Segunda-feira eu começo na academia.
Esta semana eu começo a dieta.
Este mês vou começar a investir.
Estabelecer objetivos é a parte fácil – difícil é colocá-los em prática.
Uma técnica que ajuda a definir planos mais objetivos e a alcançá-los é a técnica das metas SMART.
S — Specific (Específico)
Uma meta deve ser o mais específica possível. Nessa etapa, rascunhe o máximo de informações sobre o seu objetivo, como: “O que quero alcançar?” “Sou o único responsável por atingir esta meta?”
M — Measurable (Mensurável)
A meta precisa ser mensurável. Em outras palavras, deve ser possível acompanhar o seu desenvolvimento até que o objetivo seja alcançado. Então, pense: “Qual o resultado esperado?” “O que ou quanto falta para atingir a meta?”
A — Attainable (Atingível)
O objetivo precisa ser viável ou atingível, se não, o esforço não será recompensado. Então, reflita: “Com base nos recursos disponíveis, a meta é possível de ser atingida?”
R — Relevant (Relevante)
Este critério consiste em entender qual o impacto desta meta em sua vida, negócio ou outra esfera. Quanto mais relevante, maior a motivação para trabalhar até atingi-la e mais prioridade ela terá em relação a outras metas. Pense: “Qual impacto essa meta gera?” “Existem outras prioridades que podem ser afetadas por essa meta?”
T — Time based (Temporizável)
O último critério para estabelecer uma meta SMART é também um dos mais importantes: o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Podem ser semanas, meses ou anos, o que for mais adequado.
Em resumo, uma meta SMART deve:
- Ser o mais específica possível;
- Poder ter seus resultados medidos e acompanhados;
- Ser atingível e realista;
- Ser relevante – ou seja, ter importância;
- E ter uma linha do tempo e data limite para ser atingida.
Então, que tal utilizar a técnica das metas SMART ao traçar seu próximo objetivo?