queria ter esse problema
Olha,
Encontrei 2 falhas graves no uso da corretora;
- O modo rua investimentos, está acionado e registrado com o meu wi-fi local.
Ao desativar o wifi local e ficar só com o 4g, e o app em aberto nos investimentos, o modo rua não foi acionado. E na aba distribuição, consegui vender ativos da bolsa, sem o modo rua entender que desativei o Wifi seguro para bloquear o acesso.
Conclusão: Com o app aberto, em distribuição (bolsa de valores) e desativado o Wifi local (marcado como seguro) no Modo Rua, além de vender ativos, disparadamente ele não acionou nenhum mecanismo de bloqueio.
- A aba distribuição da bolsa de valores, onde está os ativos adquiridos, tem telas demais e um delay para acionar a venda.
Quando vou no ativo vender dentro dessa aba distribuição. Ao vender o ativo com esse delay, sem o acionamento do modo rua, me aparece uma tela tipo; Voltar para carteira ou continuar investindo.
Bom, ao acionar qualquer uma dessas telas, eu não direciono para a tela distribuição e sim para a página da “prateleira de produtos” ou para a página home de investimentos (a tela do $).
Conclusão: O meio de segurança não me ajudou, se caso fosse um perigo de roubo e o delay, telas não sincronizadas, voltava incansavelmente para o começo.
Atualizando a lista de demandas que a comunidade já trouxe ou continua trazendo sobre a área de investimentos:
Criticidade Alta
Feature | Status | Área do App | Justificativa |
---|---|---|---|
Preço médio manual e automático (RV) | Não entregue | Investimentos > Ativo | Essencial para cálculo real de rentabilidade |
Separação de conta para proventos | Em desenvolvimento | Conta / Investimentos | Evita uso indevido e organiza reinvestimentos |
Detalhamento completo dos proventos (ativo, cota, data) | Parcialmente entregue | Proventos | Facilita o acompanhamento dos rendimentos |
Home Broker Web | Não entregue | Plataforma / Navegação | Atende investidores que preferem desktop |
Exportação de dados para IR | Não entregue | Relatórios / Extrato | Importante para obrigações fiscais |
Livro de ofertas (Book de ofertas) | Não entregue | Renda Variável | Essencial para colocar ordens com estratégia |
Extrato completo de investimentos | Não entregue | Investimentos > Extrato | Permite rastrear tudo com clareza |
Rentabilidade em % (nova abordagem) | Não entregue | Investimentos > Performance | Ajuda a comparar com benchmarks |
Análise da Carteira por risco/retorno | Não entregue | Investimentos > Carteira | Base para decisões mais conscientes |
Campos de Preço Médio e Valorização (RV) | Entregue | Renda Variável > Ativos | Permite análise de rendimento atual |
Tab de Performance (em R$) | Entregue | Investimentos > Performance | Visualização intuitiva e prática |
Edição de preço médio (RV) | Não entregue | Renda Variável > Detalhes | Corrige distorções de rentabilidade |
Separação NuConta vs Conta Investimentos | Em desenvolvimento | Conta / Investimentos | Dá controle e flexibilidade ao investidor |
Criticidade Média
---|---|---|---|
Ajuste de UI na aba Evolução (cores, ícones, cards) | Não entregue | Investimentos > Evolução | Clareza visual e navegação melhor |
Filtros mais inteligentes (últimos 3/6 meses, ano vigente) | Não entregue | Evolução / Filtros | Facilita análise por período comum |
Notificação push com nome e valor dos proventos | Não entregue | Sistema de alertas | Reduz fricção e melhora experiência |
Proventos futuros (agenda) | Não entregue | Proventos | Planejamento de entradas financeiras |
Valor do Tesouro Direto por vencimento (não só mercado) | Não entregue | Tesouro Direto | Representa melhor a intenção de longo prazo |
Compra programada por valor/unidade (Criptos/Outros) | Não entregue | Cripto / Compra | Automatiza estratégia de entrada |
Correção da leitura de entradas/saídas | Não entregue | Evolução / Rendimento | Evita confusões sobre o que foi investido |
