Ideias para o Nubank, melhorias que considero importantes
considero o Nubank muito bom, atende bem minhas necessidades como cliente ultravioleta, mas mesmo assim entendo que carece de algumas melhorias para ficar realmente ótimo.
Segue minhas sugestões com base na minha experiencia de cliente por mais de 10 anos.
- Investimentos internacionais: outras fintechs já oferecem esse serviço (exemplo Nomad), que considero fundamental para os clientes ultravioleta, recomendo estudar a implantação.
- Pontos e cashback: finalmente houve um grande avanço necessário em relação aos pontos, mas recomendo melhorias, pois o nubank tem todos os meios de alcançar o nível do Livelo. Recomendo criar um nome fantasia como por exemplo NUpoint, criando uma opção de um clube com pagamentos mensais/anuais, com benefícios de turbinar os pontos (exemplo: 1000 pontos por mês), opção de comprar pontos, no Nushopping comprar produtos com pontos ou ponto mais dinheiro, mas principalmente oferecer benefícios no Nuviagem que poderia oferecer compras com esses pontos (ou pontos + dinheiro). Outro aspecto a pensar é estender para os clientes nubank+ que tem cashback no cartão, ter pontos também (menor proporção) e usar esse beneficio, pois seria um bom incentivo para eles e aumentaria o universo de alcance desse serviço.
- Transferência de pontos (parcerias): houve melhoria muito bem vinda com a Latam, Azul e Smiles, mas faltam muitas outras internacionais (veja o concorrente REVOLUT por exemplo). Recomendo ao menos a TAP, KLM e Iberia, as mais significativas a serem consideradas. Ainda se for criado um club NUpoint, benefícios nessas transferências para estes seriam um grande atrativo.
- Sobre o cashback (aplicação): no mesmo molde do que ocorre com o Nucel, deveria existir uma nova caixinha turbo de 120%CDI, mas exclusiva com depósitos oriundos do cashback, como opção para animar aqueles que não viajam tanto. Há pessoas que não se interessam por milhas, mas esta sugestão oferece para esses uma opção interessante.
- Conta internacional: uso bastante mas sinto falta de um IBAN como ocorre com o Wise. Entendo que é um aspecto técnico de especificidade que pode haver dificuldades de implantar, mas pelo menos deve ser avaliado obter esse elemento que é muito importante para consolidar como uma boa conta internacional completa. O Wise tem IBAN e o Nomad tem código Swift, uma pena o Nubank ficar a margem deles.
- NUinvest: muitos clientes do nubank se focam nos investimentos, acredito considerar usar esse nome consolidado de forma mais abrangente no aplicativo e restaurar os recursos que oferecia antes, entendo que é matéria complexa, mas pode deve ser estudado atender essa demanda mais específica de clientes. Acho ótimo e fundamental atender os clientes que viajam como é o meu caso, mas não pode esquecer daqueles que se focam em investimentos.