Fiz um Pix errado, e agora?

Fala galera! :smiley:

Me chamo Carol, sou especialista em casos especiais aqui da Conta do Nubank e hoje vim trazer para vocês um assunto que se tornou corriqueiro, não somente aqui no Nu, mas também nas instituições financeiras em geral. Vamos falar sobre Pix incorreto!

Somente aqui na comunidade são mais de 50 tópicos com essa dúvida, além disso, esse assunto é um dos mais procurados em nossas centrais de atendimento.

Fiz um Pix errado, e agora???

Então, bora formalizar esse tópico, para sanar essa dúvida de uma vez por todas? Vem comigo!

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Sabemos que as transferências tipo Pix caiu nas graças dos brasileiros, e hoje se tornou o principal meio de enviar e receber valores. Entretanto, essa maneira rápida e descomplicada de realizar pagamentos, pode trazer alguns transtornos, principalmente nos casos em que se realiza um Pix por engano.

Primeiro de tudo, vamos entender como o Pix funciona. Ele é um meio de pagamento criado pelo Banco Central, que disponibiliza transferências 7 dias por semana, 24 horas por dia e sem limite de valores. Exceto para os limites diurno e noturno que foram determinados pelo BACEN em Outubro de 2021, mas esse é assunto para um outro tópico, né?

Diferentemente da TED (Transferência Eletrônica Disponível) e do DOC (Documento de Ordem de Crédito) não é necessário digitar todos os dados do beneficiário como CPF, banco, agência e conta. Basta utilizar a chave Pix, que podemos imaginar como um “apelido” para os dados bancários. Onde em uma chave Pix, sendo ela CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória, já contém todos os dados necessários para realizar uma transferência.

Vale lembrar que isso não é obrigatório para poder receber ou realizar um pagamento instantâneo. Ainda será possível usar o Pix digitando todos os dados da conta de destino.

Para realizar uma transferência via Pix utilizando a sua conta do Nubank é muito fácil. Basta clicar em "Transferir’’ na página inicial do app, escolher o valor, digitar a chave e finalizar utilizando sua senha de 4 dígitos, a mesma utilizada para compras no cartão.

É importante ressaltar, que por ser uma transferência instantânea, devemos redobrar a atenção ao digitar a chave para transferência e fazer uso de um comportamento preventivo, checando os dados na tela de confirmação que aparece antes da tela solicitação de senha. Pois aqui, entramos no ponto chave deste post. Após digitar a senha, o aplicativo entende que está tudo certo com os dados informados e o valor é instantaneamente retirado da conta de origem e enviado para a conta de destino, impossibilitando o cancelamento ou estorno deste valor posteriormente.

Por razões de sigilo bancário, não podemos retirar valores da conta do recebedor sem a autorização do titular e nem compartilhar dados de contato, uma vez que também estaríamos quebrando a Lei Geral de Proteção de Dados. Essa situação se complica ainda mais quando o recebedor não é nosso cliente e não temos nenhum vínculo com o mesmo. Por isso, reforçamos sempre a necessidade de utilizar as informações que você possui para tentar contato com o recebedor e solicitar a devolução pró-ativa do valor.

A boa notícia é que o Pix ainda é um bebê! Está prestes a completar dois aninhos de idade.

Deste o seu lançamento lá em Outubro de 2020, diversas melhorias foram feitas, como fazer Pix digitando os dados da conta (não somente com a chave), lançamento dos limites diurno e noturno que citamos acima que visam ampliar a segurança das transações e o último lançamento foi o MED, Mecanismo Especial de Devolução, que pode ser acionado pelos usuários em casos de fraudes e golpes, ou pelas instituições em casos de erros operacionais.

Quem sabe possamos ter no futuro algo relacionado a erros de digitação, vamos torcer! :partying_face:

Então bora recapitular? O Pix é uma transferência instantânea que quando sai da conta de origem cai imediatamente na conta de destino, impossibilitando o cancelamento ou estorno. As instituições financeiras não podem intermediar, pois precisam manter o sigilo bancário de seus clientes e cumprir com a LGPD. Por isso, vamos nos prevenir checando sempre os dados de transferência direitinho, combinado?

