Em resumo…
Em 16 de Julho, realizei uma compra onde acabei sem produto, sem dinheiro e sem resposta do vendedor. Eu abri uma disputa rapidamente com o Nubank. Descobri hoje que o Nubank não tem nenhuma proteção contra golpes. Nas palavras do próprio suporte do Nubank:
Entendemos o seu lado, porém não podemos continuar a disputa, visto que nessa situação o estabelecimento negou as justificativas iniciais.
Ou seja, mesmo que você prove que a cobrança foi indevida, diferente do combinado ou um completo golpe, e envie as provas para o Nubank, tudo o que o Nubank faz é contatar o “estabelecimento”, que apenas precisa negar as justificativas, e o Nubank diz que não pode fazer nada. A disputa é, portanto, inútil. Eu nunca tive problema do tipo com nenhum cartão de outro banco no passado, o único que oferece zero segurança para o consumidor até agora me parece ser o do Nubank.
O que aconteceu de fato?
- Eu precisava de um teclado. Um amigo me indicou o Keychron K3 Max. Entrei no site deles pesquisando pelo google. No footer do site oficial tem os vendedores autorizados em outros países, então selecionei Brasil e fui para o site brasileiro.
- Cadastrei conta e endereço, adicionei o K3 Max e alguns switches ao carrinho e segui para a compra. Preenchi dados do cartão e cliquei em comprar. Veja uma simulação de compra que fiz ontem (com uma conta falsa que criei pra gravar um Jam), onde mostra o processo (valor difere do que paguei, mas processo é o mesmo): Jam
- O site diz que todos os impostos e frete estão inclusos (“calculados na finalização da compra”): ver vídeo acima - isso vai ser importante mais à frente.
- Ao completar a compra, percebi que a cobrança no Nubank foi bem maior do que o que mostrava no site. O valor original era R$819.20, mas fui cobrado R$888.36. Ao olhar a transação, percebi que fui cobrado em dólares, não em reais, portanto fui cobrado taxa de conversão e IOF.
Foi aí que percebi que tinha algo errado. Primeiro, pelo site deles, a compra deu R$819.20, e isso é o que eu devia ter sido cobrado; em lugar nenhum dizia que me cobrariam algo diferente disso. Se a cobrança vinha em dólares, eu deveria ter sido informado. Mesmo que $1 fosse R$5 (por exemplo), eles não poderiam me cobrar $100 em vez de R$500 sem me informar antes. Segundo, se estavam me cobrando em dólar, provavelmente nem sequer são de fato uma empresa brasileira (com CNPJ no Brasil); eu confiei porque a Keychron já é bem famosa e eu entrei no revendedor brasileiro pelo site oficial.
O que eu fiz para tentar resolver o problema?
Em resumo, fiz de tudo para tentar cancelar.
- [16 - 17 Julho] Alguns minutos após a compra, percebi a cobrança com valor diferente do combinado e entrei em contato com a loja pelo chat deles, onde dizia que estavam online (e ficaram online por mais algumas horas). Isso ocorreu alguns minutos após a compra. Tentei contato várias vezes durante o dia, dentro e fora das horas de atendimento deles, pedindo cancelamento. Tentei também no dia seguinte. Fui completamente ignorado e o produto foi enviado.
- [17 Julho] Como eu via que estavam online mas não respondiam, no dia seguinte já abri disputa com o Nubank. A loja não informou que me cobraria em dólares (gerando taxas e imposto(IOF) adicionais), e que eu teria que pagar impostos de importação e ICMS por fora; pelo contrário, pelo fluxo de compra no site deles, dá a entender que quaisquer impostos já seriam inclusos no valor final. Também não informaram que vinha por dropshipping (mas isso não importa: se os impostos já estivessem inclusos, tanto faz de onde vem).
- [17 - 23 Julho] O Nubank entrou em contato pedindo provas para seguir com a disputa, e eu enviei para eles EXATAMENTE o que pediam, mas sempre retornavam dizendo que o que mandei não era suficiente. Em algum momento aceitaram e avançaram com a disputa.
- [29 Julho] O vendedor entrou em contato comigo por email, com apenas esta mensagem: “Hi,sir.Why you reject the parcel.”. Informei que não tinha recusado, até porque não tinha recebido nada ainda, mas se chegasse o produto eu recusaria. Também informei que estava tentando contato para cancelar há mais de 12 dias, mas sempre fui ignorado.
- [5 Agosto] Recebi notificação de que meu pedido estava preso na alfândega, pendente pagamento de impostos de importação e ICMS, e se eu não pagasse até uma certa data o produto seria retornado ao vendedor. Decidi deixar retornar ao vendedor.
- [26 Agosto] O produto foi retornado para o exterior, segundo o site dos correios.
Qual foi o resultado?
Ontem recebi resposta do Nubank dizendo que a disputa foi resolvida contra mim, “visto que nessa situação o estabelecimento negou as justificativas iniciais” e “o estabelecimento nos retornou negando nosso pedido de reembolso com todas as evidências enviadas em seu e-mail”. Também disseram que não podem fazer mais nada, pois “Uma vez que o processo é encerrado e o crédito revertido, não existe nenhuma outra ação para ser feita da nossa parte, pois não conseguimos abrir uma nova disputa com novas alegações.”. Ou seja, se um golpista te vende algo e você abre uma disputa pelo Nubank pedindo estorno, tudo que o golpista precisa fazer é dizer um “não vlw” e está tudo certo, ele fica com seu dinheiro.
Por fim, o suporte disse que: “Para os próximos passos, recomendamos que toda tratativa e comunicação sejam direcionadas com o estabelecimento/ plataforma onde a compra foi realizada.”. Certo, o mesmo estabelecimento que, até hoje, quase 3 meses desde a compra, nunca respondeu nenhuma mensagem no chat ou por email.
Conclusão
O Nubank não é um banco sério. Eu já aceitei que levei um golpe de quase R$900. Eu abri conta no Personnalité recentemente, e vou transferir tudo o que tenho pra lá. Sempre defendi que bancos digitais são “o futuro”, mas vejo que, pelo menos no Brasil, ainda deixam muito a desejar quando algum problema ocorre.