Eu trabalho aqui na parte de investimentos do Nubank. Para ser mais preciso, trabalho na parte responsável por criar as ferramentas para ajudar os clientes a entenderem como seus investimentos estão performando.
Gosto demais de interagir aqui na NuCommunity com vocês e coletar feedback, críticas construtivas e ideias para melhorias na parte de investimentos do NuApp. Pensando nisso, criei esse post para pedir a ajuda de vocês mais uma vez É o seguinte…
Neste momento, temos uma lista de itens para priorizarmos no próximo semestre. Porém, antes de definir essa priorização, gostaria de ouvir vocês para ver o que mais poderíamos/deveríamos considerar, porque vocês sempre trazem ideias bacanas
Se puderem focar as sugestões nessas funcionalidades, melhor ainda!:
Aba Evolução dos investimentos
Aba Proventos
Aba Performance
Aba Distribuição
Preço Médio
O que vocês gostariam que fosse acrescentado/mudado nessas funcionalidades? Tem algo que facilitaria a vida de investidores de vocês?
Ah, caso tenham sugestões de outras funcionalidades que a gente ainda não tem no app para ajudar nesse monitoramento da performance dos seus investimentos, por favor, podem compartilhar também. Por fim, se tiver algo que dificulta essa sua tarefa de monitorar seus investimentos, mas você não conhece nenhuma funcionalidade para resolver essa dor em específico, pode falar dessa dificuldade também, aí pensamos aqui internamente em possíveis soluções para ela
Enfim, queria incluir vocês nesse processo de priorização, uma vez que nosso foco aqui é ter os clientes no centro, sempre!
Desde já, muito obrigado! E bora tornar essa área de investimentos do Nu a mais top das galáxias
Aqui nesta aba é como mencionei em outra ocasião, não gosto do estilo texto um de baixo do outro com as mesmas cores e fontes, isso confunde, e ao bater o olho não temos aquele entendimento imediato sabe. Parece que esta tudo junto e misturado. Então trazer ícones que representem a Inf ou formas de cards pode ajudar. (Na minha opinião)
O gráfico ali serve como filtro por mês, e acho isso bom, mas ao tocar fora a seleção ainda permanece, tendo o cliente que trocar de aba e voltar p/ desfazer. Talvez seja um bug, não sei.
E ao selecionar um certo mês eu não consigo identificar se a informação daquele rendimento é liquido ou bruto. Então tbm não da pra entender bem.
E eu adoraria que nas outras linhas de informações como de entradas e saídas tivessem um botão igual o que tenho na linha sobre rendimentos sabe, que expande um menu ali mesmo na página mostrando mais informações. Então ao tocar no valor de saída ou entrada o app expandisse mostrando quais foram os tipos de aplicações que saíram e entraram né. Seria legal.
Assim como temos opção de consultar o rendimento por mês, eu gostaria de poder consultar o rendimento diário das aplicações em renda fixa e caixinhas. Acho interessante consultar quanto certo valor rende por dia a cada novo aporte por exemplo.
No menu de filtro, na opção de personalizar, pra mim não está legal como está, pois a opção de de INÍCIO tem como padrão o período mais antigo. Mas são poucas as vezes que o cliente vai querer consultar períodos tão antigos, e é mais comum querer consultar dos últimos 2, 3 ou 6 meses né. Então se puderem alterar aquele menu colocando em ordem de tempo por mais recente para mais antigo seria ótimo. Além disso muita gente não sabe que os gráficos servem para filtrar o mês, então seria bom ter está opção no menu de filtros para o cliente selecionar por lá tbm e filtrar para ver o período do ultimo mês, penúltimo, e etc. Além de que falta um filtro para o cliente selecionar com 1 único toque o período do ano vigente apenas. Lá só tem máximo e últimos 12 meses.
Nesta aba também seria legal ter um índice de comparação, como o CDI, IPCA, dólar, Ibovespa, poupança e outros
Nesta área também falta a informação da variação em porcentagem da evolução, e informação em porcentagem da valorização liquida de IR.
