Lista negra dos bancos - SCR - Registrato

Lista negra dos bancos

Vi que poucas pessoas conhecem o SCR (Sistema de Informação de Crédito do Banco Central), muitos acreditam que nossas informações de créditos ficam disponíveis apenas ao Serasa e boa vista, mas não é bem assim.

O SCR é um banco de dados que reúnem todas suas concessões de créditos em 5 anos que ultrapassaram R$200,00, seja financiamento, pagamento parcelado, empréstimo, fatura do cartão, a vencer e vencidas, todos esses dados são atualizados mensalmente (as instituições são obrigadas).

E sim, mesmo pagando as dívidas vencidas elas ficarão no histórico, além do prejuízo que a instituição levou (quando você renegocia a dívida por um valor menor) e o risco que você representa.

O SCR é consultado ao pedir crédito?

Ele só pode ser consultado com a autorização do cliente (ao assinar o contrato rs), se autorizado o banco pode verificar todas as informações nos últimos 24H meses.

Como acessar?

Você deve ter um cadastro no Registrato do Banco Central (Banco Central do Brasil), para isso é necessário que você tenha acesso a internet banking de algum dos bancos autorizados a validar o cadastro.

Com o cadastro feito você consegue ter acesso ao SCR e ao CCS (instituições financeiras que você já se relacionou).


Então se você não conseguiu um cartão ou financiamento mesmo não tendo o nome sujo, esse pode ter sido o motivo.

clique aqui para ver o vídeo do banco central sobre o registrato

Registrato - Extrato do Registro de Informações do Banco Central - YouTube

32 curtidas

Eu conhecia como lista negra.

9 curtidas

Ótimo tópico maxon eu conheço o SCR

6 curtidas

Excelente informação @Maxon ! Aliás então se você tem um Score alto, e sua movimentação de Títulos e alta, isso pode te caracterizar um excelente pagador também, certo ?

6 curtidas

@Jefferson2
alguns realmente conhece com esse nome, mas tem pessoas que nem fazem ideia


@Edvan_Cds
Obrigado, tmj :facepunch:


@FelipeMoraes
Sim, a menos que você atrase seus pagamentos, aí mesmo com o score alto as coisas podem começar a ficarem complicadas kkkk

5 curtidas

No final e uma ferramenta que se bem usada, ajuda, mas se mal usada … Pode não sair a venda de um apartamento. :sweat_smile:

4 curtidas

Excelente tópico @Maxon.
Não sei se já atualizaram a plataforma, mas antes o cadastro via internet banking só podia ser feito via navegador, não funcionava com app dos bancos em celulares e tablets.

O Score do Boa Vista tbm tem uma área que mostra alguns dados legais, como a instituição que te cadastrou pela primeira vez no serviço, instituições que pesquisaram por último, consórcios, financiamentos e etc…

8 curtidas

Não chegue a verificar, fiz o meu pelo navegado no Bradesco, até que foi rápido.

Que legal, não sabia, vou dar uma olhadinha.

4 curtidas

Tbm achei o relato da moça meio estranho @FelipeMoraes. Já financiei 3 imóveis pela CEF (o primeiro eu tinha 22 anos) sempre tive cartão de crédito, estive algumas vezes no limite do cheque especial e mesmo assim passei os financiamentos, acho q pode ser alguma outra coisa.

4 curtidas

Se não estou enganado, no final ela explicou que havia feito o pagamento mínimo da fatura.

4 curtidas

Poxa, será q só isso fez ela perder o financiamento? :pensive:

5 curtidas

Sei como é essa expectativa de aprovar o financiamento, ainda mais o primeiro…tava até lembrando aqui, o primeiro que tentei foi aos 20 anos e cai na “burrada” de tentar fazer o financiamento por conta própria, passei uns 2 meses correndo atrás de documentos e no fim negaram pq o imóvel q iria financiar não ficava na cidade em que eu morava e nem trabalhava.

Dois anos depois eu fui de novo, mas aí me deram a dica de usar os tais “despachantes imobiliários” da CEF. Em 20 dias tava assinando o contrato e o imóvel tbm não era na cidade de moradia/trabalho… Vai entender esse BraZil né :unamused:

5 curtidas

Dependendo de quando foi, eu não duvido.

3 curtidas

Ótimo tópico @Maxon

4 curtidas

@Maxon com esse tópico muitos que só conhece o score agora podem conhecer um pouco funciona a verdadeira vida financeira.

4 curtidas

Sim, a intenção é essa, é importante saber o que eles sabem sobre nós e como nossas escolhas no financeiro podem influenciar no futuro :smiley:

1 curtida

É cada aprendizado.

1 curtida

Pois é, igual o @Maxon falou sobre o parcelamento da fatura. Mesmo assim, acho o valor bem “Baixo” para se implicar tanto em um financiamento. Mas também desconhecemos as regras e qual e o peso disso na avaliação dela.

Agora uma pergunta você lembra como estava sua situação no mercado no primeiro financiamento @Santmart?

Já havia Score, essas coisas como base ?

2 curtidas

Acho que já haviam os mesmos indicadores, isso foi em 2006, mas eu não tinha acesso aos meus índices.
Segundo me falou a gerente na época, estava tudo certo, eu tinha a entrada, o valor da prestação cabia nos 30% do orçamento e eu fui negado por causa dessa regra abaixo.

" * O imóvel deve estar localizado:
a) no mesmo município onde você exerça sua ocupação laboral principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana; ou
b) no mesmo município onde você comprove a sua residência há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana."

O mais bizarro è que eu morava em município “limítrofe e dentro da região metropolitana” (eu morava em Cachoeirinha-RS e estava tentando financiar em Porto Alegre-RS) e meu trabalho era em Minas Gerais naquele momento.
Eu abri ouvidoria, mandei carta, liguei pra meio mundo e não deu em nada.
Parece q só queriam dificultar mesmo.

Quando eu consegui, utilizando o correspondente imobiliário, a situação era a mesma ainda, só q estava trabalhando em SP, e foi tudo muito rápido. Eu levei os docs no escritório deles, a mulher no escritório puxou o telefone, ligou pro gerente da agência que ficava a uns 150 metros e falou q estava mandando um cliente lá pra fechar um financiamento. Eu nem fiquei na fila, me passaram direto em uma sala, fiz a abertura da conta a caixa me “obrigou gentilmente” a fazer um título de capitalização pq “ajuda na pontuação com o banco” e uns 15 dias depois estava ali de novo assinando tudo. Infelizmente é assim q funciona mesmo, os outros 2 financiamentos q fiz foram iguais. Indo via correspondente é outra vida.

Já fica a dica aí pra quem pretende financiar.

4 curtidas

Tenho certeza que esse relato seu ajudará e contribuirá para a comunidade @Santmart !

3 curtidas