Mamonas Assassinas foi uma febre nos anos 90 com suas músicas cômicas, que conciliavam pop rock com gêneros musicais populares, como sertanejo, heavy metal, pagode romântico, vira e forró. Uma de suas músicas mais icônicas começa com os versos: “Mina, seu cabelo é da hora, seu corpo é um violão, meu docinho de coco…”
O grupo era composto por Dinho (vocal), Júlio Rasec (teclado, percussão e vocais), Bento Hinoto (guitarra), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria). Antes de adotar o nome Mamonas Assassinas, a banda era chamada Utopia. Durante uma apresentação, eles se juntaram ao vocalista Dinho. Júlio Rasec, tecladista, foi o último a entrar, substituindo Márcio Cardoso de Araújo, que saiu devido à falta de tempo.
Dinho motivou o grupo a gravar o primeiro disco no estúdio Bonadio Produções de Rick Bonadio, que recebeu o apelido de Creuzebek pela banda e se tornou um dos produtores mais requisitados do Brasil.
A banda Utopia correu atrás de dinheiro fazendo bicos para juntar a grana necessária. Eles fizeram várias coisas e chegaram a negociar com Rick uma forma de gravar. As músicas que tinham inicialmente não eram muito atraentes. Até que, em um intervalo, começaram a cantar músicas de brincadeira e Rick viu um potencial nelas, algo diferente e descontraído.
Os Mamonas Assassinas fizeram sucesso durante 8 meses em sua turnê com um único álbum lançado, vendendo 3 milhões de cópias no Brasil, feito que lhes rendeu um certificado de disco de diamante pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). O disco foi produzido por Rick Bonadio. Duas músicas desse álbum, “Vira-Vira” e “Pelados em Santos”, foram incluídas entre as 10 canções mais ouvidas do país em 1995.
Além dessas, outras músicas como “Robocop Gay” e “Chopis Centis” também se destacaram, marcando a irreverência e o humor do grupo. Os Mamonas Assassinas deixaram um legado duradouro na música brasileira, sendo lembrados até hoje por sua originalidade e capacidade de trazer alegria e risadas ao público.
Infelizmente, a trajetória dos Mamonas Assassinas foi tragicamente interrompida em 2 de março de 1996, quando o avião em que viajavam colidiu com a Serra da Cantareira, em São Paulo. Todos os integrantes da banda e os tripulantes do voo faleceram no acidente. A morte dos Mamonas Assassinas chocou o Brasil e deixou uma marca profunda na cultura popular do país.
O filme dos Mamonas Assassinas foi lançado em 28 de dezembro de 2023 e chegou à plataforma Max no dia 28 de junho de 2024, estando no topo da semana. O filme é simplesmente lindo e me emocionou muito, a conversa que Dinho teve com o pai me fez derramar mais lágrimas ainda. Não era nascido na época, mas sei que eles arrastaram multidões e encantaram a galera, assim como ainda hoje suas músicas encantam.
Dinho, em seu show em Guarulhos, disse: “O impossível não existe! Tudo é possível quando vocês querem! Acredite em vocês! Vocês têm força!”
E você, qual a sua música favorita dos Mamonas Assassinas? Já assistiu o filme? Qual foi a experiência? Compartilhe nos comentários!