Meu truque favorito para economizar

Há vários métodos disponíveis para reduzir as despesas pessoais ou familiares e, cada uma delas pode ser aplicável dependendo do cenário financeiro pessoal ou familiar de cada um.

Muito longe da exagerada ficção da série “Muquiranas” (MAX), mas é possível sim economizar (e muito!), utilizando algumas técnicas simples e, naturalmente, sem custos!

Ao final, apresentarei a técnica que mais utilizo cujos resultados tem sido imensamente gratificante e satisfatório.

Compras no “Atacado”
Algumas empresas diferenciam preços em função da quantidade de um mesmo produto e, em alguns casos, a diferença num período regular, no ano por exemplo, pode ser muito significativa.
Esse método também se aplica na compra de produtos com maior volume, desde que o custo seja proporcionalmente menor que nas unidades menores.

Compras na “Promoção
De imediato esse método requer muita cautela, pois um preço muito reduzido requer maior atenção quanto a idoneidade e credibilidade do vendedor, ressalvado esse critério, vale observar qual empresa oferece a melhor condição e forma de pagamento, preferencialmente sem juros!

Compras com “Cashback”
Já há algum tempo as empresas criaram uma forma de fidelizar o cliente, literalmente, devolvendo parte do valor pago em descontos para compras futuras, pontos e até mesmo em dinheiro!
Obviamente que é necessário realizar uma pesquisa mais atenta para verificar se o cashback é real ou é mais uma técnica do tipo “metade do dobro”.

Compras de produtos “Marca Própria”
Considerando as especificidades, experiência, qualidade e preço reduzido, esse método só é vantajoso se, e somente se, o custo do produto/serviço for significativamente menor, pois trata-se de uma forma de fidelização forçada, vez que os produtos serão sempre do mesmo fabricante/fornecedor, como ocorre, por exemplo com as marcas DIA e CARREFOUR, entre outras.

Compras “On-Line
Há duas formas de comprar on-line – diretamente da loja que comercializam produtos de seu estoque próprio ou indiretamente de lojas que comercializam produtos em estoque de terceiros, o chamado marketplace.
Em geral (embora não seja uma regra), quando o produto é vendido e entregue pela própria loja, os preços costumam ser mais baixos e as formas e condições de pagamento costumam ser mais atrativas.

Certamente que há diversos métodos de comprar visando economizar, os acima descritos englobam apenas os mais comuns.

Outra forma que pode possibilitar economizar é na Forma de Pagamento.
Atualmente, a grande maioria das lojas diferencia o preço final em função da Formas de Pagamento; PIX, Cartão à Vista (parcela única) e Cartão em parcelas.

Naturalmente que se possuir disponibilidade para pagamento à vista e o desconto seja significativo para você, essa poderá ser sua escolha.

Porém com o advento do PIX no Crédito, é possível pagar pelo preço à vista e de forma parcelada, desde que esse recurso esteja disponível para você.

Nesse caso (PIX no Crédito) é importante fazer os cálculos e verificar se o desconto para pagamento à vista é maior que os juros a serem pagos no cartão.

Um exemplo: uma loja concede 10% de desconto para pagamento à vista no PIX e seu banco disponibiliza esse recurso (PIX no Crédito) ao custo de 3% ao mês.
Nesse caso, valerá à pena utilizar o PIX no Crédito, vez que em até 2 parcelas, o desconto será maior que os juros, sem contar um eventual cashback.

Exemplo:
Preço Full do produto: R$100,00
Desconto à vista: 10% x R$100,00 = R$10,00
Preço Final: R$90,00

Acrescentando os juros (compostos) pago no PIX no Crédito: R$90,00 x 6,09% = R$5,48
Preço Final: R$95,48

Economia de R$4,52 sobre o valor Full

Se você dispuser do valor para pagamento à vista, poderá ainda deixá-lo rendendo numa Aplicação, aumentando ainda mais a economia.

Conforme o cenário de compra, utilizo um dos métodos acima, por vezes, uma combinação de vários deles, sempre visando a máxima economia, sem afetar a qualidade e durabilidade do produto ou serviço.

E você? utiliza algum dos métodos descritos, ou tem um método que gostaria de compartilhar?

27 curtidas

Gostei dessa dica, existem supermercados atacadão que já vi em cidades vizinhas e os preços são mais em conta, parabéns pela a ideia do tópico! :purple_heart:

16 curtidas

Há ofertas que extrapolam o bom senso…

Supermercado Assaí (jan/25) - Sorocaba/SP

Supermercado Confiança (jan/25) - Sorocaba/SP

A diferença supera 66%!

16 curtidas

Misericórdia e como extrapolaram, por isso acho que compras de supermercado tem que ser feito com calma, a não ser que não se importe tanto com economizar. :grimacing:

13 curtidas

Excelente tópico @LuizGSF muito obrigado por compartilhar essas dicas conosco.

