Recorri a IA para ter certeza, antes de falar besteira. Mas, tudo é possível nesse país, até mesmo reversão.
O problema da OI, além de suas dívidas é clara trata-se de um PÉSSIMO PRODUTO, e uma vez que a marca é manchada, dificilmente ela recupera. A Oi tentou, colocando várias unidades a venda, focalizando apenas da OI Fibra. Estava até legal, funcionando muito bem, pelo menos na minha região, mas ultimamente, deixou a desejar.
E o que acontece com toda empresa grande que se endivida ao ponto de se aliar com partidos políticos, porém, nem tudo nessa vida é para sempre. É triste, mas, reconhecido, pois, o atual gestor tentou fazer o que pode, acompanho ele desde 2021, se não me engano, perto da pandemia que ainda teve isso, com um plano para reverter a falência…
Enfim, perdi meus R$100,00 investidos, mas, uma marca é sempre uma marca, por mais que tenha um produto bom, não adianta. A reputação quando é manchada, avacalha com tudo…
O sistema é f… meu parceiro!
Sobre a falência, a IA, diz que é possível reverter, mas acho impossível, alguém investir em um negócio cheio de dívidas, processos judiciais e uma marca manchada por sua reputação.
Sobre a reversão da falência, é possível?
A falência pode ser revertida em situações específicas, especialmente quando há erro processual ou quando a empresa consegue comprovar viabilidade econômica. No Brasil, isso é possível por meio de mecanismos legais previstos na Lei nº 11.101/2005.
Como a falência pode ser revertida?
- Erro ou nulidade no processo: Se houver falhas jurídicas na decretação da falência, como ausência de requisitos legais, a empresa pode pedir a revogação da sentença.
- Recuperação judicial tardia: Em casos excepcionais, mesmo após a decretação da falência, a empresa pode apresentar um plano de recuperação que convença o juiz e os credores da viabilidade do negócio.
- Pagamento das dívidas: Se a empresa quitar integralmente suas obrigações antes da liquidação dos bens, pode solicitar a extinção da falência.
- Decisão judicial favorável: Tribunais podem reverter a falência com base em jurisprudência, como ocorreu com a CJA Indústria Metalúrgica, que conseguiu reverter sua falência após comprovar capacidade de recuperação.
O que diz a legislação?
- A Lei nº 11.101/2005, reformada pela Lei nº 14.112/2020, prevê mecanismos para reabilitação do empresário falido.
- A reversão depende de decisão judicial e, geralmente, exige atuação especializada de advogados e administradores judiciais.
Considerações importantes
- Nem toda falência é reversível. A reversão é uma exceção, não a regra.
- Tempo é fator crítico. Quanto mais cedo a empresa agir, maiores as chances de sucesso.
- Apoio jurídico é essencial. Escritórios especializados podem identificar brechas legais e construir uma estratégia eficaz.