Desculpa a franqueza, mas o responsável pelo uso do cartão é o cliente e não o banco. E nesse caso sim, a culpa é do vendedor e não do banco
Bom, pelo menos você concorda que o vendedor tem culpa, e não apenas eu. O que está me fazendo perder completamente a sanidade é gente como o @LuckPass que diz que a culpa é 100% minha por ser inexperiente.
Mas vamos continuar discordando que o banco tem culpa também então. Porque tipo, a internet não é segura. Eu posso passar o meu cartão para uma loja para fazer uma compra de R$1000, e eles cobrarem R$10000. Pelo que todos estão falando aqui, a culpa é minha que passei o cartão pro site. Mas para mim, isso também é culpa da instituição, que não oferece nenhuma medida de segurança. Claro, estou baseando minha opinião no fato de que os bancos europeus têm uma medida de segurança simples, eficaz e nada burocrática que resolve o problema.
Fica mais claro ainda que é culpa da instituição quando você lê o email do Nubank que o @Mauricio_Martiniano postou. No próprio email diz que outros cartões normalmente bloqueariam, pois este tipo de compra gera prejuizo pro cliente; mas o Nubank decidiu não bloquear. O próprio Nubank admite que podia ter evitado o problema, e que é comum outras instituições o fazerem, mas escolheu não o fazer. Se isso não é assumir parte da culpa, realmente eu sou insano.
Olá Rafael (@rclp) eu entendo bem a sua frustração, e já vou avisando: minha intenção aqui não é agradar ninguém (nem o Nubank e nem você), só tô dividindo minha visão depois de ler tudo por aqui.
Quando falamos sobre comparar com outros bancos que bloqueiam automaticamente certas transações consideradas suspeitas, é bom lembrar que cada banco segue seus próprios critérios pra definir o que é suspeito ou não. A verdade é que a gente só descobre como funciona quando acaba passando pelo bloqueio. Alguns bancos enxergam certos padrões como potencialmente fraudulentos e, por precaução, preferem bloquear logo.
O Nubank, por outro lado, escolheu dar mais liberdade ao cliente, deixando a decisão nas nossas mãos. Isso é ótimo pra quem quer mais flexibilidade, mas, claro, exige um pouco mais de atenção, especialmente em compras internacionais. Olhando o print do email enviado pelo @Mauricio_Martiniano nos comentários, fica claro pra mim que o Nubank não disse que bloqueios como o seu são comuns e poderiam ter evitado o golpe. A afirmação ali foi que outros bancos fazem esse bloqueio preventivo.
Provavelmente a transação do @Mauricio_Martiniano não foi da mesma forma que a a sua ou da minha feita ontem no eBay internacional, por isso ele recebeu o aviso.
Com todo o respeito e parafraseando o @ClaudioSilvaDigital, a intenção não é dar razão ao NU, unicamente por se tratar de uma Comunidade de fãs do banco.
A questão, bem simples, por sinal é que houve um desacordo comercial entre você e o vendedor, ao que se mostra, por sua falta de conhecimento em negociações online, notadamente numa compra internacional, onde, se não constar explicitamente a isenção de impostos e taxas, é porque elas serão cobradas.
Ademais é notório que os valores de compras em sites estrangeiros sejam convertidos em moeda nacional.
Respeito seu ponto de vista, mas essa lógica não encontra nenhum amparo, vez que cabe ao comprador se inteirar sobre as condições da negociação, antes de confirmar o pagamento.
Impressionante
Sinto muito pelo ocorrido, consigo imaginar o quanto deve ser frustrante. Li praticamente todos os posts e ainda estou com uma dúvida. Tirando as questões óbvias, fico me perguntando por que ninguém menciona que o Nubank poderia ser muito mais eficiente e oferecer algo semelhante ao que o Monzo faz. Uma confirmação adicional no aplicativo, informando o valor exato ao cliente, acompanhada por um e-mail detalhando impostos e câmbio, pedindo a aprovação antes de concluir a transação. Será que é tão difícil de implementar? Não acredito que seja. Afinal, o Nubank não se posiciona o tempo todo como líder em tecnologia e inovação, gastando recursos em marketing, like, for all the freaking time?
