Fala galera!
Me chamo Carol, sou especialista em casos especiais aqui da Conta do Nubank e hoje vim trazer para vocês um assunto que se tornou corriqueiro, não somente aqui no Nu, mas também nas instituições financeiras em geral. Vamos falar sobre Pix incorreto!
Somente aqui na comunidade são mais de 50 tópicos com essa dúvida, além disso, esse assunto é um dos mais procurados em nossas centrais de atendimento.
Fiz um Pix errado, e agora???
Então, bora formalizar esse tópico, para sanar essa dúvida de uma vez por todas? Vem comigo!
Sabemos que as transferências tipo Pix caiu nas graças dos brasileiros, e hoje se tornou o principal meio de enviar e receber valores. Entretanto, essa maneira rápida e descomplicada de realizar pagamentos, pode trazer alguns transtornos, principalmente nos casos em que se realiza um Pix por engano.
Primeiro de tudo, vamos entender como o Pix funciona. Ele é um meio de pagamento criado pelo Banco Central, que disponibiliza transferências 7 dias por semana, 24 horas por dia e sem limite de valores. Exceto para os limites diurno e noturno que foram determinados pelo BACEN em Outubro de 2021, mas esse é assunto para um outro tópico, né?
Diferentemente da TED (Transferência Eletrônica Disponível) e do DOC (Documento de Ordem de Crédito) não é necessário digitar todos os dados do beneficiário como CPF, banco, agência e conta. Basta utilizar a chave Pix, que podemos imaginar como um “apelido” para os dados bancários. Onde em uma chave Pix, sendo ela CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória, já contém todos os dados necessários para realizar uma transferência.
Vale lembrar que isso não é obrigatório para poder receber ou realizar um pagamento instantâneo. Ainda será possível usar o Pix digitando todos os dados da conta de destino.
Para realizar uma transferência via Pix utilizando a sua conta do Nubank é muito fácil. Basta clicar em "Transferir’’ na página inicial do app, escolher o valor, digitar a chave e finalizar utilizando sua senha de 4 dígitos, a mesma utilizada para compras no cartão.
É importante ressaltar, que por ser uma transferência instantânea, devemos redobrar a atenção ao digitar a chave para transferência e fazer uso de um comportamento preventivo, checando os dados na tela de confirmação que aparece antes da tela solicitação de senha. Pois aqui, entramos no ponto chave deste post. Após digitar a senha, o aplicativo entende que está tudo certo com os dados informados e o valor é instantaneamente retirado da conta de origem e enviado para a conta de destino, impossibilitando o cancelamento ou estorno deste valor posteriormente.
Por razões de sigilo bancário, não podemos retirar valores da conta do recebedor sem a autorização do titular e nem compartilhar dados de contato, uma vez que também estaríamos quebrando a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa situação se complica ainda mais quando o recebedor não é nosso cliente e não temos nenhum vínculo com o mesmo. Por isso, reforçamos sempre a necessidade de utilizar as informações que você possui para tentar contato com o recebedor e solicitar a devolução pró-ativa do valor.
A boa notícia é que o Pix ainda é um bebê! Está prestes a completar dois aninhos de idade.
Deste o seu lançamento lá em Outubro de 2020, diversas melhorias foram feitas, como fazer Pix digitando os dados da conta (não somente com a chave), lançamento dos limites diurno e noturno que citamos acima que visam ampliar a segurança das transações e o último lançamento foi o MED, Mecanismo Especial de Devolução, que pode ser acionado pelos usuários em casos de fraudes e golpes, ou pelas instituições em casos de erros operacionais.
Quem sabe possamos ter no futuro algo relacionado a erros de digitação, vamos torcer!
Então bora recapitular? O Pix é uma transferência instantânea que quando sai da conta de origem cai imediatamente na conta de destino, impossibilitando o cancelamento ou estorno. As instituições financeiras não podem intermediar, pois precisam manter o sigilo bancário de seus clientes e cumprir com a LGPD. Por isso, vamos nos prevenir checando sempre os dados de transferência direitinho, combinado?
Fico por aqui e espero ter ajudado vocês com este assunto pra lá de polêmico!
Até a próxima. Fui!