IRPF-Como exportar o Extrato para a sua planilha? - by Lucas

:exclamation: :exclamation: URGEEENTEE :exclamation: :exclamation:

O seu contador precisa saber do erro no extrato anual de cripto.


Conversei com o atendimento sobre os erros, mas como de praxe, o meu android não permite captura no app do Nubank para mostrar a vocês.

Reclamei da seguintes observações;

  • O valor de compra no extrato de criptos para o IR está demonstrando igual ao “valor aplicado”, ou seja, a compra liquida com o desconto das taxas embutidas.

  • O valor de venda no extrato de criptos para o IR está demonstrando igual ao “Valor que recebi”, ou seja, a venda liquida sem apresentar o valor cheio, com as taxas e o lucro.

Este pequeno erro no extrato cripto para o IR, atrapalha a apuração de ganhos, além de prejudicar quem acredita que está em dias com a Darf.

O seu contador pode não saber que o valor apresentado na compra e venda do extrato anual está o valor liquido. E melhor alerta-lo.


Conclusão: O Chat me respondeu avisando que irei receber um novo extrato (em até 3 dias) com essas informações repassadas que no caso é o valor bruto, o tal preço unitário da cripto, seja ela compra ou venda.

Em um outro post sobre as planilhas para “trader´s” e simuladores, informei como devem preencher. Mas, como não são todos que anotam as suas operações, resolvi trazer está informação para vocês.

AHHHH… Não esqueçam de solicitar no chat um novo extrato anual completo, contendo as informações necessárias para cálculo. Espero que dê tudo certo.


O MOTIVO

Lembre-se que nem todos os coleguinhas anotam as suas operações, certo.

E esse extrato anual corrigido, ajudará muita gente atrasado (DARF) ou até mesmo eu que deixei escapulir alguns dados (ops!). :face_exhaling:



Fonte: Ajuda IRPF - No programa IRPF - Ajuda > Conteúdo

Pois bem, essa foi uma outra grande luta hoje para conseguir informações sobre ganho de capital em criptos e isentas, ou seja, inferiores a R$ 35 mil de vendas mensais. E cheguei algum lugar com a seguinte conclusão:

ERREEEI, fui mlk. :x:

  • O ganho de capital (lucro) em cripto para um total de vendas inferiores a R$ 35 mil ao mês. - Não devem ser preenchidas na declaração em operações comuns. :x:

  • O ganho de capital (lucro) em cripto para um total de vendas inferiores a R$35 mil reais ao mês devem ser declarados na ficha Rendimentos Isentos e não tributáveis (Código 5). :white_check_mark: :white_check_mark:

E se você pegou o extrato anual atualizado e ao fazer as contas, resultou em vendas superiores a R$35 mil reais em vendas mensais. E ai a história continua com a DARF e depois de preenchido/pago exporta para a sua declaração.

E por lá, quero dizer o GCAP, onde a magia acontece. Principalmente, se está em atraso com a DARF referente ao calendário de 2023. E ai neste caso, e torcer para os juros compostos não serem muito alto.

Lembrando que está informação é para corrigir um pequeno erro de comunição, ao informar meses atrás ganhos de capitais inferiores ao teto, serem preenchidos em operações comuns.

E como sempre mencionei, não são só os investimentos que devem ser levados em consideração para a declaração. Na dúvida ou a sua primeira vez, recomendo que contrate um contador.


Ps: Este aviso também está nas planilhas criadas aqui da comunidade.

Comunidade do Nucoin #nucommunity Comunidade Outros #receita #irpf #2024