Emprestar dinheiro receber juros

#1

Seria uma boa se nós emprestássemos dinheiro para outros pela nuconta.
Exemplo, tenho dinheiro rendendo na nuconta, mas um amigo precisa de grana.
O app faz uma simulação de empréstimo para esta pessoa, eu autorizo o debito do valor em minha conta o nubank faz a cobrança e me retorna um valor todo mês com juros pré-estabelecidos pelo app tanto para quem pede empréstimo quanto quem empresta.
É apenas um esboço de uma ideia que pode ser melhorada.

editado
Uma outra é varias pessoas emprestar um valor pequeno para uma e dividirem os lucros.
seria pouco, quem sabe não rende nem o cdi, mas os juros para a outra pessoa pode ser menor, fazendo com que pague certo e indique e quem sabe fomente essa modalidade…
Ajudem ai comentem.

5 Likes
#2

E se a outra pessoa deixasse de pagar uma parcela? quem ficaria com o prejuízo ?
Seria muito arriscado, acredito que não seja viável. :smile:

2 Likes
#3

como disse uma ideia, podemos assumir o risco, pois se ele atrasar terá um juro maior. nosso ganho será maior. só que teremos risco. então podemos antes decidir se damos o dinheiro ou não.

#4

Nesse caso faria mais sentido o Nubank lançar um produto como CDBs ou LCA/LCI. Os bancos captam dinheiro por meio desses títulos, emprestam para outras pessoas e repassam juros pré-estabelecidos para o investidor. O risco do crédito seria da instituição financeira. Mas para isso o Nubank teria que virar um banco, ou ter um banco parceiro por trás bancando esse serviço.

3 Likes
#5

prejuízo, seria de quem empresta. por isso é considerado em um investimento algo de alto risco. mas levando em consideração que terá uma avaliação do próprio nubanck, mais você autorizar. então seria um risco assumido.

#6

mas na hipótese de acotecer, seria para não virar um banco literal. mas como disse é uma ideia. se todos os pros e contras tendam a ir para um não… beleza
para isso que a nubanck criou a comunidade… vamos inovar juntos

#7

É arriscado mano , imagina você emprestar 1000 reais e nunca mais receber.

4 Likes
#8

Não sei como ficaria o qto de cobrança, como o nubanck que seria o mediador. mas por isso citei uma possibilidade de digamos varias pessoas emprestarem para a mesma. to pensando mais na pessoa que pega grana… para ela ter um juros bem abaixo do que pagamos. e isso ajudar eles.

#9

Não me deu confiança isso de assumir os ricos , teria os Juros, porém, para se ter juros teria que haver pagamento e essa é a grande questão.

1 Like
#10

O Brasil tem 60 milhões de inadimplentes, 40% dos adultos. E cobrar dívidas na justiça é um processo lento e com pouca garantia de recuperação do seu dinheiro. Emprestar dinheiro dessa forma (pessoa física para pessoa física) é loucura. É altíssimo risco. Se você não tiver uma empresa com milhões de reais para emprestar a milhares de pessoas e assim diluir o risco, a melhor maneira de tornar isso viável seria cobrar taxas de juros bem altas, que não tornam o serviço tão mais atraente para o Nubank.

1 Like
#11

valeu por sua explicação.
acredito que sempre teremos inadimplência, é verdade que até para amigos temos medo de emprestar, pois quando mexe no dinheiro até a amizade pode ser perdida. Mas a mecânica seria como de uma cooperativa… mais ou menos…
não estou insistindo em minha ideia, não sou tão leigo. mas acredito que um bom dialogo abre a nossa mente.

2 Likes
#12

eu acho difícil isso sair até porque eles já tão lançando o empréstimo deles

2 Likes
#13

A possibilidade é muito grande!

#14

Já existe esse serviço, se chama Crowdfunding (Vaquinha). Joga no Google.

Não podemos esquecer que o Nubank é uma instituição financeira, que visa o lucro.

De certa forma ele já faz o que é proposto aqui.

O Nubank pega todo o dinheiro que está nas Nucontas e empresta para outros Nubankers a juros maiores.

A diferença do que o Nubank te paga pelo seu dinheiro ficar na Nuconta e o valor que ela cobra dos empréstimos é o lucro dela.

O proposto aqui é que ela ficasse de intermediário (ganhando pouco ou nada). O que não é interessante, pelo esforço necessário pra gerenciar tudo isso.

Abs

1 Like
#15

É complicado, não sei como ficaria legalmente na prática, pois está envolvendo uma pessoa física e aí tem toda uma questão para determinar o valor dos juros.

#16

No social Bak isso é possível, o ruim é a pessoa atrasar e aí como fica ? No banco ele te negativa e arrola um juro absurdo.

#17

Eu acho que tem uma plataforma que já realiza tais procedimentos de emprestar dinheiro, só não recordo o nome, eu não iria aderir, não empresto dinheiro para conhecidos, quem dirá desconhecidos!

#18

Acho sua ideia fantástica.

Na verdade, é cada vez mais comum ver fintechs de empréstimos Peer to Peer

O CDB funciona de maneira parecida, mas o risco é muito mais baixo, pois os prêmios dados ao investidor são baixos, e o spread é muito elevado.

Já no Peer to Peer, você teria uma rentabilidade muito maior, e um spread menor.

Pois são rodadas de captação, você fica um período captando a quantia e só quando “enche o tanque”, que o crédito é liberado. E isso pode demorar alguns dias, semanas. As vezes a empresa precisa de um milhão, mais voc~e só quer dar 1% do que você recebe, sei lá…seria necessário muito gente pra fazer e o resto do seu dinheiro voc~e vai escolhendo as empresas…

Ai tem uma lâmina de risco la´, conforme as contas das empresas, se ta boa ou não, se tiver ruim pode pagar muitoo,

É bem interessante de se conhecer…essa nova modalidade.

Na verdade, sempre que uma pessoa quisesse crédito, ela poderia fazer "ó quero tanto à tanto, alguém aceita? ai o Nubank dava o SCORE, e gente investia ou não…

Acredito, que os empréstimos tradicionais estão fadados ao fracasso. as pessoas naturalmente já emprestam umas para as outras, seja no trabalho, na família, na escola,…o banco não tem que ficar se metendo, tanto na discussão dos juros, mas sim facilitando esse crédito…que já existe.

1 Like
#19

acredito que nem da, pq quem pode emprestar grana aqui é só bancos (se eu n estou enganado), então a nubank não poderia oferecer um serviço no qual uma pessoa física emprestasse dinheiro, era mais fácil ela fazer o seu próprio empréstimo, o que no caso ela já está fazendo

#20

No socialbank isso é possível