Como eu já coloquei aqui em outro tópico de ideia para segurança, acredito que não seja tão difícil pensar em algo, que não seja oferecer seguros, para dar maior segurança aos clientes com relação a cartão e PIX.
A ideia de ter uma senha específica para situações em que o cliente se encontra sob ameaça ou sequestro, que libere o uso do cartão em estabelecimentos e ao mesmo tempo avise as autoridades onde ele está sendo utilizado, me parece interessante.
O mesmo poderia ser feito com o PIX. Senha no App que, quando utilizada, acionaria alguns dispositivos de segurança no sistema. Com ela, o PIX poderia exibir uma mensagem de erro ("Tente novamente em 24 horas), ou qualquer outra, entendendo que o problema é com o sistema e não com o cliente. Ou até mesmo, um acordo entre os bancos que se essa senha estivesse sendo utilizada, o PIX seria realizado (para que a vítima não sofresse qualquer problema em sua integridade física e fosse liberada o quanto antes), mas o valor transferido para a conta de destino receberia um “selo” de alerta e mesmo que esse valor fosse transferido e “diluído” para mais contas, cada fração dele estaria com esse “selo”. Assim, quando o representante da conta de destino tentasse sacar o valor, esse estaria indisponível e, mais ainda, depois de que o cliente entrasse em contato com o banco, informando que foi vítima de tal violência, o próprio sistema PIX faria o rastreio desses “selos” e removeria os valores das contas de destino, estornando para a conta da vítima.
Caso algum espertinho utilizasse esse recurso de segurança para tentar dar algum golpe, comprando algo e depois dizendo que foi vítima (o famoso estelionato, 171), o CPF da pessoa entraria em uma lista e suas atividades bancárias encerradas.
São somente ideias que eu acredito que poderiam ser facilmente implementadas. O que não podemos mais, e ter sistemas que facilitam nossas vidas e viver com medo.
E me desculpem. Mas a ideia que já ouvi de autoridades que, se for possível tenha 2 celulares, me soa um tanto quanto absurda. É algo do tipo, não temos como resolver o problema de segurança pública, resolvam vocês. Nós voltamos na época em que (e me incluo nisso) saímos de casa com “a carteira e o celular do ladrão”, acredito que muitos aqui se identificam com isso.
Se for assim, não faz sentido algum ter um App em nossos celulares para lidar com soluções bancárias e financeiras. O melhor mesmo é que essas transações só possam ser feitas por um computador, devidamente habilitado pelo sistema do banco, dentro de casa…