A diversificação é o único “almoço grátis” do mercado financeiro mas, dificilmente um investidor individual não profissional terá mais sucesso que um gestor profissional de recursos. Isto é um fato e não adianta querer comparar o seu desempenho gerindo no máximo alguns milhares de reais com quem faz a gestão de milhões ou bilhões de reais. Ponto .
Com tantas opções de investimentos disponíveis, a tarefa de escolher os melhores produtos é árdua para quem não entende muito do assunto. Imagine, então, para quem não está afim de estudar profundamente o mercado, também não quer um assessor de investimento no pé e nem pagar para um consultor de valores mobiliários fazer o trabalho.
A boa notícia: as gestoras estão oferecendo produtos completos, diversificados, que alocam em diferentes ativos de renda fixa e renda variável, no Brasil e no exterior (em alguns casos), e balanceados conforme o apetite ao risco do investidor. Até a um tempo atrás tais estratégias chamadas de asset allocation, estavam disponíveis apenas para os segmentos de private banking e wealth management, leia-se: público de alta renda.
Com a adoção de tecnologias de automação as chamadas "carteiras de investimentos" ou “fundos de alocação” são boas alternativas para simplificar o seu processo de decisão.
Recomendo fortemente a leitura (com atenção) do material sobre os fundos Nu Seleção para entender como funciona “esse tal de” asset allocation (ou alocação de ativos), neste link.
O Nubank depois que adquiriu a Vérios disponibiliza para seus clientes tais soluções por meio da sua gestora, a NuAsset:
- Fundos de renda fixa (FIRFs): Nu Reserva Imediata e Planejada;
- Fundos multimercados (FIMs): Nu Seleção Cautela, Equilíbrio e Potencial;
- Fundos de fundos (FOFs): Nu Ultravioleta Multimercado e Ações.
Todos são acessíveis, com liquidez adequada a cada estratégia, baixas taxas de administração e a maioria não cobra taxa de performance (exceto os Reserva Planejada e Ultravioletas). Também, os Ultravioletas estão disponíveis apenas para quem tem o cartão Ultravioleta .
A título de comparação, outras instituições também oferecem carteiras de investimentos e/ou fundos de alocação em seus portfólios. Por exemplo: DNA da XP, Autoinvest do BTG, Carteira de Investimentos do Banco do Brasil, Bradesco Alocação, Carteira Itaú, Carteira Modelo Santander etc.
Mas, pelo que pesquisei, as taxas de administração mais em conta são os do Nubank. E isso importa muito, principalmente no longo prazo .
Disclaimer (ou Aviso Legal): nenhum dos veículos de investimento citados acima constitui uma recomendação de investimento. Para fazê-lo é necessário certificação profissional (CEA, CFP®, CNPI p.ex) que não possuo.
Portanto, tome suas decisões de investimento de maneira autônoma e de preferência bem informado. Para cada veículo de investimento LEIA COM ATENÇÃO os seguintes documentos: o Regulamento (o mais importante), a Lâmina de Informações Essenciais, as Características e o Material Comercial.
Tais materiais estão disponíveis no site da NuAsset e no app do Nubank, na seção “Investir” e depois em “Fundos de Investimento”.
Bons investimentos !
#nu-invest