Gerar nova numeração do cartão

Olá Nubankers!
Depois de um ocorrido, fiquei pensando numa forma de evitar clonagem de cartões em lojas físicas.

Ontem recebi uma notificação de compra num valor aproximadamente de 400 reais de uma compra que não fiz, sorte que eu estava sem limite e a compra não foi realizada, um tempo depois tentaram de novo, mas eu já havia bloqueado o cartão. Deduzi que meu cartão tinha sido clonado, então já mandei mensagem no chat relatando o ocorrido, fui imediatamente atendido e em minutos meu cartão foi cancelado e fizeram um novo pedido de cartão. Quero deixar aqui o registro do meu contentamento com o excelente atendimento :purple_heart:

Mas eu fiquei pensando sobre alguma funcionalidade no aplicativo para evitar fraudes. Por exemplo: o Nubank poderia emitir um cartão físico sem nenhuma informação nele (nome, número de cartão, vencimento, código de segurança), e essas informações estariam apenas no aplicativo, e inclusive, poderia haver um botão “Gerar nova numeração para o cartão físico”, assim como o cartão virtual, que você pode excluir e pedir outro instantaneamente. Acredito que gerando uma nova numeração de cartão (na verdade um outro cartão), isso evitaria que outra pessoa que tivesse clonado seu cartão fizesse compras no seu nome, pois o cartão clonado já seria cancelado, não havendo necessidade de pedir outro cartão físico. Isso seria de alguma forma possível? Ou é mais seguro que as informações estejam apenas no cartão físico?

8 curtidas

Eu achei show de bola sua ideia, até hoje não sofri nenhuma fraude, mas vivo trancada de medo de ocorrer, visto que nunca tenho Internet pra tá acompanhando meu celular durante o dia.

3 curtidas

Aconteceu algo parecido comigo semana passa. Fizeram uma compra no valor de 10 reais no mercado pago. Inclusive suspeito que tenha sido um funcionário de uma loja bastante conhecida. Mas enfim, quantos mais meio de segurança tivermos melhor.

1 curtida

Acredito que não seja viável gerar uma nova numeração para o cartão físico pelo app porque esses dados precisam necessariamente existir dentro do chip do cartão físico para que ele possa funcionar, logo, só emitindo outro cartão físico com outro chip pra fazer essas alterações…

6 curtidas

Essa ideia creio que não seja possível, devido a normas doa órgãos controladores.

1 curtida