Comparativo com índices (CDI, IPCA, etc.) | Não entregue | Performance / Evolução | Benchmark para decisões mais embasadas |
Aba Distribuição com filtros avançados | Parcialmente entregue | Investimentos > Distribuição | Organização por classe, risco e liquidez |
Novo fluxo de compra de Renda Fixa com filtros | Entregue | Investimentos > Renda Fixa | Torna mais fácil encontrar produtos desejados |
Detalhamento dos proventos (tipo, data, cotas) | Entregue | Investimentos > Proventos | Transparência na análise dos ganhos |
Separação de categorias específicas de investimentos | Não entregue | Investimentos > Organização | Ajuda no entendimento da carteira |
Criticidade Baixa
---|---|---|---|
Visualização de rendimento diário (RF e caixinhas) | Não entregue | Evolução | Interessante para usuários mais detalhistas |
Correção do bug “100 ações > 99” | Entregue | Renda Variável > Ordens | Elimina erro técnico pontual |
Modo Rua aplicado a investimentos | Entregue | Segurança > Configurações | Protege dados em situações externas |
essa lista foi compilada com auxílio de IA ↩︎
Muito obrigado @Usuario.N !
Sumarizando aqui o seu comentário e listando os itens. Veja se faz sentido:
1 - Atualizar a forma de interação com o gráfico de barras em se tratando das seleções (isso já está na lista… vamos mudar algumas coisinhas quanto a essa interação, como adicionar a funcionalidade de você tocar novamente na barra selecionada para voltar a selecionar o período anterior, sem precisar usar o filtro novamente);
2 - Sobre os dados serem brutos ou líquidos, tudo em Investments no NuApp é bruto. Se for líquido, está escrito líquido, caso contrário, é bruto. Mas anotei aqui para tentarmos deixar isso mais claro. Hoje, essa informação encontra-se apenas nas FAQs;
3 - Já temos mapeado aqui para adicionar uma setinha ao lado de entradas, saídas e outros ganhos que irá direcionar para a nova página de extrato, já filtrando pela mesma visualização dessa aba, ou seja, se estiver vendo Renda Variável para o período X, já cai lá no extrato filtrado para Renda Variável para o período X. Super concordamos que isso vai ajudar a dar clareza e permitir aos clientes relembrarem o que aconteceu naquele mês, para as contas fazerem mais sentido
4 - Sobre o rendimento diário, para o mês atual, o seu rendimento cresce dia a dia. Porém, para os meses já fechados, só mostramos o rendimento mensal. O racional aqui é parecido com aquele que comentei no outro post, sobre investidor vs especulador. Nossa ideia é incentivar a visão mais de longo prazo, onde oscilações momentâneas podem acontecer, mas o mais importante é no médio/longo prazo. Sendo assim, após fazer pesquisas com clientes e entrevistar outros, entendemos que essa visão mensal entrega o que é mais buscado. Mas, isso é algo que já temos mapeado aqui também, de trazer essa visão diária. Porém, por ora, está com prioridade baixa, devido a esse contexto que passei.
5 - Sobre o filtro de período, ótimos pontos! Somei com os que tinha aqui e vamos ver de priorizar isso. obrigado!
6 - Sobre o rendimento atual, estamos discutindo como melhorar essa experiência especialmente para quem tem ativos de Renda Variável, onde entendemos que esse rendimento atual faz mais sentido para tomada de decisão, além do rendimento de 12 meses que deve continuar e representa o rendimento real do cliente, considerando tudo que ele teve de rendimento ao longo do tempo, mesmo se for de algum investimento que já finalizou.
Muito obrigado pelos pontos e desculpa a demora em responder… esta semana o time de investimentos está trabalhando do escritório e minha agenda fica uma loucura com mil reuniões por dia Vlw!!!
@MarcosFaria , nem me fale… essa dor de não poder editar o preço médio é algo que estamos focados em resolver o mais breve possível.
