Mamonas Assassinas: A Febre dos Anos 90

Mamonas Assassinas foi uma febre nos anos 90 com suas músicas cômicas, que conciliavam pop rock com gêneros musicais populares, como sertanejo, heavy metal, pagode romântico, vira e forró. Uma de suas músicas mais icônicas começa com os versos: “Mina, seu cabelo é da hora, seu corpo é um violão, meu docinho de coco…”

O grupo era composto por Dinho (vocal), Júlio Rasec (teclado, percussão e vocais), Bento Hinoto (guitarra), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria). Antes de adotar o nome Mamonas Assassinas, a banda era chamada Utopia. Durante uma apresentação, eles se juntaram ao vocalista Dinho. Júlio Rasec, tecladista, foi o último a entrar, substituindo Márcio Cardoso de Araújo, que saiu devido à falta de tempo.

Dinho motivou o grupo a gravar o primeiro disco no estúdio Bonadio Produções de Rick Bonadio, que recebeu o apelido de Creuzebek pela banda e se tornou um dos produtores mais requisitados do Brasil.

A banda Utopia correu atrás de dinheiro fazendo bicos para juntar a grana necessária. Eles fizeram várias coisas e chegaram a negociar com Rick uma forma de gravar. As músicas que tinham inicialmente não eram muito atraentes. Até que, em um intervalo, começaram a cantar músicas de brincadeira e Rick viu um potencial nelas, algo diferente e descontraído.

image

Os Mamonas Assassinas fizeram sucesso durante 8 meses em sua turnê com um único álbum lançado, vendendo 3 milhões de cópias no Brasil, feito que lhes rendeu um certificado de disco de diamante pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD). O disco foi produzido por Rick Bonadio. Duas músicas desse álbum, “Vira-Vira” e “Pelados em Santos”, foram incluídas entre as 10 canções mais ouvidas do país em 1995.

Além dessas, outras músicas como “Robocop Gay” e “Chopis Centis” também se destacaram, marcando a irreverência e o humor do grupo. Os Mamonas Assassinas deixaram um legado duradouro na música brasileira, sendo lembrados até hoje por sua originalidade e capacidade de trazer alegria e risadas ao público.

Infelizmente, a trajetória dos Mamonas Assassinas foi tragicamente interrompida em 2 de março de 1996, quando o avião em que viajavam colidiu com a Serra da Cantareira, em São Paulo. Todos os integrantes da banda e os tripulantes do voo faleceram no acidente. A morte dos Mamonas Assassinas chocou o Brasil e deixou uma marca profunda na cultura popular do país.

O filme dos Mamonas Assassinas foi lançado em 28 de dezembro de 2023 e chegou à plataforma Max no dia 28 de junho de 2024, estando no topo da semana. O filme é simplesmente lindo e me emocionou muito, a conversa que Dinho teve com o pai me fez derramar mais lágrimas ainda. Não era nascido na época, mas sei que eles arrastaram multidões e encantaram a galera, assim como ainda hoje suas músicas encantam.

Dinho, em seu show em Guarulhos, disse: “O impossível não existe! Tudo é possível quando vocês querem! Acredite em vocês! Vocês têm força!”

E você, qual a sua música favorita dos Mamonas Assassinas? Já assistiu o filme? Qual foi a experiência? Compartilhe nos comentários!

33 curtidas

Uau, a nostalgia bateu forte nesta segunda-feira! :scream: Ainda não assisti ao filme, mas já adicionei à minha lista. Tenho uma lembrança especial deles: pude ir a um show em 20/09/1995 (eu tinha 16 anos) e ainda consegui seus autógrafos (embora eu não tenha a mínima ideia de onde estão :sob:). Nem lembro exatamente como aconteceu, mas fiquei lá depois do show acabar. Eles realmente fizeram história e, embora o fim tenha sido trágico, estão eternizados em nossas memórias. :pray:

27 curtidas

Nem parece que foi tão pouquinho tempo neh?