Mesmo considerando que esse tipo de transação pode ser sensível, é incompreensível que o Nubank ainda não tenha implementado algo que já é adotado por outros concorrentes. Isso é quase ridículo. Sinto muito, mas os consumidores não deveriam aceitar passivamente e se acostumar com a falta de competência do banco.
Outra questão: sinceramente, o Itaú não é muito melhor. Tenho conta no Itaú também e estou cansado do atendimento. Minha gerente me enviou uma mensagem pelo WhatsApp dizendo que não conhece o serviço e não quer resolver meu problema com investimentos. No final, informou que o contato não será mais feito por aquele WhatsApp e que eu deveria ligar para um número fixo. Não sei como conseguem lucrar tanto dos clientes com esse tipo de atendimento.
Eu prevavelmente estou me enganado e, pode ser surpreendente para muitos, mas o melhor atendimento que já recebi foi do Bradesco. Já tive um problema de clonagem de cartão de crédito e, mesmo sem seguro, consegui resolver a situação rapidamente. A gerência foi muito mais eficiente em comparação com outros bancos que também oferecem suporte pelo WhatsApp, como o Inter, cujo atendimento é extremamente lento mesmo para cliente black, e a XP, que só parece interessada em vender COEs, seguros de vida e fundos exclusivos deles.
Novamente (já falei várias vezes), não havia nada no site que me levasse a crer que era uma compra internacional. A única forma de descobrir que vinha de fora seria lendo a Política de Envio. Mas o site é, em teoria, confiável, já que é o único revendedor autorizado da Keychron no Brasil - a Keychron é uma empresa muito bem reputada. Você costuma ler a política de envio quando realiza uma compra online de uma empresa com boa reputação? Eu não. Jamais. Se não confio na loja, eu jogo no google “ é confiável?”. Se eu confio, eu não leio política nenhuma, e neste caso não tinha razão para não confiar.
Dado que não fui informado de que era uma compra internacional - e muito menos de que seria cobrado em dólares - não vejo como o Nubank poderia resolver a disputa dizendo que o valor cobrado foi o valor informado. Não foi. Ponto. “Ah, mas isso é um desacordo comercial”. Não sei os termos, e provavelmente você está certo. Mas então o Nubank deveria ter resolvido a disputa dizendo isso: foi um desacordo comercial, e nesse caso não podemos fazer nada. Eu ainda acharia um absurdo, mas pelo menos estaria de acordo com o que você está dizendo. Mas não foi essa a resolução da disputa. O texto exato que recebi foi:
A transação foi realizada corretamente e não houve erro no processamento, valor está correto, conforme consta na descrição do produto. O cliente estava ciente dos termos e condições da transação no momento da compra e deve negociar diretamente com o vendedor/estabelecimento.
Edit:
Vale acrescentar que, apesar de na política de envio deixar claro que vem de fora e pode acarretar impostos, em lugar nenhum do site informa que sou cobrado em outra moeda que não o real (e tudo no site está em R$). Ainda que a cobrança em outra moeda possa “ser normal” em casos de dropshipping, eu como alguém inexperiente (como disseram acima) teria realmente a obrigação de simplesmente saber disso? Ou seria responsabilidade da loja ser transparente quanto a isso?
Não vi ninguém comentar aqui, mas pra conhecimento, a disputa não é decidida pelo Nubank e sim pela bandeira do cartão, no caso a Mastercard, se fosse pelo Itaú, ou qualquer outro que a bandeira seja a mesma, o resultado seria igual.
Eu recebi o mesmo email que o @Mauricio_Martiniano. Mas esse email chega após a compra já ter sido aprovada pelo banco, sendo portanto pouquíssimo útil.
Entendo o que está dizendo quanto a bloqueios, e concordo. Cada banco tem seu algoritmo e modelos, e nenhum funciona 100%, então cada banco regula do seu jeito, alguns sendo mais liberais e outros menos. Bloquear compras legítimas causa frustração ao cliente, e eu adoro que o Nubank não é o Itaú, que pelo que me dizem bloqueia mais do que aprova. Até aqui estamos de acordo.
Agora, vou ter que me repetir mais uma vez, mas vou tentar ser mais succinto.