Esta semana já desenhamos a solução… agora, vamos definir a arquitetura do código para fazer isso se tornar uma realidade e já vamos começar a implementar. Estou DOIDO para ver isso no ar!
Tá chegando!!!
Sobre a conta de investimentos separada, a gente está fazendo isso de um jeito onde o cliente vai poder escolher se mantém tudo unido como está (como você deseja), ou se quer ter separado (como era com a NuInvest). Assim, cada um pode usar do jeito que prefere
Sobre o livro de ofertas, é algo que eu também sinto falta… Levei essa dor para o time responsável aqui pela experiência de compras de Renda Variável. Vou tentar ajudar a influenciar na priorização disso
Muito obrigado pelos feedbacks!
Bom dia! Sugiro levar ao time de renda variável a necessidade urgente de o aplicativo ser capaz de calcular/corrigir corretamente os preços médios do ativos, como ocorre com todas as demais corretoras. E estou falando de ativos que sempre estiveram na NuInvest/NuBank.
Sem isso, todas essas ferramentas referentes a rentabilidade apresentam resultados fictícios.
Ou teremos que voltar as anotações manuais de compra e venda? Iconcebível impor mais essa dificuldade aos investidores, ainda mais nesse momento de intensa informatização.
Não é compreensível imaginar que o cálculo/controle automático seja de difícil efetivação, já que é disponibilizado por todas outras corretoras, além de inumeras calculadoras automáticas de IR (pagas).
Att.
O grande problema disso é que acaba somando rendimento que não foi de fato realizado, porque considera valorização de ativos que já não estão mais na carteira. Isso não faz o menor sentido.
Eu quase não uso essas ferramentas, porque na minha cabeça o valor está errado Então até queria conferir a minha percepção com a de outros usuários:
No meu caso, andava insatisfeita com a mudança do estilo da NuInvest, principalmente a falta do HB, então fiz a portabilidade de toda a parte de renda variável em Out/24. E agora meus rendimentos aparecem negativos!!! Alguém teve essa experiência?
Porque se estiver certo e eu realmente estou isso tudo no negativo eu vou ali chorar. (Sim, eu já tomei mto prejuízo, mas acho que está um pouco exagerado )
Mas acho que não está, pq quando vejo a evolução só do mês de Outubro, a minha portabilidade não aparece em “saídas”, mas nos rendimentos negativos
Então pra eu poder dar pitaco, só se puder confiar nas informações
@Greice_Lima Se entendi bem, o seu histórico de investimentos (gráfico evolução) no Nubank começou em outubro de 2024?
- Tipo, você já investiu antes na bolsa de valores?
Pois, se considerar o histórico de outubro de 2024 até agora, poucos ativos subiram de valor. Porém, se considerar todo o tempo que investiu na bolsa de valores (antes do mês de outubro/24) pode ser que o preço esteja positivo.
Bom dia/tarde/noite,
Olha @andreobueno fugindo do escopo, acredito que a diversificação de ativos misturando renda variável e renda fixa seria muito bom no atual momento. Me refiro ao mercado de crowdfunding, entre vários existentes, talvez, disponibilizar ativos em CCB.
- Pra quem não sabe: Os ativos CCB estão lastreado em algum indicador de renda fixa, mas o seu principal objetivo é arrecadar dinheiro para projetos específicos.
Exemplo: “Nubank, emite um CCB para construir a maior piscina do mundo”.
Muitos conhecem, a arrecadação para um amigo, um casal como Vakinha, mas para a empresa com objetivos claros em projetos específicos (CVM - regulado), conhecemos como CCB. O CCB, nada mais é do que uma dívida emitida para arrecadação de algum projeto com retorno prefixado, atrelado a indicadores de renda fixa (muito maiores). O que também não o torna o mais seguro, porém é bem mais arriscado. Afinal, não têm oFGC e por isso pagam mais, ou seja, se falir o emissor (exemplo), não têm garantia de pagamento do valor investido.
