Crédito da imagem: coluna do Hudson Bessa no Valor Investe.
As curvas futuras de juros indicam que muito em breve o BCB deve iniciar o processo de cortes da Taxa Selic. E com isso começam a pipocar notícias e recomendações sobre voltar a investir em renda variável. O mesmo ocorreu quando o início do aperto monetário começou e a renda fixa não estava morta. E assim a banda vai tocando fazendo você girar seu patrimônio… com a devida geração de taxas, emolumentos, impostos etc.
É muito importante saber (e perceber) que recomendações de investimento são, ou deveriam ser, individualizadas. Mas, em linhas gerais o princípio básico leva em consideração 3 pilares: objetivos, tolerância/apetite ao risco e liquidez necessária. Esta é a base de uma estratégia de investimentos consistente.
Note que em momento algum a palavra rentabilidade foi mencionada .
A apresentação da rentabilidade é muito usada para aproveitar um viés nosso chamado de FOMO - Fear Of Missing Out, que numa tradução livre seria medo de ficar de fora. O efeito do FOMO é o comportamento de manada, muito comum em se tratando de investimentos.
E nessas vão se criando modinhas como day trade, investimento em ações de empresas em RJ (não é Rio de Janeiro mas, recuperação judicial ), CDB de banco quebradeira, renda passiva, COEs, criptoativos, conta no exterior etc etc etc.
Nunca compre aquilo que não conseguiu entender.
Se você considera os 3 pilares que mencionei em seu processo de investimento, a probabilidade de mitigar o FOMO é altíssima. Evidentemente toda estratégia precisa de ajustes táticos pontuais… eu disse pontuais e não frequentes .
Melhor do que argumentos são os fatos. Observe a equação dos juros compostos abaixo:
Note que C e n são muito mais importantes que i. Ou seja, o aporte e o tempo é que são os determinantes do resultado. Faça suas contas.
Então, investir não precisa ser complicado. Há maneiras bastante simples de se implementar uma estratégia de investimentos consistente mas, para isso há que se ter um processo decisório consciente e não atos isolados de “correr atrás” da última modinha que foi criada.
Bons investimentos !
NuInvest