Sim, utilizamos as duas primeiras. Fazemos compras no Atacado e no dia das promoções.

Aqui não é comum darem desconto no pagamento à vista. Geralmente pagando no cartão fica o mesmo valor. Então eu sempre pago no cartão para ter o cashback do Nubank e no máximo de parcelas possível sem juros. Depois adiando as parcelas para a fatura atual e ainda ganho uns centavos de desconto também.

14 curtidas

Show @LuizGSF :clap::clap::clap::clap:

Utilizo um pouco de cada uma das estratégias que você citou. Quanto a produtos em promoção eu sempre me atento a Data de validade do produto.

12 curtidas

Show de tópico, @LuizGSF!!! :clap:t2:

Gosto da ideia de comprar online e retirar na loja. Parece bobagem, mas quase sempre o preço está mais barato comprando online que comprando presencialmente, principalmente se for farmácia.

10 curtidas

E com a vantagem de poder utilizar do recurso de cancelamento em até 7 dias contados da data de retirada do produto.
(Essa regra não é aplicável para a maioria dos medicamentos)

10 curtidas

Muito boas as dicas @LuizGSF. Eu sempre utilizo a maioria delas quando é possível.

Eu não sou fã do PIX no crédito. Nesse caso eu prefiro juntar o dinheiro e fazer no PIX mesmo pra pegar o desconto total. Faço isso apenas quando é mais vantajoso do que comprar no crédito.

10 curtidas

Para quebrar um pouco o clima, vale a recomendação de um grande sábio que dizia que…

13 curtidas

Ótima dica, inclusive, como eu já cite em outro comentário em outro tópico, da pra ganha mais sabendo aproveitar as oportunidades, exemplo: Eu tento achar boas promoções na Livelo quando vou comprar na Internet pois eu ganho os pontos + o cashback do UV, benefício dobrado.

E os pontos Livelo valem bastante quando usados para compras na Amazon ou trocados por pontos no Shell Box para abastecimento.

12 curtidas

@soares.jm, fiquei curioso para entender melhor como isso aqui da Livelo funciona. Pode me ajudar a entender melhor? Como você faz para ganhar pontos e cashback ao mesmo tempo?

11 curtidas

Oi @LuizGSF, excelente tópico. Muito útil.

Praticamente utilizo todos no momento em que cada um se torna oportuno. Trânsito bem eles eles. Realmente funcionam e proporcionam uma economia significativa.

11 curtidas

Excelente tópico @LuizGSF ! Muito obrigado pelas dicas de ouro.

Olha, a exemplo de alguns colegas, utilizo e transito por praticamente todas.

12 curtidas

Concordo plenamente com sua avaliação. Vou compartilhar um caso em que eu considero vantajoso.

Aqui no meu Estado há uma rede de lojas de confecções em que a maior parte do seu mix de produtos (confecções em geral, calçados e acessórios), são provenientes de marca própria (inclusive fabricação própria).

Já tem uns dois anos que me recomendaram essa loja e desde então compro com relativa frequência. De um modo geral os produtos são muito bons e os preços são competitivos e bem abaixo da média geral de produtos semelhantes no mercado local.

Hoje mesmo estive na loja e “ganhei” cashback no UV :joy: e ainda dividie em 5x pelo mesmo preço de à vista.

12 curtidas

Ótimo tópico @LuizGSF! :clap: já utilizo alguns, e quanto mais dicas para economizar tivermos conhecimento, melhor ! :handshake: :purple_heart:

12 curtidas

@Elves Eu acredito que seja pelo Shopping Livelo. Comprando por lá nas empresas parceiras você acumula pontos. Utilizando o UV para fazer o pagamento você ganha pontos no Livelo e cashback no UV.

12 curtidas

Que interessante, @Dieguito! Eu não conhecia. Obrigado pela informação, irei dá uma pesquisada.

10 curtidas

Você faz seu cadastro na livelo e lá dentro do app tem os sites paceiros que você pode pontuar de forma promocional.

Vide exemplo :point_down:t3:

Site do Extra com campanha de 5 pontos por real.

Quando vc acessa o site do Extra redirecionado pelo app (ou site) livelo, vc está apto a ganhar essa pontuação. E na hora da compra você pode usar qualquer meio de pagamento, e pagando com UV vc recebe o cashback e uns dias depois, recebe a pontuação no app Livelo.

OBS: Sempre observe as regras da campanha, cada site tem regras distintas.

8 curtidas

Minha maior façanha é usar corretamente o cartão de crédito.
Fatura vence dia 03, então coloco o dinheiro do cartão pra render no recargapay, e no dia do vencimento mando pro nubank pra pagar, uso até o ultimo dia que possa render hahaha.

Outra coisa é ganhar os cashbacks do nubank+ usando o crédito nele.

Tô conseguindo ter uma boa graninha todo mês assim, ao ano já prevejo uns 500 reais de ganho.

Alguém mais faz assim também?

8 curtidas