Ótima dicas. Compras no atacado é uma boa opção para produtos de limpeza que possuem um prazo de validade maior.
Essa frase me remete aos anos 80, quando a inflação era galopante e as compras precisavam ser feitas e comparadas no mesmo dia em até quatro hipermercados, uma loucura. Hoje, com os aplicativos de supermercados e atacarejos ficou um pouco mais fácil, mas a sistemática é a mesma:
Fazer uma relação de compras e visitar 3 mercados, o que estiver mais barato no terceiro já compra, depois volta no segundo para pegar as ofertas e finalmente retorna ao primeiro para pegar lá o que compensar. Obviamente o custo de ir em três lugares e voltar depois deve ser considerado e também ser fiel à lista ou real necessidade das ofertas, comprar por exemplo uma caixa de óleo para economizar pode não ser tão interessante, mas na semana passada eu paguei R$ 6,99 cada embalagem de óleo de Canola, estava mais barato que o óleo de soja, nesse caso compensou e muito comprar 12 embalagens, que era o limite. Outro detalhe é considerar também as comparações de mesma marca, detergente por exemplo tem alguns que são água pura.
Enfim, hoje eu abandonei o hábito de compras do mês e acabo comprando durante a semana colocando os mercados em meu roteiro diário de visitas… se você não consegue ganhar mais, precisa gastar menos e se gastar menos sem perder a qualidade do que compra ou de como vive, aí é economia, senão é só ilusão de estar economizando, porque rendimento e sabor de produto na minha opinião está acima do valor comercial, muitas vezes você decide economizar na compra de uma pizza e acaba comprando um pedaço de massa aberta com duas fatias de muçarela por cima.
Boa recomendação. Algum tempo atrás vi um documentário francês que tratou justamente desse tema, um casal conseguiu uma bela economia fazendo uma pesquisa e trocando fornecedores de serviços por outros mais em conta, como internet, telefone, gás, etc…
Economizar é possível! E um dos jeitos mais fáceis de fazer isso é observando o tamanho das embalagens. Será que a versão maior realmente compensa? Vamos analisar alguns exemplos e descobrir onde está a verdadeira economia!
Lata de Milho
- 200g: R$2,99 → R$0,0149 por grama
- 400g: R$5,49 → R$0,0137 por grama
A lata maior pode parecer mais cara, mas, ao comparar o preço por grama, ela é a opção mais vantajosa. Se você consome milho com frequência, optar pela embalagem maior garante economia!
Maionese
- 200g: R$3,49 → R$0,01745 por grama
- 400g: R$6,99 → R$0,0174 por grama
A diferença no preço por grama é pequena, mas o pote maior ainda é mais econômico no custo total.
Biscoito Recheado
- 150g: R$3,49 → R$0,0233 por grama
- 300g: R$5,99 → R$0,0199 por grama
Se você adora biscoitos, escolher o pacote maior pode representar uma boa economia ao longo do tempo.
Biscoito de Maizena
- 200g: R$2,99
- 400g: R$5,49
Mais uma vez, o pacote maior tem melhor custo-benefício. Se o consumo for frequente, vale a pena investir na embalagem maior!
Biscoito Cream Cracker
- 250g: R$3,79 → R$0,0152 por grama
- 500g: R$6,99 → R$0,0139 por grama
Aqui, a embalagem de 500g é a melhor escolha para quem busca economia sem abrir mão do sabor.
E a picanha? Será que é cara mesmo?
Muita gente acha que picanha é um luxo inacessível, mas vamos olhar os números:
- Picanha (1kg): R$69,99 → R$0,0699 por grama
- Doritos (120g): R$9,99 → R$0,0833 por grama
Surpreendente, né? O Doritos, um simples snack, sai mais caro por grama do que a picanha! Ou seja, muitas vezes pagamos mais por produtos industrializados sem perceber.
Dica para economizar no mercado:
Antes de decidir qual embalagem levar, compare sempre o preço por unidade de peso (grama, mililitro ou litro). Muitas vezes, os produtos maiores parecem mais caros, mas, no final das contas, oferecem um custo menor por unidade e garantem uma boa economia a longo prazo!