Falta informação em porcentagem da rentabilidade mensal. É até estranho não ter já que o nubank inventou de colocar a informação em porcentagem com relação a informação de posição do cliente em ativos de renda variável, ao qual eu achei muito ruim. Dava muito bem para trazer a informação em porcentagem do “minha posição” , mas mantendo o valor em real tbm né. Na verdade está inf sobre Minha Posição lá deveria mostrar o valor total em reais considerando o preço de mercado do ativo. E deveria ter uma outra informação ali com valorização em real do ativo e a porcentagem. Espaço é o que tem de sobra lá. Estou falando dessa parte aqui:
Por mim está ok. Não posso opinar muito pois só tenho um ativo em RV e não sei como fica ali recebendo proventos de varios ativos. Mas poderia ter uma area ali para o cliente consultar os proventos futuros, os já agendados pelas empresas ao qual ele tem cotas em sua carteira de renda variável, com a quantidade de cotas, preço por cota, nome do ativo e data de pagamento(mas isso vcs falaram que já estão trabalhando né). Também poderia ter ali nesta aba um botão para o cliente emitir um extrato em PDF por email de certos períodos.
E que o app do nubank por favor emita notificações push dos novos proventos informando o nome do ativo e o valor, pois atualmente é só um aviso superficial que obriga o cliente a entrar no app só pra ver o valor. E não tem necessidade disso. Quanto menos trabalho pro cliente melhor.
Não posso opinar já que não está disponível na minha conta, e já tem mais de 1 ano que está escrito EM BREVE.
Já comentei sobre no outro tópico. Mas vc disse que a forma como está é incompleta e que logo vai mudar né, então não tem como opinar.
Mas gostaria de ter informações sobre criptos aqui também. Na verdade em toda sessão da analise de resultados.
O botão da analise de resultados está meio que emendado com as outras opções da pagina da aba de $ após a pequena mudança de layout que fizeram né. Colocar em formato de botão com uma outra cor de fundo e um sombreamento ajudaria o cliente na diferenciação. Me refiro a está situação atual:
E faltou colocar também o produto de criptos ali na sequência logo abaixo das caixinhas caso o cliente esteja investindo nisso tbm.
Algo como nesta ilustração seria muito bem vindo no app viu. Mostrando o rendimento líquido grande e separado do valor total em carteira, a porcentagem que representa cada produto na carteira do cliente, e botão com cor para caso o cliente queira comprar ou investir mais naquele produto. E mudanças nos textos, colocando está sessão com um título de MINHA CARTEIRA, e logo os produtos de investimentos colocar nome de Composição.
Ah, se tirassem aquele gráfico enorme que nao tem utilidade da aba $ também seria maravilhoso. Aquilo não ajuda em nada não viu. Não serve nem de filtro para o cliente visualizar a rentabilidade do mês né. Por falar em rentabilidade você tambêm já sabe que eu gostaria de poder visualizar o rendimento atual do valor investido do que os dos últimos 12 meses ao qual considera valores que já nem existem em conta do cliente, trazendo assim uma falsa impressão de que ele, nós temos um super rendimento quando resgatar. Mas não é verdade né. @andreobueno
Fiz um levantamento com ajuda de IA para consolidar as demandas recorrentes da comunidade, espero que seja útil
Feedbacks da Comunidade sobre a Integração NuInvest + Nubank
Atualizado em: 15/05/2025
Visão Geral
Com a unificação dos apps NuInvest e Nubank, clientes manifestaram diversas dificuldades operacionais, frustrações na experiência de uso e sugestões claras de melhoria. Este documento sumariza os principais pontos priorizados por impacto e urgência, com foco na retenção de clientes e otimização da jornada de investimentos.
Dores Críticas (Alta Prioridade)
Tema
Descrição
Fusão de saldos
Mistura entre conta corrente e conta de investimentos dificulta controle financeiro e reinvestimentos.
Proventos sem detalhamento
Falta de informações sobre ativo pagador, valor unitário, datas e ausência de notificações.
Visual poluído e navegação difícil
Layout pouco intuitivo, telas longas e excesso de camadas para ações básicas.
Dados inconsistentes e sem atualização
Divergência de valores de patrimônio e ausência de atualização em tempo real.
Demandas Estratégicas
Solicitação
Justificativa
Conta de proventos separada
Evita uso acidental dos valores e permite reinvestimentos organizados.
Home Broker web (não só via app)
Usuários experientes preferem operar via desktop com mais controle.
Histórico de ordens e exportação de dados
Essencial para IR, controle de aportes e transparência.
Edição de preço médio manual
Fundamental após transferências de custódia externas.
Agrupamento claro por tipo de ativo
Melhora a usabilidade e se aproxima da antiga interface NuInvest.
