Fui cobrado em um cartão cancelado!

Fui cobrado em um cartão virtual já excluído

Cadastrei meu cartão virtual na conta de anúncios do Facebook Ads. Algum tempo depois, minha conta foi hackeada. No mesmo dia, por segurança, excluí esse cartão virtual.

Depois disso, segui tranquilo — até que, semanas depois, ontem, fui cobrado em R$500 nesse mesmo cartão que já estava cancelado. O valor foi descontado do meu limite normalmente.

Abri um pedido de reembolso, mas não entendo como um cartão excluído e cancelado ainda pôde ser usado para uma cobrança.

Estou realmente perplexo e gostaria de entender como isso foi possível.

2 curtidas

Que estranho… Será que não foi um caso do seu cartão ter sido atualizado? Pergunto porque já me ocorreu de excluir um cartão do Mercado Livre e após um tempinho recebi a notificação que o meu cartão foi atualizado pra outro que tinha criado, só que não tinha colocado na plataforma ainda.

É somente uma teoria, quando me ocorreu fui notificado. Tente ver com o Nubank que podem te auxiliar detalhadamente sobre, além de já ter acionado o reembolso.

14 curtidas

Eu realmente havia excluído aquele cartão, pois criei outro cartão virtual para deixar no débito automático da faculdade. No momento da compra, percebi que o número do cartão utilizado era justamente o que eu tinha cancelado anteriormente — eu já havia usado esse cartão por bastante tempo.

Relatei o ocorrido à Nubank, e eles me responderam por e-mail orientando que eu entrasse em contato com o estabelecimento. No entanto, isso não é possível, pois a conta foi hackeada.

Estou bastante chateado com a situação, pois sou cliente antigo da Nubank e nunca tinha passado por algo assim.

5 curtidas

É muito estranho uma cobrança no cartão cancelado

12 curtidas

Uma cobrança ainda pode ser feita após o cancelamento do cartão de crédito em alguns casos:

1. Cobranças referentes a compras anteriores ao cancelamento, que são lançadas na fatura após o bloqueio da operação;

2. Taxas e anuidade do cartão, se a cobrança não for cancelada junto com o cartão;

3. Serviços com assinatura recorrente, como streamings ou softwares, que não foram cancelados separadamente; e

4. Cobranças indevidas, resultantes de erros de processamento do banco ou de má-fé da empresa, que devem ser contestadas pelo consumidor.

Quando a cobrança é legítima:

Compras futuras não realizadas:

O cartão pode ter sido cancelado por inadimplência ou fraude, mas a compra ou o serviço foi realizado por outros meios, mesmo sem ser reconhecido.

Cobranças programadas:

No caso de serviços com cobrança recorrente (assinaturas), a cobrança pode ocorrer mesmo se o cartão for cancelado, porque é referente a um período anterior à solicitação de cancelamento do serviço.

Quando a cobrança é indevida:

Anuidade do cartão:

A administradora não deve emitir a fatura com a cobrança de anuidade ou outros serviços após o pedido de cancelamento do cartão, que deve ser comunicado ao Procon, se necessário.

Serviços cancelados:

Se você cancelou um serviço, como streaming, mas a fatura continua chegando, isso pode ser um sinal de cobrança indevida.

Diferença no valor da compra:

Cobranças duplicadas, valores errados ou cobranças de parcelas incorretas também são cobranças indevidas.

O que fazer se você não reconhece a cobrança:

Entre em contato com o banco/administradora:
Conteste a cobrança diretamente com a instituição.

Conteste serviços não solicitados:

É possível contestar compras ou serviços não reconhecidos pelo titular do cartão, como serviços extras que foram adicionados à fatura sem sua permissão, de acordo com SPC Brasil.

Contate o Procon:

Se não for possível resolver a questão diretamente com o banco, o Procon pode auxiliar a garantir seus direitos.

Procure o juizado especial:

Em casos de cobranças indevidas persistentes, como dívidas indevidas, você pode buscar o juizado especial da sua cidade.

Fonte: Visão geral criada por IA (Google)

6 curtidas

Como isso é possível? Se eu não tenho um cartão cadastrado, nem atualizei manualmente… só uma reflexão pelo seu comentário.

4 curtidas

É uma atualização automática da própria bandeira, nesse caso é só se tiver um cartão cadastrado, eu tinha um e apaguei porque tava organizando meus cartões, criei outro com o mesmo nome do anterior, mas esqueci de colocar no Mercado Livre, após uns dias recebi a notificação que o meu cartão anterior apagado foi atualizado para um novo que era o mesmo que criei, só puxou automático.

8 curtidas

Não é normal cobranças em cartões cancelados, entre em contato com o atendimento, ouvidoria, Reclame Aqui ou BC.

2 curtidas

Complementando o que @ranielreis tem um tópico de 2019 aqui Atualização Automática . Mas já aconteceu comigo anteriormente no Nubank e em outro banco que quando troquei o cartão e/ou cancelei e no caso o Mercado Livre e se não me engano Spotify atualizou sozinho… mas recebi e-mail avisando sobre isso.

3 curtidas