@andreobueno Boa noite, tudo bem ? Seria ótimo se tivesse como manter as nossas ordens de compra/venda de ações com preço manual por tempo indeterminado — não tendo prazo de validade de 1 dia. Gostaria de por um valor e só cancelar ela quando eu desejasse. (pouparia tempo e preocupações)
Não, não, eu era cliente da EasyInvest, invisto há alguns anos. Meu gráfico no Nubank começa em Janeiro de 2023.
Outubro de 2024 foi quando eu tirei meus investimentos de renda variável do Nubank e levei pra outra corretora por meio de portabilidade. Este valor que eu tirei aparece como se fosse um prejuízo do período.
Meu palpite é que, como fiz portabilidade, é como se a posição tivesse só “sumido” da custódia do Nubank, e isso parece que é interpretado pelo sistema como um rendimento negativo do período.
O investimento na nova corretora começa em out24, digamos que até essa data vc tenha obtido 50% de lucro na NuInvest e após ela tenha uma queda 10%, o que vai constar na nova corretora são estes 10%, não os 40% que vc ainda está lucrando.
Eu acho que é bug de portabilidade.
Eu fiz portabilidade no passado da XP para Nuinvest e ficou na nuinvest que fiz +1800% no ano, o que é impossível. Provavelmente ele calculou como se eu comprei tudo na nuinvest com custo zero e o valor atual era tudo lucro e valorização.
Ao fazer portabilidade para fora, sair do Nubank, deve acontecer o contrário, provavelmente é um bug que calcula que todos seus ativos que saíram foram para valor 0, calculando como perdas.
Eu nunca reportei esse bug por pura preguiça, só acontece ao fazer portabilidade.
Não é só na portabilidade. Minhas ações, sempre estiveram no Nubank/NuInvest, e tenho ativos desse jeito que você citou, por exemplo com 1000% de rentabilidade, etc. Já reclamei no suporte, inclusive através do Reclameaqui.com.br e a posição é que sabem das divergências, porém não dão prazo para retificar. Ou seja, a rentabilidade é ilusória. Infelizmente, aos poucos estou fazendo a portabilidade das minhas posições para outra corretora.
Aguardando as melhorias, minha area de investimentos regrediu nas funções e layout.
Sendo sincero estou usando o BTG no momento, inicialmente para FIIS pois nao tem corretagem, mas estou pensando se nao vale a pena pagar a corretagem, dado ao valor que fica pelo volume da ordem de compra. Estou aguardando as tais melhorias, mas reclamamos tanto da area de investimentos e o Nubank lançando um produto aqui, outro ali, e a area de investimentos nada. Obvio que o Banco tem que se reinventar sempre, se atualizar, lançar produtos, mas qual o intuito ate da Comunidade mesmo, se o que reclamamos e sugerimos nao sai daqui? Desanimador inclusive é saber que se lançarem algo esse ano de melhoria vai chegar “gradualmente” no colo dos usuários, como se uma area de investimentos decente fosse um produto premium pra um publico seleto de pessoas, mas não é. O que o @Usuario.N citou e exemplificou ja seria uma atualização bastante consistente para o app, mesmo assim o Home Broker continua fazendo falta, Visualizar o preço médio corretamente e poder editar, saldo separado pra investir e receber proventos, estamos aguardando ainda alguma mudança no app, pelo menos eu estou, pois gosto da conta, mas gosto ainda mais do meu dinheiro bem cuidado e desde o falecimento da Nu Invest nao tenho sentido interesse em receber investidores por parte do Nubank.
Fala @Lucas.R , tudo bem?