Oportunidades de Valor
• Adoção de boas práticas da XP (como conta separada e organização de classes de ativos).
• Engajamento ativo da comunidade com propostas detalhadas de UI/UX e funcionalidades.
• Possibilidade de fidelizar clientes com entregas rápidas de melhorias comunicadas com clareza.
Recomendação
Acelerar a entrega de ajustes de base, como separação de saldos, proventos detalhados e subscrição integrada no app, e comunicar roadmap de melhorias de forma transparente, para preservar a confiança da base de investidores.
Vou acompanhar esse tópico pra ver as melhorias sugestões e discussões, fiz a transferência das minhas ações e TD para o Nubank e qual não foi minha surpresa quando não pude ajeitar o preço médio, isso é crucial para toda a rentabilidade…
Sobre a “conta de proventos separada”, eu até prefiro do jeito que está, mas se separar também é questão de adaptação.
Não recebi proventos ainda no Nubank pra ver como é, pelo que tenho lido, no extrato aparece sem informação e afins, isso é triste se for o que estou pensando, tem que mostrar a fonte e quantidade de ações, por exemplo, eu tenho Cemig, data com esse ano pra pagar ano que vem, assim possivelmente terei mais ações até o ano que vem, e quero saber do provento pago está levando em consideração quantas ações.
Exportações de dados pra IR e afins, não ligo, uso controle externo dos meus investimentos, isso não é tarefa da corretora.
Home Broker web, por mim, todo o Nubank devia ter versão web também.
Esqueci do ponto ainda mais crucial para investimentos, além do preço médio, livro de ofertas! Como que a gente põe ordens sem ver antes o Book?
Penso que deveriam permitir, ao comprar criptos e outros ativos, duas modalidades: por preço e por unidades.
Ao escolher uma das opções, o cliente também deveria poder programar a compra, escolhendo: avista, quanto atingir o preço = ____, quando subir ____ %, quando descer ___ %.
Muito claro como vocês gostam de fazer para que os clientes mais noviços entendam logo de cara.
Para começar, e isso é urgente, necessário que o aplicativo aponte corretamente o preço médio dos ativos. Sem isso, a rentabilidade apresentada é fictícia!
Vamos lá, algumas questões elementares e que entendo serem de fácil implementação:
Como já foi dito, o preço médio/valor aplicado dos ativos da carteira, em alguns casos, não reflete a realidade, está bagunçado. Desse modo, não há como acompanhar a real rentabilidade/evolução da carteira;
Ao acessar um ativo específico, mostra apenas o histórico de proventes referentes aos últimos 12 meses. Porém é vital poder acompanhar os proventos pagos, por um determinado ativo, ao longo do tempo e não apenas dos últimos 12 meses.
Na aba evolução e proventos, entendo que há um equívoco na representação dos nomes (só analisei bolsa de valores);
ENTRADA;
SAÍDA;
E acredito que deveria ter um 3° nome, chamado ACRÉSCIMO ou DEPÓSITO, onde cada um representa um valor parcial que foi depositado (“ACRÉSCIMO”) ou um valor total que foi depositado (“depositei”)
Exemplo;
SAÍDA; Vendi um ativo na bolsa de valores por R$50,00
ENTRADA; Comprei um ativo na bolsa de valores por R$100,00
Só que os meus dividendos de outros ativos está sendo considerado como “saída”, sendo que eu não solicitei resgate para a conta bancária. Conclusão, o novo valor que entrou, vai descontar o valor destes dividendos e o que sobrar, volta pra conta bancária (saída = ao que sobrou da compra e o valor da venda)
Até aí parece tudo bem.
Só que na parte de baixo dessa tela (evolução), o Rendimento do ativo está considerando a soma dos proventos como outros valores e a valorização do ativo.
Ainda parece tudo bem, masss…
Já ni gráfico aparece o rendimento = Outros valores + Valorização do ativo.
Conclusão; O Saldo do capital atual, fica demonstrando erroneamente, como se eu estivesse reinvestindo todos os dividendos que ganho nos ativos da bolsa, o seja, parece que tô com uma bolada de rendimentos. Só que não.
Eu tenho quase certeza que se eu vender meus ativos, por causa da quantidade de dividendos abatido no rendimento, vai dar prejuízo. No entanto, não iludem os investidores com essa abordagem de somar dividendos, como outros ganhos. A valorização do ativo, independente dos dividendos reinvestido e deve-se retirar essa abordagem para se considerar rendimento como lucro. E o gráfico, deveria ser exponencial, onde o valor apresenta essa subida de preço na evolução. Pois, do jeito que mostra, um mês tá valor negativo, e no outro, positivo.