Fico por aqui e espero ter ajudado vocês com este assunto pra lá de polêmico!

Até a próxima. Fui!

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Nossa que bacana essa notícia e dica . Eu particularmente não saberia o que fazer em uma ocasião dessa :face_with_peeking_eye:

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Muito obrigada pelos esclarecimentos @carol.barboza, realmente é uma dúvida recorrente aqui na Comunidade e embora seja dolorido ter que dizer isso aos usuários, mas não há muito que a instituição possa fazer quando a transação foi feita de forma voluntária, ainda que sem os devidos cuidados.

Como funciona o acionamento do MED através do Nubank? Tem algum link específico, é preciso contatar o chat? Existem casos que não podem ser resgatados via MED?

Se tivesse um vídeo tutorial nesse sentido seria mais que demais :smile:

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Fiquei na duvida aqui, em golpe preciso acionar o MED primeiro ou posso tentar contato como o banco para ver se ele consegue algo antes de acionar o MED?
E quanto ao PIx errado, ele o MED é acionado pela instituição, após isso existe algum protocolo para acompanhamento?

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Obrigado por compartilhar esse conteúdo de suma importância, agora ficou esclarecedor.

Infelizmente já vir muitas pessoas errando o PIX na hora de realizar, por isso ante de transferência sempre confiro o nome do titular e chave PIX.

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Creio que no site do Bacen os casos em que o MED pode ser aplicado fica bem claro:

"O Mecanismo Especial de Devolução (MED) entra em cena nos casos de fundada suspeita de fraude, sejam elas identificadas ativamente pelas próprias instituições envolvidas ou quando um usuário faz um Pix mas logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe. Nesse tipo de situação, é preciso registrar um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria. No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação.

O banco da vítima, por sua vez, vai usar a infraestrutura do Pix para notificar a instituição que está recebendo a transferência, para que os recursos sejam bloqueados. Após o bloqueio, tanto a instituição do pagador quanto a do possível golpista/fraudador têm até sete dias para fazer uma análise mais robusta do caso para ter certeza de que se trata efetivamente de uma fraude. Caso a fraude se comprove, a instituição de destino da operação devolve os recursos para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente.

O MED também poderá ser acionado caso haja um crédito indevido por falha operacional nos sistemas da instituição envolvida. Cabe ressaltar, contudo, que o mecanismo não se aplica nos seguintes casos: usuário fez um Pix por engano, por exemplo, digitando a chave errada; controvérsias comerciais entre usuários; transações com fundada suspeita de fraude em que os recursos forem destinados à conta transacional de um terceiro de boa-fé. Ou seja, o MED não é um mecanismo de chargeback (reversão de pagamento), como o existente nos arranjos de cartões de pagamento."

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Realmente precisisva saber disso, passei por isso e na epoca nao soube oque fazer, foi falta de atenção…

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Esses “erros operacionais” são de fato erros na operação da instituição. Por exemplo, a instituição por acidente fez uma transferência indevida, ou um bug no sistema mandou o dinheiro de uma transferência para a chave incorreta.

Não é possível acionar o MED no caso de PIX errado.

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Como funciona o acionamento do MED através do Nubank? Tem algum link específico, é preciso contatar o chat? Existem casos que não podem ser resgatados via MED?

Se tivesse um vídeo tutorial nesse sentido seria mais que demais :smile:

Oie @Vittoria_Cunha :wave:

Nos casos onde um cliente Nu sofreu um golpe/fraude e quer abrir uma análise MED, ele pode entrar em contato conosco em qualquer um de nossos canais oficiais, sendo telefone, chat ou e-mail. Lembrando que quanto mais rápido identificar essa situação, melhor!

