Olá pessoas! Eu vi diversos tópicos e comentários de pessoas que querem começar a investir, mas tem muita dificuldade de saber onde começar. Nesse tópico quero explicar da formar mais simples o possível sobre renda fixa (o melhor para os iniciantes), os diferentes títulos do tesouro direto e as siglas que tanto usamos.
CDI: é a principal taxa atrelada a renda fixa, hoje seu rendimento bruto é de 6,40% ao ano.
IPCA: basicamente é a inflação (4,58% ao ano)
SELIC: é a taxa básica de juros (6,50% ao ano)
IR: imposto de renda. Importante pois a maioria das RF têm IR regressivo e é cobrado sobre o lucro e apenas quando a dinheiro for retirado
• Até 6 meses: 22,5%
• De 6 meses a 12 meses: 20%
• De 12 meses a 24 meses: 17,5%
• Acima de 24 meses: 15%
IOF: imposto sobre operações financeiras. Também regressivo e é zerado no 30° dia
Liquidez: resumidamente é você poder resgatar seu dinheiro a qualquer momento.
Títulos pré-fixados: na hora da contratação você sabe exatamente quanto irá ganhar após o vencimento daquele titulo
Títulos pós-fixados: são a taxa SELIC, CDI e IPCA, eles são variáveis pelos indicadores econômicos. Todas as taxas desse tópico são de 04/19
CDB: pode ter liquidez diária ou não. Cada fundo paga uma porcentagem do CDI (nunca pegue um fundo que pague menos de 100% do CDI), algum pagam mais do que 100%, mas não possuem liquidez e o valor só pode ser resgatado após da data acordada. Podem ser pré ou pós fixados.
É um ótimo investimento para curto prazo ou longo caso ache um fundo que pague acima de 100%. Possui IOF e IR regressivo.
LCI/LCA: não possui liquidez diária e é isento de IR. Provavelmente não existem fundos com 100 do CDI (qualquer LCI que pague mais que 80% do CDI é mais vantajoso que CDI e SELIC em até um ano).
Tesouro direto: o tesouro é a compra de títulos públicos do governo, diferente dos outros ele possui diferentes tipos de títulos. Cada título tem o valor variável pelo dia (funciona como prezo de ações, dependendo o dia pode estar mais baratos ou caros) é comprado por cotas, tendo seu valor mínimo e unitário. Todos os títulos possuem IR.
(dados referente ao dia 25/04/2019)
Eles podem pagar juros semestrais, isso significa que a cada 6 meses você recebera os juros descontado o IR.
Indexados ao IPCA: eles pagam uma taxa fixa mais o IPCA. (fiquem atentos o rendimento real é o valor anual do rendimento – o imposto de renda – a inflação). É um título a longuíssimo prazo, usado principalmente para aposentadoria.
Prefixados: como já explicado pagam uma taxa já acorda no dia do investimento, não possuem liquidez e só será pago após o vencimento do titulo ou o tesouro te pagará o preço do título naquele dia.
Tesouro Selic: paga a taxa Selic, liquidez diária.
Acredito que fui o mais claro o possível quanto as principais rendas fixas. Quem ainda tiver duvida podem comentar abaixo e peço para os usuários que tenham conhecimento sobre o assunto a responder as duvidas e até mesmo me corrigir caso tenha escrito algo errado.
vale salientar que não tenho qualquer tipo de formação na área e caso queira saber mais a respeito busque por fontes oficiais ou de profissionais da área.
Alguns links importantes
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-calculadora