Sabe o que parece? É que o valor positivo do outro mês não foi usado na consolidação do valor atual deste mês. Isto é, a demonstração da valorização mensal é individualizada pra cada mês.
Exemplo:
Total investido: **R$1000,00
Mês Março; Valorizou + R$100,00
Mês Abril; Desvalorizou - R$50,00
E no entanto, se por um a caso fosse consolidado estes valores, tipo, somados os meses deveria ser assim;
Total do Capital atual: **R$1000,00
Valorização de: **+R$50,00
Mês Março; Valorizou + R$100,00
Mês Abril; Desvalorizou - R$50,00
Conclusão:
Só pra deixar claro que a diferença está na organização das informações, onde no rendimento da bolsa de valores não levaria em consideração a contagem dos dividendos para essa valorização (termo usado atual “rendimento”)
Um adendo, certas coisas entendo que não podem esperar o próximo semestre, pois estão comprometendo totalmente a experiência, especialmente é de rigor que o app tenha capacidade de calcular corretamente e de forma automática o preço médio dos ativos, como é em todas as outras corretoras que tenho conhecimento. Sem isso, as demais abas referentes ao monitorando da carteira e da rentabilidade, não passam de ficção, comprometendo completamente a experiência.
Olá Andreo, poderiam colocar uma plataforma de comprar e vender ações pelo computador e implementar algo que dê para por uma ordem de compra e venda, sem precisar atualizar as ordens manualmente todo dia. Assim como no profit
Poxa, legal.
Como o Nu é sempre muito inovador, tenho algo bem simples e que jamais vi nenhum outro banco fazer.
É referente aos títulos do Tesouro Direto
Gostaria de poder ter o valor do título conforme as taxas que contratei, e não o valor de mercado. Às vezes grandes variações nas taxas fazem o valor do título flutuar muito, e, como não tenho interesse em vender, acaba atrapalhando.
Uma simples opção onde a gente possa escolher entre ‘valor de mercado’ e ‘valor se segurar até o vencimento’ - obviamente vocês conseguirão achar um nome melhor pra isso.
nem de longe isso q vc pediu é simples, as corretoras colocam o “valor de mercado” pq é assim que funciona, imagina que isso seja uma API fornecida diretamente pelo TD e através de um script import eles mostram isso, sendo que so precisa “guardar” o dado da quantidade de títulos detidos. Oq vc ta pedindo é que o nubank reescreva todo script e passe a guardar os dados históricos, bem como “PM” de compra e mediana de taxas, nunca que farão isso, é muito complicado.
liberarem pra ajustar o preço medio da renda variavel é mais facil e eficaz, alem do que meu amigo, nos precisamos saber de fato quando esta a taxa de juros e o valor atual da cota, visando marcação a mercado essas coisas
Marca a mensagem que você está respondendo, caso contrário fica complicado saber a quem você está direcionando seu comentário.
Se for a mim, não pedi para recalcularem nada.
É sabido que os títulos do TD tem sempre 2 valores, só queria saber se existe alguma possibilidade de obtermos o segundo valor.
Hoje eu preciso entrar no site do tesouro, onde encontro os dois valores.
Se os dois valores puderem ser obtidos por uma API, não tem nada de complexo nisso.
aprendi a marcar a msg agora, antes so clicava em “responder” rs, valeu
então cara, eu uso um IMPORTXML no google planilhas, na minha planilha de controle pessoal, pego os principais dados do ipca+CJS que invisto, fica assim, e a partir desses dados eu faço outros calculos:
o site que eu pego os dados: https://brasilindicadores.com.br/
a formula por exemplo da taxa de um TD:
Acredito que poderiam adicionar um lugar separado para receber os dividendos e proventos de FIIs e ações, estou sempre recebendo dinheiro e não consigo diferenciar os dinheiro dos investimentos, com isso preciso ir até a aba de proventos e ver, poderiam também adicionar para que o viesse dos dividendos caisse diretamente em uma caixinha. Acredito que isso melhoraria muita coisa no Nunbank, porém está e minha opinião. Sei que o mesmo tem muitos assuntos para fazer, contudo este detalhe deixaria muitas pessoas felizes em relação ao Nunbank !