Minha experiência pagando passagem de trem com o roxinho!

Acho que isso seria uma solução excelente para o transporte. Sinceramente, acho pouco conveniente a forma de bilhetagem no transporte público. Aqui em BH, retiraram os agentes de bordo dos carros, o que na prática significa que a recarga dos cartões só pode ser realizada através de máquinas dispostas em algumas estações do sistema. Todavia, não são todos os veículos que passam por alguma estação. Assim, oferecer a alternativa do transporte através de cartões de crédito acarretaria em mais conveniência ao usuário. Apoio demais essa ideia!

1 Like

Não fiquei sabendo disso. Podemos pedir a reativação, mas agora com maior divuldação.

1 Like

No Rio nunca teve agentes de bordo, antigamente se passava quase uma hora em filas em um único terminal de recarga pra poder carregar o bilhete.

Agora espalharam algumas máquinas pelo centro da cidade, mas é os outros Bairros? Existe um app pra recarregar o RioCard mas tem taxa de conveniência salgada…

1 Like

Que pena que coisa boas duram pouco tempo…

1 Like

Imagine passar uma hora em filas em um terminal apenas para recarregar o bilhete, e ainda tolerar outras tantas horas em viagem dentro dos carros. Sem contar que o sistema não deve ser radiocêntrico, com todos os ônibus passando pelo centro, pois um sistema desses não é sustentável. Assim, ter terminais de recarga apenas no centro desfavorece usuários de outras regiões.
Além disso, nem se o serviço fosse totalmente confortável valeria a pena esperar tanto tempo para recarga. Realmente, inovações são necessárias com relação ao pagamento da tarifa. Eu não havia escutado sobre a possibilidade do uso do cartão contactless. Achei essa ideia extraordinária e totalmente sustentável! Poderia ser implantada aqui tbm!

1 Like

Estávamos justamente falando disso em outro post no domingo. Seria um sonho ter essa praticidade com o roxinho.

Concordo com você, Thiago. A navegação pelo iPhone ainda tem o que melhorar.

1 Like

Encontrei no Twitter o BB fazendo propaganda para esse serviço para o metrô do Rio de Janeiro. Será que retornarão com o serviço?

2 Likes

Essa eu não tava sabendo… mas agora parece uma iniciativa da visa com o MetrôRio… podiam aceitar cartões de qualquer bandeira

1 Like

Pagamento por aproximação no metrô

Acabei de testar a roleta do metrô que aceita pagamento por aproximação… no meu caso deu erro, acho que só cartões da visa passam

1 Like

Engraçado a gente estar falando sobre isso num dia e no outro, de repente, o negócio vem a tona.

Diz na matéria que são só pra alguns bancos e só pra Visa mesmo :pensive:

@Heron é porque me parece que essas iniciativas de pagar passagem com cartão de crédito está vindo das bandeiras.

Nos trens a Mastercard deve ter firmado algum convênio com a SuperVia para que os cartões dessa bandeira fossem usados nas catracas exclusivas

Agora no metro é a Visa quem deve estar encabeçando o uso de roletas para seus cartões

Ou seja não é uma determinação do governo, que tornaria obrigatório o uso em todos os modais, como parece estar sendo o caso de São Paulo

Entendi,
Não conheço o Rio. Achava que tanto os trens quanto o metro fossem gerenciados por uma única agência. Mas isso explica o pq uma bandeira funciona com um e a outra bandeira com o outro.

Aqui no Rio temos os trens (Supervia), o metrô (Metrôrio), e ainda o VLT (bonde moderno que quem administra é uma concessionária da Prefeitura). Fora as barcas, ônibus municipais e intermunicipais, cada um com um cacique diferente

1 Like

Olha aí a evolução.

Show

1 Like

Sim @Alan_Dias já é um começo! Mas ainda limitado a cartões visa emitidos pelo Banco do Brasil

1 Like

Será que dá pra pagar com crédito, integrações também?

Esses monopólios é que precisamos derrubar! :rage:

1 Like

Não, integrações dependem do RioCard, é um monopólio mesmo

1 Like

Boa tarde. Tenho um VISA do Itaú e estou pagando normalmente o MetrôRio pelo Google Pay. Qto ao uso do roxinho na SUPERVIA, realmente não está funcionando.