Não seria legal poder presentear alguém com um investimento, seja para dar um apoio em algum objetivo, ou para iniciar o presenteado na prática da poupança, investimento e educação financeira?
Fico pensando em presentes de Natal , Aniversário , Formatura … Legal, né?
No momento da criação deste tópico, o Gift Card está disponível somente para os presenteados que tiverem contas nas corretoras abaixo, mas esperamos ver essa lista crescer e ter o nosso querido roxinho listado ali também, né?
Inter Corretora;
Terra Investimentos;
Genial Investimentos;
BB Investimentos.
Quem quiser saber mais e dar esse presente super bacana para alguém querido, pode dar uma olhada nos links abaixo:
E aí, o que acharam da novidade? Já estão pensando em alguém que queiram presentear? Contem aí nos comentários
===
Importante destacar:
A gente escolhe um tipo de título na hora de comprar, mas o presenteado pode investir aquele gift card em qualquer outro título do Tesouro Direto, ok?
Se o presenteado for menor de idade, a gente tem que indicar os dados do representante legal.
Para fins tributários, esse gift card se enquadra como doação. Normalmente doações de pequenos valores não são tributadas, mas caso se somem a outras doações, tem que atentar para a forma de declarar isso e, eventualmente, recolher ITCMD (devido por quem recebe). Mas aí tem que saber qual é a regra aplicável no estado do presenteado, beleza?
De todas as possibilidades que podia imaginar tá ai um modo de presentes que nunca imaginaria ver! Esse é um modelo de presente melhor que físico ou Pix sem dúvida, é um presente que se valoriza com o tempo, já quero ver o Nubank e outras modalidades no futuro.
Na minha infância, os parentes distantes, que não podiam comparecer as festividades em família, presenteavam as crianças com pequenos valores em dinheiro, que segundo os pais, iam para a caderneta de poupança, que no caso de minha família, parece que funcionava.
Que ideia ótima essa.
Só fico pensando no seguinte:
Devido a flutuação do valor dos ativos, não seria mais fácil apenas criar algum gift card não tipificado o tipo de ativo mas sim apenas o valor do card?
Exemplo: Imagine um gift card de 100 reais que só pudesse ser gasto em investimentos, mas de qualquer tipo. Desta forma o próprio presenteado poderia escolher na sua corretora como o valor seria investido.
Outra possibilidade seria o investidor poder comprar uma quantidade específica de qualquer ativo e poder doa-lo para outro CPF. Imagine a gente poder presentear nosso filho/a com 50 cotas de um ativo qualquer. Ou mesmo dar uma “caixinha” de presente com vencimento lá pra 2035?! Kkk
Mas de qualquer forma, achei muito legal a ideia. Possibilitar “presentes” baseados em investimentos.
@daniel.b, a proposta é exatamente essa. A gente não compra o título, mas a gente dá um valor em reais mesmo. Estamos, sim, restritos ao Tesouro Direto, mas o presenteado pode escolher qualquer título do Tesouro, e lá tem título para todos os gostos: pré, SELIC, IPCA, Educa+ e Renda+.
Pra comprar o gift card, se a gente escolhe, por exemplo Tesouro SELIC, isso é mera sugestão de investimento para o presenteado. Se ele ou ela quiser, poderá comprar títulos do Educa+, por exemplo, ou IPCA+ com aquele gift card “SELIC”. Pelo menos foi assim que eu entendi que é o funcionamento.