Fundo de aposentadoria Nubank

Fala pessoal, tudo bem?

Queria saber de vocês quais fundos do nubank vocês já investiram ou investem e por que.

Também queria saber de vocês, oq vocês acham do Nubank fazer um fundo de renda fixa voltando a longo prazo e para a aposentadoria

Os ativos que teriam nesse fundo fica a critério de vocês.

Vamos ver qual seria o melhor e/ou os melhores ativos pra se colocar em um fundo de aposentadoria

11 curtidas

A Nu poderia vender vgbl e/ou pgbl. São produtos complexos cercados de opiniões diferentes e vários pontos de vista.

Fazer a oferta desse produto, com a excelência do Nubank em explicar tudo de forma clara e objetiva seria bem interessante.

7 curtidas

Realmente, um produto com VGBL e PGBL é oq tá faltando no app

10 curtidas

Achei interessante um fundo de aposentadoria nubank, e se possível, pagar um percentual desse plano com o Nucoin e cashback.

N Possibilidades
:purple_heart:

9 curtidas

@RadCaio Atualmente não estou investindo em nenhum fundo. Mas quero recomeçar ainda este ano.

Concordo. Seria interessante haver essas opções no app do Nubank. Pode ser que em breve sejam adicionados. Pela NuInvest é possível adquirir. Gosto do teste de perfil que tem lá. O sistema já indica um fundo no resultado que melhor se adequa ao seu perfil.

8 curtidas

É uma boa ideia como meio de pagamento das taxas

4 curtidas

Boa, não tinha visto esses fundos não, vou da uma olhadinha

3 curtidas

Na minha opinião, fundo de renda fixa nem deveria existir.
Previdência privada só faz sentido se for patrocinada.

13 curtidas

Atualmente, nenhum nem no Nubank, nem no NuInvest. Não há um que me interesse.

Invisto em apenas 3, demorei muito pra escolher, não me arrependo de nenhum. Basicamente crédito privado. Tem taxa de Adm? Sim. Mas esses fundos tem acesso a ativos que, eu, como investidor individual, não tenho, então, vale muito a pena.

Fundo de previdência, sim. Renda fixa, não.

Impossível debater isso.

5 curtidas

Eu particularmente, com excessao de fundos de previdência e fundos imobiliarios (que tenho), nao sou um grande apoiador de fundos e nao tive muita sorte nas vezes que acabei investindo nisso.

4 curtidas

Não vejo com bons olhos, especialmente devido aos escândalos de corrupção envolvendo gestores de tais fundos, que não são raros.

2 curtidas

:clap::clap:

Tesouro RendA+ pra mim é bem superior a esses fundos.

10 curtidas

Site um, por favor.

(Que não seja de empresas estatais)

2 curtidas

Aqui tem uma matéria que conta um pouquinho desta história.
A corrupção em fundos de pensão | Jusbrasil
Mas é sempre bom destacar que a maioria dos escândalos envolvendo gestores de previdencia privada nao sao noticiadas na midia. E eu digo isso por experiencia propria porque a anos atras fui cliente um plano de previdencia privada de uma empresa muito conhecida no mercado que ja existia a mais de 100 anos e devido a fraudes constatadas na gestão, o plano foi subitamente encerrado lesando varios clientes. Por sorte eu não fui um destes que foi lesado. Mas foi por pouco…
O que a mídia noticia são casos de fundos geridos que atendem funcionarios estatais. Isso é a praxe. Porque só estes? Bom, digamos que existem interesses economicos que favorecem estes sigilos. É a unica explicação que eu encontro.
Enfim, é isso.

2 curtidas

O Bard fez uma busca para rememoração dos casos de maior repercussão e dirimir a sua dúvida:

Fraudes em Fundos de Previdência Privada: Um Resumo Histórico Global

Introdução:

Os fundos de previdência privada, como entidades que administram recursos de longo prazo para milhões de pessoas, são alvos frequentes de fraudes. Ao longo da história, diversos casos foram expostos em diferentes países, causando perdas bilionárias e prejudicando a confiança dos participantes. Este resumo aborda algumas das principais fraudes em fundos de previdência privada em todo o mundo, destacando seus métodos, impactos e medidas de prevenção.