Faltou uma medida de segurança por parte do Nubank
Há um problema gravíssimo de segurança aqui. Ao passar meu cartão para um site, ele pode realizar a cobrança no valor que quiser. Bancos europeus já têm uma medida excelente e eficaz para nos proteger quanto a isto: você tem que apertar um botão para aprovar/rejeitar a transação (geralmente no app do celular) antes de ela ser finalizada; na tela de aprovação/rejeição, você vê certinho o que foi cobrado. Se sua compra aparece no site como R$800, mas a cobrança vem R$900, você rejeita. Se no site mostra R$500, mas a cobrança vem US$100, você também pode rejeitar - muito útil se não foi informado da cobrança em outra moeda, e não concorda. Nesses bancos europeus, eles inclusive mostram que esses US$100 resultariam em uma cobrança na sua conta de, por exemplo R$520 com taxas. Transparência total.
Nubank foi irresponsável ao permitir a cobrança internacional no meu cartão
Quando eu realizei uma compra de R$820, e fui cobrado R$890 na minha conta, eu considero que o valor cobrado foi diferente do informado. Você pode dizer que não, que na verdade cobrou certo R$820, e o resto são taxas que são totalmente esperadas em uma cobrança internacional. Discordo. Na realidade (e a realidade importa), eu não fui cobrado R$820 - porque se tivesse sido, não teria taxas. Eu fui cobrado (por exemplo), US$150. Eu não concordei em pagar US$150, eu concordei em pagar R$820. A transparência da loja é extremamente importante nesse caso, e não houve nenhuma. E nesse momento, eu esperaria ser protegido pelo banco. Eu nunca havia realizado uma transação internacional na minha conta Nubank (nesses casos sempre uso meus cartões de bancos ingleses, que me cobram apenas 0.3%-0.4% de taxa e são bem mais seguros). Mesmo sendo a primeira, o Nubank deixou passar sem problemas. O mínimo que eu esperaria era que bloqueasse, me informasse sobre o que aconteceu (ou seja, mandasse esse email que eu e o @Mauricio_Martiniano recebemos ), e me desse a opção de habilitar transações internacionais, podendo eu então repetir a compra se de fato estivesse de acordo. Seria literalmente o mínimo de proteção. Menos do que isso, considero irresponsabilidade total do banco.
Nubank não se mostrou confiável
Posteriormente o problema escalou ainda mais porque eu mandei retornar o produto ao vendedor, o que me deixou sem produto e sem dinheiro, e achei um absurdo que mesmo assim o Nubank decidiu a favor do vendedor. Mas eu baseei toda a minha disputa com o Nubank na cobrança em USD em vez de BRL. E o Nubank discordou comigo. A resposta do Nubank que fechou a disputa foi:
A transação foi realizada corretamente e não houve erro no processamento, valor está correto, conforme consta na descrição do produto. O cliente estava ciente dos termos e condições da transação no momento da compra e deve negociar diretamente com o vendedor/estabelecimento.
A resposta deles foge da realidade em todos os sentidos: o valor cobrado não foi de fato o valor informado; e eu (o cliente) não estava ciente dos termos e condições da transação, porque como eu disse várias vezes aqui (e mandei como provas pro Nubank), o site não informa em lugar algum que cobra em outra moeda. Não tinha como eu estar ciente.
Nisso eu acho que você está certo! O Nubank mencionou de fato no email de resposta que o “adquirente” recusou a minha alegação. Assumo aqui que o adquirente seja então a bandeira. No caso de não ter sido realmente o Nubank que decidiu contra mim, gostaria muito de saber que provas o Nubank enviou para a bandeira do cartão, porque não é possível que a resposta da bandeira tenha sido algo como o que mandei acima dadas as provas que enviei.
Ainda se por acaso for culpa da bandeira, continuo culpando o Nubank por todos os outros pontos.
Edit: enviei email para o Nubank pedindo informações da disputa.
O Nubank, assim como qualquer outro banco repassa para a Mastercard o que o cliente relatou, considerando esse fato o título deveria mencionar a Mastercard que decidiu.
Sobre compras internacionais, se aparece BRL não significa que é em reais. Foi dado a dica na comunidade de bloquear o cartão e realizar a compra, assim a notificação de não aprovado informa o valor que o site tentou cobrar e é possível confirmar isso.
O Nubank, assim como qualquer outro banco repassa para a Mastercard o que o cliente relatou, considerando esse fato o título deveria mencionar a Mastercard que decidiu.
