Imposto de Renda ūüę†

Caro contador :warning:, faça uma revisão do normativo urgentemente. Não é o lucro acima de 35 mil reais, mas o total alienado no mês.

Se eu alienei 36 mil reais e, neste processo, tive lucro de R$ 1,00, vou ter que recolher imposto a t√≠tulo de ganho de capital calculado sobre esse R$ 1,00 e recolher at√© o √ļltimo dia √ļtil do m√™s seguinte.

9 curtidas

Declarar √© diferente de pagar imposto. Declarei nos √ļltimos anos e na verdade recebi restitui√ß√£o :money_mouth_face: Mas acho q em rela√ß√£o a venda de a√ß√Ķes e cripto √© preciso fazer de forma mensal‚Ķ

Mas admito que não entendo sobre esse tipo de operação. Quando declarei imposto anual, utilizei o manual que tem no blog do nubank, foi bem simples e rápido… Como a questão de cripto é recente, pode ser que pra declaração do ano q vem mude alguma coisa, então resta ficar de olho, pq podemos falar algo q foi válido pra esse ano, mas aí no ano q vem já tenha mudado…

Quem dera eu fosse nubanker, mas se quiserem, podem me contratar sem problema nenhum :rofl: :heart_hands:

9 curtidas

O correto √© fazer o acompanhamento do pre√ßo m√©dio do ativo a cada transa√ß√£o. Calcular o lucro em cada venda. Somar o lucro de todas as opera√ß√Ķes de venda do m√™s. Se resultar em lucro positivo e se o total em vendas for superior a R$ 35.000, √© necess√°rio recolher imposto sobre o ganho de capital.

O c√°lculo do pre√ßo m√©dio do ativo na primeira venda √© f√°cil de fazer, basta dividir o quanto voc√™ gastou em compras pelo total de NCN que voc√™ possui (neste total incluindo aqui o airdrop e os nucoins recebidos como b√īnus, que s√£o considerados NCN adquiridos a custo zero).

A partir da segunda venda, o c√°lculo j√° come√ßa a ficar mais complexo e vai depender do quanto sobrou na carteira depois da primeira venda, do quanto foi acumulado entre a primeira e a segunda venda, seja recebido como b√īnus (custo zero) ou opera√ß√Ķes de compra, e os respectivos custos de aquisi√ß√£o. Precisaria de mais tempo para detalhar esse c√°lculo, um tempo que n√£o tenho neste momento, mas j√° quis escrever pra deixar pelo menos essa orienta√ß√£o inicial.

9 curtidas

Pelo q entendi e so lucrar ate 34.000 e estamos isentos?
Se for isso ta suave

:warning: Lucrar NÃO, vender :bangbang:

7 curtidas

Pessoal, depois de muito trabalho, o nubank liberou um relatório de movimentação da Nucoin contendo valores de compra, venda e taxas pagas ao banco. Dessa forma, contratei um contratador para realizar a declaração.

Em relação a declaração, fui orientado que será cobrado imposto de renda em todas as vendas realizadas. Porém será abatido o valor de compra. A taxa que pagamos ao nubank na compra e venda de Nucoin, também será descontada na declaração, então aconselho solicitar isso ao banco.

Espero ter ajudado vocês!

Caso tenham alguma informação a passar, estou a disposição!!:grin:

1 curtida

Só pra confirmar você vendeu mais de 35mil de cirpto no mes certo ?

Na mesma duvida…vendi mais de 35 mil e agora ( mes que vem) tenho que recolher imposto sobre o lucro. Como ainda nao entendi o calculo para preencher a GCAP entao vou pagar um contador para fazer isso. Na minha cidade ele cobra 100 reais. Melhor que ter dor de cabeça depois.

1 curtida

Lembrando que o imposto é de 15% em cima do lucro.

2 curtidas

n√£o tem muito segredo n√£o, mas o ideal seria fazer com um contador mesmo

vendas acima de 35 mil

calcula o preço medio (incluindo as taxas de compra e venda )
verifica quanto deu de lucro , aplica os 15% do imposto.

2 curtidas

Se comprou parcelado, tipo: 10000 reais de XPTO a um cotação de 0,10 em 10/08, depois 2000 reais de PPPTO a uma cotação de 0,08 em 29/08… E então, vendeu parcelado 3000 reais de XPTO a uma cotação de 0,08 no dia 30/08 e 32000 reais de PPPTO a uma cotação de 0,07 no dia 28/08

Ou seja, dentro de um mesmo mês, criptos diferentes ou iguais e no final resultou em vendas R$ 35 MIL reais vai ter que emitir a Darf. e pagar o imposto.

Veja, dentro do mesmo mês. Vendeu em meses diferentes, abaixo dos 35 mil reais de vendas, não necessita emitir a Darf.

De todas as formas com Darf ou sem Darf, conforme informei acima. No ano que vem vai ter que declarar e preencher os campos correspondentes das vendas.

• S√≥ comprou e n√£o vendeu este ano? Precisa s√≥ declarar ano que vem a Posse das criptos. Menos de R$ 5 MIL de compra (posse), n√£o precisa declarar. Veja bem, declarar √© diferente de Darf‚Ķ

• Comprou e vendeu no m√™s abaixo de 35 mil reais? Precisa declarar ano que vem, sem choro e nem vela.

• Comprou e vendeu no m√™s acima de 35 mil reais? Precisa declarar* ano que vem e pagar a Darf naquele m√™s.

*Uma situa√ß√£o especial: Se voc√™ vendeu tudo que tinha em cripto, vai precisar declarar mesmo assim. Pois, a corretora de cripto, ou o Nubank por exemplo, j√° demonstrou a receita as opera√ß√Ķes que voc√™ j√° fez. E se voc√™ n√£o declara, a Receita pode interpretar com inconsist√™ncia, realizou lucro, pagou a Darf, mas n√£o declarou se tem posse de mais alguma cripto [Cripto nas Wallet √© mestre de dar problema, por n√£o ‚Äúachar‚ÄĚ que precisa declarar]

No entanto, ao declarar, lembre-se que precisa calcular o preço médio em compras parceladas e vendas parceladas.

Se te ajudar, neste post marcado tem alguns links :arrow_heading_down:

1 curtida

Por onde vc solicitou esse relatório? Chat ou e-mail?

4 curtidas

Alguém mais conseguiu essa informação?

2 curtidas

Correto. Vendi mais de R$35.000,00

2 curtidas

Solicitei por chat, mas foi finalizado por e-mail. Ent√£o aconselho a solicitar por e-mail.

2 curtidas

Obrigado pela resposta!

Demorou muito para eles mandarem?

Para mim informaram que nao tinham essa declaracao e todas as transacoes estavam no historico.

Você solicitou o informe de rendimentos.

Se vendeu 35 mil reais no mesmo mês, no caso você precisa calcular, somando suas vendas e compras para encontrar o lucro e fazer o cálculo de 15% para pagar a DARF .

O Nubank disponibiliza no email o informe de rendimentos, na qual esse serve para a declaração anual. Ou seja, só ano que vem e geralmente esse informe informa do ano passado. Por enquanto, não te informe que contabiliza a desse ano.

O histórico de compra e venda como o próprio nome já disse, está no histórico do Nucoin, assim como na Nucripto que tem o histórico de todas criptos.

3 curtidas

S√≥ se paga IR se voc√™ obtiver saldo positivo em suas negocia√ß√Ķes.

1 curtida
2 curtidas