Mudanças que melhorariam a segurança do Nubank

Resumo do que foi proposto:

  • PIX com possibilidade de esperar quantos dias o cliente quiser pra alterar limite ou pessoas cadastradas (prazo máximo, não o mínimo);

  • Espera de aumento de limite/pessoas irreversível (sem voltar atrás botando senha ou ligando no SAC), também se vc configurar assim;


  • “Empréstimo” igual ao PIX nas configurações. Daria pra desligar na hora e/ou só religar após X dias. Ou no mínimo com burocracia, não queremos ladrões pedindo R$ 10 mil e em 2h entrando na conta, né?

  • Ocultação do tempo que falta pra mudanças do PIX automaticamente (pelo app), após X segundos;

  • App obrigando a usar biometria e/ou código de desbloqueio pra poder ser usado;

  • App deslogando automaticamente após X minutos (OBS: isso não rola atualmente);

  • Métodos de recuperação da senha do app por meio de segundo app (com exigências de envio de selfie e documentação pra vc criar senha dele), nunca mais por email ou celular do cliente. Essa falha aqui é a número #1 que possibilita golpes;

  • Segundo app usado exclusivamente para envio de tickets, recuperar senha do app de internet banking, senha de cartão, senha de mudar PIX, e faturas. Sem encaminhamentos pro email do cliente. E mensagens autodestruíveis.

  • Faturas com senhas fortes, e possibilidade de encaminhar pro seu email (ou extrato por período);


  • Cartão de crédito com bloqueio automático temporário, após X compras naquele dia;

  • Requerer senha pra desbloqueio temporário (físico);

  • Bloqueio temporário por X dias ou horário específico. Também com opção de irreversibilidade;

  • O BACEN devia acabar com cartão numerado (mas não podiam cobrar). Ultravioleta é assim;

  • Sem nome completo no cartão de crédito;


  • Pediria senha pra exibir seu endereço de casa dentro do app principal.

Basicamente é isso.

Não vou citar nomes, mas tem banco aí que sequer pede senha pra fazer PIX (Nubank pede), e sequer desloga após vários minutos TAMBÉM, na verdade só pede TouchID quando vc loga a primeira vez (Nubank pede sempre que vc retorna ao app, caso saia dele). Tão ligados que MINUTOS é o tempo que o ladrão leva pra hackear tudo, né?

O Nubank deixar de deslogar após um tempinho é uma falha gravíssima que já deveriam ter ajeitado.

E meios de recuperação é desnecessário dizer que em 100% dos casos de roubos estão sempre comprometidos.