:scream: :scream: :scream:
Que inveja

17 curtidas

:open_mouth::open_mouth: Essa eu não sabia…

Época boa, não é a minha, mas ouvia muito mamonas, na infância (MTV :call_me_hand:), sem saber interpretar as letras haha…

Ps: A minha preferida

20 curtidas
18 curtidas

Infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-los em vida, nasci anos depois, mas conheço as músicas e tenho na minha playlist, a minha favorita é “Pelados em Santos”, coloquei na lista pra assistir o filme, obrigado por compartilhar @guilhermereistg! :purple_heart:

19 curtidas

Valeu pelo tópico, @guilhermereistg! :clap:t3::clap:t3:

A minha preferia é a clássica “Pelados em Santos” :rofl::rofl::rofl: eu, embora ainda criança, me vestia como eles enquanto escutava o Vinil que meu pai tinha e mesmo sem compreender o que as letras diziam kkkkkk

E foi o suficiente para tornarem-se eternos na memória dos brasileiros e nas resenhas que sempre soltam alguma música deles! :purple_heart:

Ainda não, mas já coloquei aqui na minha lista da Max! :slightly_smiling_face:

18 curtidas

Depois de uns bons anos que fui entender o significado da letra das músicas e desde então cascava o bico rindo. :joy:

14 curtidas

Nossa. Que nostalgia boa.

Eu era super fã deles. Eu tinha uma fita k7 deles, ouvia todo dia. Nessa época não existia CD, muito menos streaming.

Difícil ter uma preferida, eu gostava de quase todas. Rachava mais o bico com a “Sabão Crá Crá” e “Mundo Animal”.

Eu tinha planos de assistir quando lançou no cinema, mas não consegui.
Já adicionei aqui na minha lista da MAX pra assistir.

18 curtidas

Quem viveu os anos 90 sabem bem o quão marcante foram os Mamonas Assassinas. Irreverentes na mesma medida que eram geniais.


Ps.: Eu também aprendi muito com eles na época. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

19 curtidas

Nossa, como eu adorava os Mamonas, ouço até hoje! Infelizmente eles tiveram um fim trágico e repentino, que chocou todo o país na época. :cry:

Quem não conhece a banda ou não viveu a época, o filme é bacana pra mostrar o panorama geral. Entretanto, o filme foi muito mal executado e nem de longe faz jus ao legado da banda.

17 curtidas

Eu ainda não vi o filme por causa disso, não é a primeira pessoa que vejo falando isso.
ai prefiro ficar com a memoria afetiva q eu tenho deles mesmo.

12 curtidas

Muito bom @guilhermereistg !
Parabéns pelo tópico…
Mamonas Assasinas,musica e alegria, duas combinações perfeitas.

Foram breves,mas marcaram toda uma geração!

12 curtidas

Com toda certeza!

11 curtidas

Assisti ao filme e achei bem legal. Nostalgia pura. :grin::+1::handshake:

10 curtidas

Que da hora, deve ter sido uma baita experiência :heart_eyes:

Também assustei achei que tinha sido mais tempo.

Essa é a minha também :heart_eyes:

Quando conheci as músicas cantava sem saber o que significava.

Nossa, como não vive a época só sabia que foram sucesso e morreram em um acidente de avião.

13 curtidas

Acho q foi relançado em CD, pois vi um alguns dias atrás, tava bem conservado até.

Não, mas já vou adicionar na lista p ver, valeu pela dica @guilhermereistg :clap:

13 curtidas

eu conheci por meio de uma fita k7 , mas pouco tempo depois eu vi o CD

9 curtidas

Mas olha, que bacana. Não sabia disso.

Se duvidar ainda devo ter essa fita K7 guardada em algum lugar na casa dos meus pais. Vou procurar quando ir lá.

9 curtidas

A morte dos integrantes desta banda ocorreu no mesmo dia e horário que cheguei em São Paulo na minha primeira viagem longa de ônibus.
Nunca esqueco que naquela madrugada eu estava apavorado quando o ônibus estava percorrendo a serra da cantareira. Não se enxergava nada de tanta neblina. Eu e outros passageiros ficávamos conversando com o motorista com medo de que ocorresse algo naquele trajeto. Foi realmente assustador.
E quando eu cheguei na rodoviária, nunca esqueco da primeira frase que o taxista me disse ao entrar no carro: “Tu viu o que acabou de ocorrer? Os mamonas morreram!”
Eu não acreditei quando soube que o avião da banda caiu próximo da onde passei. Cheguei a pensar que o taxista tava tentando tirar onda da minha cara… Mas infelizmente não era piada.
Fiquei hospedado no bairro Freguesia do Ó e confesso que minha estada não foi boa. Eu estava muito impressionado com a quantidade de notícias sobre o fato. Lembro ainda que tinha um programa chamado “São Paulo já”, se não em engano, que não parou de falar sobre o assunto por vários dias.
Enfim, lembranças ruins que me vieram na cabeça. Gostava muito da banda e foi uma grande perda para o capital artístico do Brasil.

13 curtidas