Obrigado por trazer esse ponto! Realmente, nossa solução não está perfeita, e temos ciência disso Infelizmente, esse é mais um dos problemas bem complexos do mundo de investimentos onde qualquer solução tem pros e contras…
Primeiramente, deixa eu tentar explicar o racional dessa nossa decisão:
Antigamente, mostrávamos o rendimento dos clientes como sendo apenas a diferença do valor atual pelo valor aplicado, ou seja, exatamente a sua conta: Investiu 1000 e agora está valendo 1050, o rendimento é 50. Porém, quando entram proventos na jogada, essa conta de rendimento não é justa… pq ela esconde um rendimento que o cliente teve, justamente pelo fato dos proventos não serem somados no seu total investido, porque eles não são reinvestidos, e sim, eles vão para sua conta. Imagine que o cliente nesse seu cenário ganhou 30 de proventos. Então, hoje, ele está ganhando os 50 da valorização + os 30 dos proventos… mas o app só mostrava os 50
Diante desse cenário, muitos clientes de RV estavam vendo um rendimento real inferior, porque seus proventos eram ignorados, algo que não faz sentido, porque muita gente investe em RV justamente por causa dos proventos (ainda mais quem gosta do Barsi, como eu haha). Pensando nisso, mudamos o cálculo do rendimento para passar a considerar os ganhos de proventos nele… Mas, infelizmente, essa conta não é tão simples quanto somar os proventos no total e ter o rendimento sendo a diferença desse total para o valor aplicado. Ao olhar o total de investimentos, ele não bateria, porque os proventos não estão lá, estão na nuconta.
Em face desse cenário, olhamos benchmarks e adotamos uma solução parecida, onde consideramos os proventos como rendimento e o somamos à valorização, que é o retorno real do investidor. Porém, para dar certo a conta do total atual, é criada uma saída “fictícia”, ou seja, o resgate desses proventos para a conta do cliente. Ao fazer isso, a conta bate: Rendimento = Saldo final - Saldo Inicial - Entradas + Saídas
Seguindo seu exemplo, com nosso cálculo, fica assim:
Rendimento = 1050 - 1000 - 0 + 30
Rendimento = 80
Desse jeito, as contas batem, e ainda conseguimos entregar o valor do rendimento real dos clientes, considerando os proventos.
No entanto, temos ciência que a criação dessa saída no caso dos proventos é algo não muito simples de se explicar, apesar de ser uma prática comum no mercado.
Enfim, a ideia foi essa… mas, estamos super abertos a sugestões para melhorar isso, ou deixar isso mais claro no app, para melhorar a experiência de nossos investidores.
vlw!
@Jpnunes , obrigado pelo feedback.
Essa questão do preço médio é algo que estamos investindo muitos recursos para melhorá-lo há meses. Infelizmente, é um desafio enorme, absurdamente complexo (apesar de não parecer para quem está de fora), principalmente quando envolve ativos que passaram por eventos corporativos (mudança de ticker, cisão, fusão, desdobramento, etc.). Atrelado a isso, existe ainda o cenário de quem fez transferência de custódia para outra corretora, onde a corretora para onde seu ativo foi transferido não tem acesso aos seus movimentos de compra e venda, por exemplo. Sem eles, é impossível calcular o preço médio…
Diante disso, muitas corretoras permitem que seja informado o preço médio no momento da transferência, ou dentro do app em outro momento, o que ajuda a mitigar o problema, mas não o resolve… Quanto a isso, já está mapeado aqui e vamos permitir isso também, agora no segundo semestre.
Ah, aproveito para compartilhar também que, pelas nossas entrevistas, temos percebido que muita gente não calcula seu preço médio corretamente, principalmente devido às complexidades que citei acima, as quais muitas vezes são ignoradas nos cálculos pessoais de preço médio dos clientes. Pensando nisso, estamos criando um tutorial de preço médio avançado cobrindo os mais variados cenários e devemos postar isso no nosso blog em breve, para ajudar nessa questão.
Enfim, esperamos poder contar com a compreensão de vocês enquanto continuamos melhorando esse dado até chegarmos no 100% de corretude para todos os clientes. Esse é um dos nossos objetivos para ser um diferencial, uma vez que ter o preço médio correto é um baita desafio para todos os players, como pode ser constatado lendo feedbacks de investidores nos mais variados meios de comunicação/redes sociais reportando problemas sobre isso.
Olá @Ailton_Rocha , tudo bem?
