Ideia para cartão e PIX

Ter 2 celulares eu já tenho, mas apenas porque os bancos e demais sites obrigam a ter chip de celular. Eu comprei um de custo baixo, entre 100-200 reais. Boto PIN nele e mantenho desligado SEMPRE. E lógico que deixo ele guardado em casa, na gaveta. JAMAIS PODE SER LEVADO PRA RUA. Eu religo quando quero olhar o SMS.

O motivo:


Matéria da FOLHA:


‘Consigo desbloquear todos os modelos de iPhone’, diz criminoso que invade contas bancárias
Integrante de quadrilha disse a policiais usar chip em aparelho em outro para baixar informações da nuvem; Apple não comenta

(…) Conforme o delegado Fabiano Barbeiro, responsável pela prisão da quadrilha, a técnica usada pelos criminosos era muito mais simples do que poderia imaginar todos os técnicos –ao menos a técnica utilizada pela quadrilha. “Em resumo, ele não tem nenhum grande esquema de desbloqueio do iPhone.”

De acordo com Barbeiro, para conseguir o desbloqueio dos aparelhos, ele retirava o chip do aparelho furtado e inseria-o em um outro aparelho desbloqueado. Na sequência, passava a fazer pesquisas nas redes sociais (especialmente Facebook e Instagram) para saber qual conta estava vinculado àquele número de linha.

Na sequência, passava a procurar o endereço de email que a vítima utilizava para fazer o backup do conteúdo do aparelho, especialmente em nuvens a iCloud e Google Drive, procurado primeiro pelas extensões “gmail”

Ao baixar as informações da nuvem no novo aparelho, passa a procurar ali informações ligadas à palavra “senha” e, segundo ele, obtém geralmente os números e acesso do celular e das contas bancárias.

Ao obter essa informação, devolve o chip ao telefone celular da vítima e, com as senhas em mãos, repassa o aparelho para membro da quadrilha responsável pelo acesso às contas e pela transferência de tudo o que conseguir para contas bancárias de laranjas. (…)


Ele (chip #2) só é usado pra ser vinculado a bancos e cadastros dos mais variados, até lojas online. Eu boto crédito a cada 60 dias, pra evitar cancelamento da linha (uns R$ 10).

Sabe por quê? É que celular é usado como forma de recuperação e envio de códigos.

Se vc colocar PIN no seu e levar na rua terá vários tipos de problemas:

  1. O PIN só será requisitado ao reiniciar/ligar o aparelho. Ou se vc tirar o chip do iPhone e conectar em outro celular;

  2. O ladrão geralmente faz esse último quando o smartphone está bloqueado por código ou TouchID.

  3. É possível que ainda assim o ladrão desbloqueie o PIN. Se ele roubar os documentos da vítima pode conseguir o PUK (numeração que remove PIN) pelo SAC ou indo em loja. Ou pode simplesmente com o iPhone destravado pegar nome completo, CPF, endereço, data de nascimento… tudo isso vive dando sopa nos celulares, seja em emails logados 24h/dia ou em apps que não tem proteção interna de código/TouchID.

Alguns até tem, mas só requisitam isso uma vez a cada XXXXXXXXXXXXXXX minutos. O Nubank pelo menos pede isso se vc sair dele, usar outro e voltar pro ROXINHO segundos depois.

Mas nada impede o ladrão de sair disso e mandar recuperar via email ou celular a conta do Nubank. Fiz umas sugestões no meu tópico que sanariam de forma definitiva essa chamada “recuperação” da conta:

A sua ideia é boa, mas ela contempla apenas o cenário de sequestro. Cerca de 15-17 celulares são roubados POR HORA, e a maioria dos casos no máximo o ladrão pede pra vítima desbloquear o aparelho. E vai embora. Sequestrar é se expor, no fim das contas.

Ademais o que eu sugeri e está em vias de chegar (ao menos pro PIX) sana isso, que é período mínimo de espera pra se fazer PIX pra contas não cadastradas.

Mas eu defendo uma rigidez maior se o cliente quiser.

Imagine se seu Nubank só pudesse fazer PIX pra vc mesmo ou sua mãe, mas pra uma terceira pessoa tivesse que esperar 1 semana?

E mais: que vc não conseguisse desfazer isso, nem botando senha e nem ligando pro SAC?

Outro ponto que vc não pensou: ainda assim o sequestrador poderia exigir que algum parente, não necessariamente o sequestrado, fosse a uma agência bancária sacar em dinheiro vivo.

Nesse caso eu também defendo bloqueio de X dias e se quiser de forma irreversível pra mais esse método de usar a nossa conta corrente.

Hoje nem isso e nem a ideia do PIX existem. O máximo que vc consegue é investir em CDB sem resgate antes de 30 dias.

Precisa mudar. E não é obrigar 100% dos clientes a castrarem a própria conta. É simplesmente oferecer mais e mais opções de “quebrar as pernas” dos ladrões.

Poucas vezes eu saquei $$$$$$ indo em caixa 24Horas. Idem pra pagar pessoas desconhecidas. O pessoal aqui vive fazendo PIXs altíssimos pra quem não conhece?

Se a resposta é NÃO então por que isso não pode ter uma trava de espera gigantesca, se vc quiser? Idem pra PIX de boletos.

E justamente porque as pessoas são ignorantes ou não ligam pra meio de recuperação que muitos bandidos levam os aparelhos crentes que minutos depois conseguirão acessar as contas e zerá-las.

1 curtida