Casos Notáveis:

  • Estados Unidos:
    • Enron (2001): A empresa de energia manipulou seus lucros e escondeu dívidas, levando à falência e ao colapso do seu fundo de pensão, prejudicando milhares de funcionários.
    • Bernie Madoff (2008): O maior esquema Ponzi da história, envolvendo investimentos fraudulentos em fundos de hedge, resultou em perdas de bilhões de dólares para diversos fundos de previdência.
  • Reino Unido:
    • Robert Maxwell (1991): O magnata da mídia desviou £460 milhões do fundo de pensão de seus funcionários para financiar seu estilo de vida e empresas em dificuldades.
  • Brasil:
    • Petros (2015): A gestão fraudulenta do fundo de pensão da Petrobras, envolvendo investimentos em empresas com sobrepreço e propina, causou um rombo de bilhões de reais.
    • Postalis (2017): O fundo de pensão dos Correios foi alvo de desvios de recursos e investimentos de alto risco, levando a um déficit bilionário e à necessidade de um plano de recuperação.

Métodos de Fraude:

  • Desvio de recursos: Transferência ilegal de recursos do fundo para benefício próprio ou de terceiros.
  • Investimentos fraudulentos: Aplicação de recursos em ativos de alto risco ou com sobrepreço, visando obter vantagens indevidas.
  • Manipulação de informações: Falsificação de dados ou omissão de informações relevantes para os participantes do fundo.
  • Conflito de interesses: Realização de transações que beneficiam os gestores do fundo em detrimento dos participantes.

Impactos:

  • Perdas financeiras: Diminuição do patrimônio do fundo, comprometendo a capacidade de pagamento dos benefícios futuros aos participantes.
  • Prejuízo aos participantes: Redução do valor das aposentadorias e pensões, gerando insegurança e dificuldades financeiras na fase de inatividade.
  • Perda de confiança: Afeta a imagem do sistema de previdência privada, desestimulando a participação de novos contribuintes.

Medidas de Prevenção:

  • Fortalecimento da governança: Adoção de boas práticas de gestão e mecanismos de controle interno para prevenir e detectar fraudes.
  • Supervisão regulatória: Fiscalização rigorosa por parte dos órgãos reguladores para garantir a aplicação das normas e a proteção dos participantes.
  • Transparência: Divulgação clara e precisa de informações sobre os investimentos, riscos e resultados do fundo.
  • Educação dos participantes: Conscientização sobre os riscos de fraudes e como se proteger, incentivando a participação ativa na gestão do fundo.

Conclusão:

As fraudes em fundos de previdência privada representam um problema global que exige medidas de prevenção e combate eficazes. Ações conjuntas por parte dos gestores, reguladores, participantes e sociedade civil são essenciais para proteger os recursos previdenciários e garantir a segurança dos investimentos.

Observações:

  • Este resumo é apenas um panorama geral, e outros casos de fraude em fundos de previdência privada podem ser encontrados em diferentes países.
  • A prevenção de fraudes exige um esforço contínuo e multifacetado, com a implementação de medidas que fortaleçam a governança, a regulação, a transparência e a participação dos envolvidos.
6 curtidas

Previdência privada, só entro se tiver patrocínio, sem isso, não vale a pena. Atualmente eu tenho Itauprev e a única coisa que o torna interessante é o patrocínio da empresa que trabalho, pois ela põe 100% de qualquer valor que eu depositar lá.

7 curtidas

@Mr.Xis Tb tenho o mesmo beneficio na empresa que eu trabalho. E considero isso um diferencial muito significativo.

3 curtidas

Eu olhei bastante esse título , mas ainda fico com um pé atrás na hora de investir.

Oq vc pensou na hora de investir nele?

3 curtidas

O Tesouro Renda+ não é fundo, é um título público federal emitido pelo tesouro.

Não achou de empresas privadas?

6 curtidas

Estou investindo nesse todos os meses, desde que nosso amigo @LuckPass começou a mostrar as projeções. Gostei bastante!

12 curtidas