Lista negra dos bancos - SCR - Registrato

Será que apareceria se estivéssemos de fiador de algo?

Parece que sim:

São considerados operações de crédito, para efeitos desta Resolução:
I - empréstimos e financiamentos;
II - adiantamentos;
III - operações de arrendamento mercantil;
IV - prestação de aval, fiança, coobrigação ou qualquer outra modalidade de garantia pessoal do cumprimento de obrigação financeira de terceiros;
V - compromissos de crédito não canceláveis incondicional e unilateralmente pela
instituição concedente;
VI - créditos contratados com recursos a liberar;
VII - créditos baixados como prejuízo;
VIII - operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção
substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
Resolução nº 4.571, de 26 de maio de 2017 Página 2 de 7
IX - operações com instrumentos de pagamento pós-pagos;
X - outras operações ou contratos com características de crédito, que sejam assim
reconhecidos pelo Banco Central do Brasil.

3 curtidas

Eu não conhecia, mas no banco do qual recebo o meu salário, eles deixaram excelentes niveis de financiamento para mim, eu não peguei porque estou aplicando o dinheiro em investimentos e tenho outras prioridades econômicas, não é correto para um cristão estar com nome sujo e prejudicando os outros por não ter como pagar os seus compromissos, mas são muitos altos os valores ofertados, obrigado pela informação.

1 curtida

Excelente post, @Maxon.
Não conhecia esse cadastro.
Já acessei o meu.
Felizmente está tudo certo.

1 curtida

Ainda bem! É sempre bom estar atento, assim sabemos realmente tudo o que as empresas sabem sobre nós haha

Em relação ao SCR, até hoje não consigo crédito em lugar algum

Quando consultei meu registrato haviam lançamentos de prejuízo pelo Banco do Brasil, uma dívida que minha mãe fez usando meu nome e não pagou (empréstimo) :disappointed:

Essa dívida foi feita em 2012 e depois foi vendida para uma credora chamada Ativos S.A que me cobra até hoje.

Claro! tenho que pagar mas a questão é, mesmo eu pagando a dívida no valor total o banco vai tirar o meu nome do histórico do SCR?

Porque no Serasa não existe nenhuma dívida, apenas no SCR que tem isso e tenho tido muitas dificuldades para ter cartão de crédito de novo.

Não, seu histórico é permanente, mas o banco quado consultar só irá ter acesso aos seus últimos dois anos.

Mas alguns advogados dizem que os bancos consultam todo o seu histórico no SCR e é isso que barra muita gente.

No meu relatório do SCR lá consta um “x” nos últimos 2 anos e é isso que os bancos enxergam e te barram, apesar de não ter nenhum valor lá mas o fato de os bancos enxergarem apenas o “x” eles já entendem que houve prejuízo, e de qualquer forma vão negar qualquer solicitação de crédito, mesmo estando com o nome limpo nos orgãos de proteção ao crédito. É esse o problema que estou tendo!

E os bancos nunca dizem o real motivo por não está aceitando as solicitações de crédito, só dizem apenas “não foi aprovado” rssrsr.

ótimo tópico, eu não sabia ainda!

Maxon quando consulto meu Registrato consta os prejuízos que dei as financeiras desde o início,mas para as credoras que vão consultar aparece só de 2 anos para cá ?
Isso mesmo ?

P.S (Não devo pra mais nenhuma financeira )

@Maxon
Gostaria de saber passo a passo pra acessar o Scr , eu não sei o site e nem a senha que coloca ou usuário alguém poderia me ensinar por favor ?
Consultar o Scr abaixo o score do Serasa ou Boa Vista ??

Um caminho bem fácil pra chegar ao scr ,se vc tiver os apps do Bradesco ou caixa, lá vc encontra e pode verificar o scr

O SCR não deveria ser restritivo, mas na pratica não funciona bem assim.

A limitação de 5 anos se aplica tambem ao SCR, Se voce pagou o banco deve fazer a instituição deve fazer o apontamento de baixa. Se houver recusa, procure um advogado.

Outro problema que ocorre muito, o cliente atrasou, a instituição ou empresa de cobrança ofertou desconto na divida, o cliente aceitou e pagou, não pode ser registrado como prejuizo, o pagamento foi feito de acordo com a oferta feita. Se for registrado prejuizo, procure o banco e peça retificação, se houver recusa, ação judicial.
Para este caso o valor pago deve ser igual ou maior que o principal (Origem do débito)

Meu primeiro mês em que não consta prejuízo, desde novembro de 2018 é em maio de 2019. Entre esses meses não há nenhuma informação. Pula direto de 11/2018 para 05/2019. Queria saber se a consulta do SCR feita pelos bancos conta com os meses de dezembro a abril (que estão fora do meu registro) ou se pega apenas os últimos 24 meses em que constam registros e consequentemente esses meses de prejuízo só ficarão fora da consulta a partir de maio de 2021… quando completar 2 anos do registro de maio de 2019…

Estava olhando sobre esse tópico. A sua dívida já prescreveu, tenho algumas ações contra as instituições que mantém o nome negativo no registrato.

Na verdade não, as informações ficam por muito tempo! É ilegal a prática da instituição que deixa seu nome como vencido ou prejuízo mesmo após o pagamento. Gera dano moral, tenho algumas ações sobre isso.

Após o pagamento, mesmo com desconto, a empresa e obrigada retirar a rubrica vencido ou prejuízo. Algumas ações podem ser ingressadas para garantir seu direito.

Na prática sim, mas tanto bancos como financeira consultam sem nosso conhecimento sim, eles pagam uma taxa ao banco central para receber essas informações. Trabalhei em um banco e via o pessoal consultando na hora de abrir conta para poder oferecer serviços e se era um cliente com prejuízos eles abriram a conta e não ofertava cartão de crédito, empréstimos nada.
Essa história de só consulta se vc permitir na prática não funciona.

Eu vi que tem uma maneira de solicitar para o Bacen retirar isso, alguem sabe o caminho?
Vi um video falando que voce pega o relatorio dos ultimos 5 anos e depois vai no consumidor.gov e solicita, porem não sei exatamente o que falar =/