Bom, não vou mudar o título ou o texto agora porque quem ler a thread depois não vai entender o que está acontecendo. Sendo a Mastercard, agora falta ver como o Nubank se posicionou na disputa (o que escreveu, que provas enviou etc) para saber se tem culpa ou não nessa decisão. Enviei email pedindo essas informações. Se simplesmente tiver repassado o que eu mandei e mesmo assim a Mastercard tiver decidido contra, aí eu devo realmente culpar a Mastercard; já se o Nubank me representou mal, eu culpo 100% o Nubank. Mas novamente, ainda que fosse culpa da Mastercard, também culpo parcialmente o Nubank, porque dado que era a minha primeira compra internacional deveria ter me protegido (bloqueia, explica, e dá opção de liberar compra em outra moeda); o Nubank agiu irresponsavelmente na minha opinião.
Sobre compras internacionais, se aparece BRL não significa que é em reais. Foi dado a dica na comunidade de bloquear o cartão e realizar a compra, assim a notificação de não aprovado informa o valor que o site tentou cobrar e é possível confirmar isso.
Mas já viu como o Nubank está passando essa responsabilidade para o usuário, quando deveria ser responsabilidade do banco? Em bancos europeus eu não tenho que fazer malabarismo para ter o mínimo de proteção. E reforço quando digo “o mínimo”. É assustador você entregar seu cartão a um site e não ter como bloquear caso cobrem um valor errado.
Se fosse assim, com certeza ia ter um tópico de algum cliente reclamando que perdeu uma promoção pois o banco não aprovou a primeira compra internacional.
Eu aconselho a ler mais sobre o produto antes de usar, aqui na comunidade já existem diversos tópicos falando sobre isso, nos materiais do Nubank, além desse tem outros como NuCoin, Seguro de Vida, Ultravioleta, e etc, que precisam de mais atenção do cliente antes de utilizar.
Se você observar na imagem, lá no canto direito isso é o Mastercard Identity Check, que antes era Secure Code, não é uma funcionalidade do Banco e sim da bandeira, e isso existe no Nubank quando o estabelecimento ativa.
Bom, a chance de perder promoção em uma compra internacional, em que é a sua primeira compra internacional, é relativamente baixa. Tem que ser a primeira compra, e estar comprando no finalzinho da promoção mesmo (para não ter tempo de refazer a compra). Vai acontecer com certeza, mas é muito melhor do que o que aconteceu comigo.
Não tinha percebido, mas pesquisei e é verdade. Na Europa os estabelecimentos usam muito isso, vejo o tempo todo nas minhas compras. No Nubank não lembro de ter visto ainda, então deve ser bem incomum no Brasil (se é que existe). Uma outra coisa que acontece quando não tem esse id check e o banco desconfia da transação é que o banco rejeita, mas você pode ir na transação recusada e autorizar, e então repetir a compra, que aí funciona.
Edit: parece que essa loja habilita esse id check, o Nubank que não deve ter mesmo:
Edit: no Revolut também pediu id check:
Existe eu já utilizei diversas vezes em sites internacionais ou nacionais, mas é o estabelecimento que define, e quando quiser, a exemplo do Recarga Pay que as vezes solicita e outras não.
Hmmm, realmente nunca vi, mas pode ser porque não uso o Nubank para compras internacionais, devido às taxas de conversão abusivas e o IOF.
Só pra fechar aqui: o suporte do Nubank me retornou os arquivos anexados à disputa, e de fato anexaram tudo que mandei. Só não sei qual argumentação usaram na disputa, mas vou assumir que me representaram adequadamente. Infelizmente o adquirente não nos dá acesso à defesa da loja (nem argumentos nem evidências), então não sei se falsificaram provas, ou se o adquirente realmente decidiu que estava claro que a cobrança era em USD e não BRL.
A resposta do adquirente me deixa confuso: “o cliente estava ciente dos termos e condições da transação no momento da compra”. Obviamente eu não estava, porque essa informação não está presente em NENHUM dos termos e condições do site! Uma visita ao site da loja prova incontestavelmente isso. Se alguém discordar, é só me mostrar onde que diz isso no site.
Já quanto ao Nubank, só o continuo culpando de irresponsabilidade, por autorizar a transação sem previamente explicar como funciona (e, preferencialmente, me pedir para explicitamente habilitar transações internacionais após eu confirmar que entendi e concordo).
Qual a URL do site que onde você fez a compra?