Sobre a questão da possibilidade de resgate do valor, ela não é 100% garantida por diversos fatores. Mas o que é garantido é que nós entraremos em contato com a outra instituição envolvida sinalizando o ocorrido e o valor (caso ainda esteja na conta) ficará bloqueado até o fim das analises, aumentando assim as chances de devolução.

Ainda não temos um vídeo sobre isso, mas é uma ótima sugestão que já vou levar para a galera que cuida das nossas redes como uma sugestão para o nosso canal do YouTube! :purple_heart:

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Ois @William_Peixoto, tudo bom?

Em caso de golpe é extremamente importante nos comunicar o mais rápido possível para que possamos tomar todas as ações possíveis para tentar recuperar o valor, pois o outro banco não poderá te ajudar tendo em vista que você não é o titular da conta recebedora (sigilo bancário) e vai te orientar para procurar a instituição de origem. Nisso você já perdeu um tempinho…

Então em casos de golpe, o quanto mais rápido identificar e mais rápido nos comunicar, melhor!

Sobre o Pix feito errado, como erro de digitação, entendemos que não é um golpe ou fraude por isso ele não se enquadra na utilização do MED.

Quando citamos o “erro operacional” é exatamente o que o @lucaskdy mencionou, são ocasiões em que as instituições financeiras passam por uma oscilação no sistema, e acaba enviando valores indevidamente. Quando o MED é acionado nesses casos, o Banco Central determina devolução imediatamente de forma automática, onde nem é necessário análise de uma equipe especializada em segurança.

Espero ter ajudado com a sua dúvida, qualquer coisa só dar aquele @ maroto :wink:

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Um comportamento preventivo é tudo Gui! :hugs:

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Oi @Marcelino_2 :wave:

Poxa, que chato passar por essa situação hein! Mas conta pra gente, você conseguiu a devolução contatando o recebedor?

Em casos de pix, sempre sugerimos a conferência na tela de confirmações de dados. Pois a chave pix pode estar associada a qualquer conta.

Vamos supor que a chave é um celular, e você digitou errado apenas um número. Este número com certeza é de outra pessoa e pode estar associado a uma conta como chave pix, e a transferência será enviada com sucesso.

Diferentemente da TED e do DOC, que quando você digita qualquer informação incorreta a transferência é estornada para você. Pois nesses dois tipos, você precisa digitar todos os dados da pessoa, e o banco faz a conferência se os dados como conta, agência batem com o CPF, por exemplo. Se não bater, a transação não é concluída.

Já com a chave Pix não temos como saber se realmente não é aquela pessoa que você está tentando transferir. Por isso é importante sempre dar aquela conferidinha antes!

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Olá @carol.barboza !

O MED foi um recurso interessante mas está muito atrás de resolver esse problema de fraudes e golpes, existe um gargalho muito grande na comunicação entre vocês e outros bancos, até que seja realizado esse procedimento o fraudador já transferiu para outra conta ou até mesmo sacou os valores em espécie, e após isso o cliente fica sem os valores, já tivemos tópicos de vários clientes que acionaram o MED e receberem 1% ou nada.

Seria interessante começar a punir as instituições que deixam passar na verificação de segurança que contas de laranjas sejam abertas, como por exemplo cobrir o valor do golpe a vitima, já que se essas contas não tivessem existido desde o começo isso tudo não teria acontecido.

Foi através da fala do presidente do Banco Central que talvez teremos mais novidades sobre isso futuramente

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Oi @ree :wave:

Esse é um ótimo ponto. Por isso ressaltamos a necessidade de entrar em contato o mais rápido possível para acionar o mecanismo. Pois uma vez acionado o valor é bloqueado na conta recebedora imediatamente, impedindo a movimentação deste.

Existem casos e casos, e aqui nos bastidores acompanhei muitos MED’s recebidos e também enviados que receberam a devolução total do valor.

Segurança nunca é demais, não é mesmo? Tomará que tenhamos logo essa nova aplicação que você mencionou como mais uma aliada!

Forte abraço :purple_heart:

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