MASP: visita ao icônico museu de São Paulo

Olá, NuCommuniters!

Este é meu primeiro texto aqui, e começo com uma confissão: em quase 11 anos morando nesta “capital vital”, esta é a primeira vez que visito o Museu de Arte de São Paulo (MASP). :joy:

Eu sempre quis conhecer o MASP, mas saber que ele está ali, sempre à disposição, me fez adiar a visita muitas vezes. Porém, depois de me inspirar com os conteúdos da Pam Barja e Minuto de Arte, a vontade de explorar o museu surgiu novamente.

Escultura “Amnésia”, de Flávio Cerqueira, 2015

Na companhia do meu colega e amigo @Gui.N e tendo como guia dessa jornada a nossa curiosidade, começamos a visita pelo edifício Lina Bo Bardi. Fomos diretamente ao segundo andar, onde logo me deparei com obras que destacavam cores, texturas e histórias e logo notei algumas peças que destacavam a vida e o cotidiano ao redor do edifício, quando ele foi criado.

Descobri, por exemplo, que o prédio originalmente não tinha os icônicos pilares vermelhos. Eles eram de cimento queimado e só foram pintados de vermelho depois, com a autorização de Lina.

“MASP” por Agostinho Batista de Freitas, 1971

Em seguida, fomos ao anexo Pietro Maria Bardi. Atualmente, para acessar o outro prédio, é necessário passar pela rua, então guarde seu ingresso, pois ele será solicitado na entrada.

No Pietro, também começamos pelo último andar. Lá, não há exposições, mas os seus olhos vão se deliciar com a vista panorâmica da cidade.

As exposições começam no 6° andar. Pode parecer cansativo pensar em visitar seis andares, mas não se preocupe, os andares são pequenos e cada um apresenta exibições diferentes, e que fará o seu tempo voar.

Tanto no edifício Lina quanto no Pietro, há lojas do MASP – inclusive, clientes Nubank e Nubank Ultravioleta têm descontinhos, viu? A loja no Pietro fica no vão do edifício e oferece diversos itens atrativos, tornando difícil sair de mãos vazias.

Acabei levando uma caneca térmica, que além de linda, manteve o meu café quentinho enquanto escrevia este texto.

Agora, eu gostaria de saber de vocês:

• Já visitaram o MASP? Se sim, como foi sua experiência?
  • Ainda não visitou? Considere este o seu convite para explorar o museu e compartilhar a sua experiência conosco.

Se você não é de São Paulo, aproveite para contar sobre sua experiência em algum museu da sua cidade! Vamos adorar conhecer. :purple_heart:

Ah, para quem planeja visitar o MASP ou saber mais, confira este post no nosso blog: MASP: quanto custa e o que fazer no Museu de Arte de São Paulo

Eu amei escrever este texto e estou ansiosa para ler os comentários de vocês, assim que voltar das férias.

Até breve!

20 curtidas

Essa dica é ouro, hein @LuizGSF? Pensem num restaurante maravilhoso, pessoal. Vale muito a visita! Eles também têm outra unidade ali na Barra Funda, então pra quem é da Zona Oeste, é um passeio imperdível :sparkles:

E tô contigo, @Belie :woman_raising_hand: Eu nasci e cresci em SP, mas só fui conhecer o MASP em 2024! Isso que fiz faculdade ali pertinho, viu? Na correria, a gente acaba esquecendo de ser turista na própria cidade… Mas esse post é um ótimo lembrete pra gente seguir curioso :purple_heart:

14 curtidas

Seja bem vinda! :tada:

Nunca visitei. Muito interessante! Vou visitar na próxima oportunidade que viajar para São Paulo.

Obrigado pela dica!

16 curtidas

Você não está só, levei muito tempo para visita-lo e morro de vontade de ir novamente. Seu post me fez colocar o nado como parada de férias agora pra maio

16 curtidas

Seja bem vinda @Belie , excelente tópico, eu não conheço são Paulo pessoalmente

16 curtidas

Na época da graduação de meu filho, que estudava e residia na região, fomos visitar o MASP algumas vezes e, realmente é um local que oportuniza a conhecer um pouco sobre a cultura mundial e nacional.

Se não houve alterações, às terças-feiras, clientes do NU, tem o ingresso gratuíto.

Para quem for visitar, sugiro conhecer o Restaurante ABAIANEIRA, que fica no 2º Subsolo do prédio.

16 curtidas

Show @Belie e boas vindas aos tópicos da comunidade.

Será possível? :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:. Faz parte!

Ai sim heim, vai tirar férias juntamente com @erika.p :rofl::rofl::rofl:.

Boas ferias pra vocês

16 curtidas

Que beleza visual e cultural!
Obrigada por compartilhar, @Belie!

15 curtidas

Já tive a honra de conhecer o MASP quando viajei para um Congresso em São Paulo. É uma experiência única, inesquecível. E o restaurante é muito bom também! :smiley:

13 curtidas

Confesso que por muitos anos eu só frequentei o vão livre do museu! :laughing:
Mas depois que conheci o espaço em si, me apaixonei, hoje em dia adoro ir ao MASP, é sempre uma experiência encantadora.

Na minha última visita, parei em frente a uma obra de mais de 400 anos e fiquei refletindo sobre como a arte perdura e traz significados de tempos imemoriais. É muito louco pensar que um quadro pintado na Europa durante a idade média pode ser visto em São Paulo em 2025 por pessoas vivendo realidades inimagináveis para o autor daquela obra. :exploding_head:

10 curtidas

Realmente, é uma experiência fantástica! :star_struck:

7 curtidas

Anos atrás passei algum tempo em São Paulo, a arquitetura do MASP sempre me impressionou e a cor vermelha, que nunca foi nem de perto a minha favorita, caiu muito bem nele. Sem a cor vermelha daquelas colunas o museu perde a graça, nunca visitei, mas quem sabe um dia.

5 curtidas

Fazemos isso :melting_face: uma amiga depois de 3 anos morando fora, voltou para passar férias e resolveu conhecer tudo que estava bem aqui a vida inteira, pois na cidade onde ela está morando , as pessoas perguntavam como eram alguns pontos turísticos aqui e ela não sabia por nunca ter visitado.

Não conheço e nunca tive vontade de ir a São Paulo , mas quando escuto falar automaticamente vem o MASP, não conseguiria imaginá-lo sem os pilares vermelhos se não fosse a imagem.
Gratidão por compartilhar tantos detalhes e curiosidaes sobre o MASP @Belie ! :clap:

8 curtidas

Oi, gente, voltei e fiquei muito feliz lendo os comentários de cada um de vocês.

É sobre isso que a @erika.p e a @Limah falaram: precisamos ser turistas da cidade que moramos. E eu estou tentando fazer mais isso.

Na última semana, por exemplo, fui no Parque Augusta, um parque super conhecido, mas que nunca tinha ido, apesar de morar do ladinho dele (é sério, dá pra ir a pé).

Obrigada pelo carinho e prometo voltar ao MASP. Agora, com a desculpa de conhecer o restaurante que o @LuizGSF recomendou! :face_savoring_food:

10 curtidas