Você já conhece o golpe da maquininha vampiro (carinhosamente apelidado por mim de golpe crepúsculo)?
É um golpe muito comum de acontecer quando você passa seu cartão em maquininhas da feira, dos motoboys, de camelôs, etc.
E como funciona? Te explico com um exemplo: Aconteceu um caso em que o motoboy tinha duas maquininhas, uma da Stone (a fake) e uma moderninha (a real). Essa da Stone possui um sistema Android implantado para que houvesse a possibilidade de instalar aplicativos. Com isso os golpistas desenvolveram um app que simula o sistema de pagamento da Stone. Ai ele coloca o valor e te pede para digitar a senha. Esse sistema é desenvolvido para nunca sair da tela de “Processando pagamento”. No cantinho da tela a um botão super discreto que, ao apertar, aparece uma mensagem de erro na compra. Quando pressionado novamente aparece a senha do seu cartão. Agora ele já tem a senha do seu cartão e te pede pra passar na outra maquininha dele, dessa vez a real.
E aí, já sabia dessa? Os golpistas estão inovando cada dia mais e temos que ficar sempre alertas!
Por isso se não tiver pagamento por aproximação eu não concluo a compra e embora tenha um limite mínimo para colocar a senha mesmo após a aproximação, o valor fica fora dessas compras de barraquinha por exemplo, ao menos pra mim, que pouco consumo nesse tipo de comércio e se tiver Nupay nas compras então, melhor ainda, o pagamento é concluído no aplicativo, não tem xabú.
Supermercados que vendem online deixaram até de enviar maquininha com entregadores, além de problemas de conexão tem essa questão de golpes. Agora eles fazem algo como uma cobrança prévia que só é corrigida e confirmada após a entrega.
Compartilho abaixo os esclarecimenbtos que o chatGPT me fez sobre o tema:
Quando você faz uma compra online, o estabelecimento pode realizar uma pré-autorização no seu cartão de crédito. Isso significa que o valor da compra é “reservado” no limite do seu cartão, mas o pagamento só será efetivamente cobrado após a entrega do produto ou quando o serviço for prestado.
Essa prática garante que o comerciante tenha a segurança de que o cliente possui crédito suficiente para pagar pela compra, mas o valor só é debitado após a confirmação do envio ou da entrega.
Essa cobrança não é finalizada até que o produto ou serviço seja entregue, e, em caso de cancelamento da compra ou de problemas com a entrega, o valor reservado pode ser liberado novamente no limite do cartão."
Tenho uma metodologia para pagamentos com cartão que tem funcionado já há alguns anos…
Pagamento somente via contactless (NFC) por dispositivos (celular ou relógio) ; se o equipamento da loja solicitar senha, tem algo errado e cancelo a compra, ou pago em dinheiro.
Já aconteceu de um pagamento na Decathlon de Sorocaba/SP, nesse método, solicitar senha(?) no cartão VISA, não inseri e o Sistema do banco cancelou o cartão virtual agregado e de imediato, enviou instruções para criar um novo.
Paguei a compra em dinheiro.