Editar preço médio + Inserir preço médio no momento de transferência de custódia já estão priorizados no meu time agora para o segundo semestre.. UHU!!! Finalmente vamos entregar mais essas melhorias tão solicitadas pelos clientes e que eu, pessoalmente, queria muito fazer porque também sinto falta haha
#agoraVai!
Boa tarde,
@andreobueno
Então Andre, eu entendo que de cara o nome “rendimento” já não é o mais adequado para os investimentos em RV (renda variável).
Sabe o porque?
Se pegar a valorização/desvalorização do ativo de um mês a outro, vai demonstrar têm mês que o retorno é abaixo dos indicadores da Renda fixa, logo, já aí mesmo o nome ("rendimento ") já não condiz com o tipo de ativo (RV)…
Independente de quem se baseia ou é fã como o Barsi, a ideia é ser transparente com os clientes. E estes termos/nomes, devemos ser francos: não está legal.
Edit: Vou fugir o escopo, um pouco…
Situação: Nomenclaturas e informações na renda variavel…
Motivação: Conectar nomes e informações entre os tipos de investimentos.
Causa: Conflito de informações e intenções na renda variável
Hipótese 1:
Usuários correlacionam, “rendimentos da renda variável” como renda fixa;
Hipótese 2:
Usuários não compreendem, o termo “rendimentos” da renda variável com o cálculo na soma e subtração.
Hipótese 3:
Usuários entendendo ou não entendendo, buscam outros meios de comunicações para se informarem.
SOLUÇÃO:
Reestabelecer outros nomes e que correlaciona a movimentação com a valorização/desvalorização do ativo. Desconsiderar Saída e Entrada ou aplicar a lista suspensa explicando o que saiu/entrou.
Ex:
ENTROU:
- Reinvestimento
- Bonificação
- Capital novo (compra do ativo)
SAIU:
- Proventos**
- Venda do ativo
Valorização/Desvalorização: X + Y = W (A conta é igual a que você explicou acima)
*A valorização ou desvalorização seria o que podemos dizer de Lucro Líquido, caso, e se, o cliente resolver vender, tem X.
**Considerar os proventos como entrada, somente se o valor dos proventos for reinvestido. Caso contrário, desconsiderar tanto a somatória na valorização como na desvalorização dos ativos.
E de fato, o mais importante aqui é sabermos que há transparência entre o saldo da conta com o saldo dos investimentos. Logo, pensando aqui se **o valor conta no “rendimento” da Renda Variavel, tanto na SAÍDA como na ENTRADA, então, a movimentação no saldo da Conta também vai estar errado. Se no momento o saldo dos proventos caem na conta, neste caso, entende-se que é considerada na movimentação caso o usuário queira reinvestir.
OUTRA SOLUÇÃO:
Usar o cálculo, onde o preço do ativo no ato da conta + proventos recebidos ou que irá receber seja = ao preço do ativo hoje.
Isso significa que o investidor, mesmo que ele tenha a intenção de reinvestir, não pode ser considerado como reinvestimento, se o provento que ele recebeu hoje ou em todo período não dê para comprar 1 cota daquele ativo.
Dessa forma, evita a confusão nas nomenclaturas, corrige a informação da movimentação na renda variavel (nome aqui é “evolução”) e atraí mais informações visuais do que conflituosas.
Pense, quem não teve experiência com Renda Variavel ainda, e só teve com Renda Fixa. Estes termos “rendimentos” pode levar ao cidadão iniciante a investir nos ativos de renda variavel, sem entender os riscos. Digo, com a valorização ou desvalorização (“rendimentos”), onde os valores apresentam negativos e até mesmo nulos. Logo, o investidor novo que quer investir em renda variavel, irá entender que esse ativo “rende”, ao invés de “valoriza/desvaloriza”.
Saka…
Informações conflituosas que dá pra ser resolvida com uma leitura inteligente na movimentação dos extratos para se fazer isso. Recordo bem que na Easynvest tinha um extrato detalhado, onde é possível fazer essa conexão entre informações, se mantiveram na *Nuinvest".