Investindo: NuConta vs Tesouro Selic

Tenho investido pouco dinheiro em Renda Fixa, e logicamente o primeiro investimento que fiz foi no Tesouro Selic. Mas em umas 4 ocasiões diferentes, deixando o dinheiro parado de 4-6 meses tive rendimentos líquidos entre 2,5% ~ 3,5% ao ano (fazendo a conversão usando o rendimento do período)
E usando a NuConta, deixando o dinheiro por mais de 5 dias parado, tive rendimentos líquidos de ~7% ao ano.

Nunca mais coloquei meu dinheiro em Tesouro Selic.

Alguém teve uma experiência parecida?

7 curtidas

Na verdade o tesouro SELIC paga mais que a nuconta. Não sei como chegou ao cálculo de 7% líquido ao ano, sendo que o rendimento líquido da nuconta no primeiro ano não chega a 5% ao ano

3 curtidas

Ele fala tudo que poderia falar sobre

Mas um bom resumo seria, NuConta melhor opção, Tesouro Selic a opção mais segura e Poupança nem fudendo pensando em investimento do tipo. E um CDB rendendo 100% do CDI seria uma boa alternativa também, mas nunca achei algo que me proporcionasse algo do tipo de somente lucros como a NuConta, mas entao fico na NuConta msm rs

3 curtidas

@diegomoreno Através do tesouro direto existe o spread(custo da operação) do tesouro e a taxa da B3(0,25%a.a), atualmente o spread do Tesouro Selic que caiu de 0,04% para 0,01% ao ano, onde nos primeiros dias de aplicação o valor fica menor do que o aplicado, com o passar dos dias irá se recompondo, já pelo nubank não existe esse spread, nem a taxa para pela intermediação da B3.

4 curtidas

Vc tem certeza que calculou isso tudo certinho? O Nubank ainda paga IR e IOF dependendo do período, só não cobra taxa de administração.

4 curtidas

Te indicaria ver esse video man

1 curtida

Obrigado pelas respostas e comentários gente! :slight_smile:

@Edsonjpl Perfeito! O vídeo confirmou grande parte da experiência que eu tive.

@Adamo_Vilela Você tem razão, mas os investimentos que fiz (e relatei aqui) no Tesouro Selic foram antes do Spread baixar. Então talvez eu deva voltar a testar. Eu sei que nos primeiros dias de um investimento do Tesouro Selic o montante pode diminuir, mas na minha experiência eu deixei por 126 dias… Então acho que não foi esse o problema.

@Joao_Carlos e @Ruy_Mikosz certeza eu não tenho nem se estamos vivendo na realidade ou em uma simulação… Hahahha
Mas então, calculei esses números da seguinte forma:

  • Tesouro Selic: Investi um montante (feito em 3 aportes) por um total de 126 dias (a partir do primeiro aporte) e a taxa líquida (já descontado BVMF, IR e IOF) foi de 0,79% ao longo do período. O que daria algo em torno de 2,26% aa (ao ano). Usei a fórmula POWER(base; expoente) >> (POWER(1+0,79%;360/126dias)-1) para um ano de 360 dias.
  • NuConta: faço o acompanhamento diário baseado no valor mostrado no App que é líquido (dá pra ver o bruto e os descontos de IR e IOF clicando nele). Então a partir de uns 5 ou 6 dias de um montante “parado” por lá, eu obtenho algo como 0,018% ad (ao dia), o que fica 0,54% am (ao mês), e finalmente 6,62% aa. Tudo líquido usando a fórmula que expliquei. A taxa ao dia calculo: (redimento do dia)/(Montante do dia anterior)

Foi assim que cheguei nessa conclusão… Agora se a minha matemática está errada, adoraria umas dicas de como chegar aos números corretos. Fiz outros investimentos no Tesouro Selic e não tive resultados muito melhores do que esse que relatei. Talvez eu deva deixar até o vencimento? Talvez seja o spread anterior o culpado? Não sei…

Mas de qualquer forma, agradeço os comentários e parabéns se você leu até aqui :smiley:

3 curtidas

e não somente um vídeo falando sobre isso para confirmar esse detalhe, NuConta é topper dms

1 curtida

Há um post aqui com bons esclarecimentos, sempre atualizado pelo nosso colega @LuckPass

3 curtidas