Fui hackeado!

Olá Frankell primeiramente obrigado por ter publicado esse tópico, já conheço muito bem esses tipos de problemas. trabalho no departamento financeiro e oque eu recebo de e-mail com boletos falsos não cabe no lixo eletrônico, não vou nem citar empresas aqui, mas em fim esses cibercriminosos estão cada vez mais audaciosos para isso. (interceptam e-mails recebidos e enviados isso pode ser tanto na sua maquina quanto na da maquina de quem esta te enviando incluindo dados originais e se não tiver atenção caímos no golpe.

Em outro tópico a Aisha nos fez uma pergunta:

essa foi a minha resposta:

corrigindo, quem consulta ou usa o seu CPF mas esse outro tópico era mais relacionado a score!

resumindo, vou comparar como um “seguro de carro” alguns acham que nunca vão usar que é “um dinheiro jogado fora” em fim um dia nos deparamos em uma colisão e pensamos “hummm se eu tivesse seguro”

com tudo isso digo que já usei o anti-fraude mas não pretendo usa-lo de novo. (tenho outros meios de monitorar meu CPF)

referente as suas dicas, elas são bem validas e vou complementa-las com as minhas:

Eu uso o Evernote para armazenar meus logins e senhas pois antes costumava colocar a senha igual para tudo praticamente, e todos que tem opção de verificação em 2 etapas eu uso até mesmo para a Nucommunity eu uso rsrs
(detalhe uso vereficação de 2 etapas no Evernote tmb, e minhas senhas parte delas estão mescladas com asteriscos pois a ideia é só de lembrar, exemplo: login: e-mail senha: thmp@vk4y37 eu faço assim t***@**4*7) oculto partes usando" * " assim eu lembro e ninguém fica sabendo ou dificulta se alguém talvez hackear meu Evernote.

isso confunde mesmo eu mesmo nos meus cadastro as vezes coloco o endereço da empresa pois tais contas ou produto é melhor eu receber no trabalho. (bem válido)

  • Optem por verificação em duas etapas para seus aplicativos e-mails

  • Usem aplicativos como authy ou google authenticator

  • Cuidado com documentos pessoais enviado por e-mail. (se possível Zipa/Compacta em um arquivo com senha e nunca mencione a senha no próprio e-mail (se não vai dar na mesma né einstein) liga, manda um SMS direto pra pessoa.

  • Cuidado com cadastro em sites duvidosos, sabe aquele :lock: que aparece em sites “confiáveis”? nem sempre são confiáveis ta, já vi pagina falsa de banco com esse :lock: (é serio?? sim é Sério!!)

  • Confiram sempre o domínio do e-mail recebido (depois do @) verifiquem erros de ortografia exemplo: já recebi conta da vivo (cópia idêntica) com o e-mail krgrocha@ig.com.br (gente esse e-mail é da vivo? não né querida(o))

  • Cuidado com telefonemas desconhecidos, oferecendo melhorias, descontos, serviços gratuitos etc…

  • Cuidados com os SMS - não informem dados pessoais por SMS

Atençao redobrada gente!

11 curtidas