiro, mais quem sabe um dia isso mude
Falaram aqui que seria impossível o juro de um por cento ao mês no consignado. Que iria quebrar o Nubank, que seria impraticável, que e quem pega consignado se enrola e não paga.
Hoje confirmei que é diferente. Como o órgão no qual trabalho vendeu nossa folha de pagamento para o Bradesco, o BB, para nos segurar, ofereceu consignado de 0,99% ao mês. Custo efetivo total de 1,01% ao mês. Fui hoje no Bradesco e cobriram, me oferecendo 0,89%, mais ou menos 11,5% ao ano de custo efetivo total. Se Banco do Brasil e Bradesco, com todos seus gastos operacionais, conseguem oferecer 1% ao mês ou até menos, o Nubank conseguiria sim. Até porque o consignado é muito mais garantido que cartão de crédito ou cdc. Acho que uma hora o Nubank oferecerá consignado, mas deve demorar uns anos, por enquanto fico no Bradesco ou no banco que me oferecer ainda menos juros.
Não é uma maravilha de juros, mas dadas nossas condições de juro no Brasil, 0,89 num consignado, sem veículo ou casa em garantia é um achado. Difícil mas não impraticável, se não desse lucro aos bancos não cobrariam “só” isso.
Você está certíssimo Fernando!
Tô pagando 0,89 ao mês no BB e provavelmente o Bradesco me fará 0,8. Bem menor, mas bem menor que os juros praticados pelo Nubank. Se o bancão consegue consignado a esse percentual, o Nubank também cobsegue.
NuBank deveria ataca o mercado e entra no ramo do empréstimo cosgnado, seria super rentável para o banco. Só aumentaria a saúde do banco em todas as áreas
O empréstimo pessoal já está sendo testado com a base pequena de clientes @Wes_sol. É só a gente esperar, que logo logo chega pra todos.
Eu tentei usar o empréstimo do Nu, mas não gostei da taxa que me foi oferecida 4,85%. Pesquisei outras opções e fiz pela startup Lendico via Serasa com juros de 3,3%, ainda alto mas na necessidade você se agarra.
1000% correto! Onde eu clico pra curtir mil vezes?