Você é do tipo que faz mil coisas ao mesmo tempo ou prefere se concentrar em uma tarefa por vez?
Hoje em dia parece que ser “multitarefa” é sinal de eficiência: responder mensagens, ouvir um podcast e trabalhar ao mesmo tempo. Mas será que isso realmente nos torna mais produtivos?
Pesquisas mostram que o cérebro humano não executa várias tarefas complexas simultaneamente; ele apenas alterna rápido entre elas. E cada troca de foco tem um “custo cognitivo”: perdemos tempo, energia e qualidade.
Por outro lado, o foco profundo (famoso “deep work”) aumenta o desempenho, a criatividade e reduz o estresse.
Mas aí vem o dilema: como manter o foco em um mundo que exige respostas instantâneas o tempo todo?
Vamos conversar:
• Você se considera mais focado ou multitarefa?
• Já tentou reduzir distrações e fazer uma coisa por vez? Deu certo?
• Em que situações a multitarefa realmente te ajuda?
Geralmente gosto de fazer as coisas ouvindo música ou deixando alguma coisa aleatória tocando no YouTube, mesmo que eu não esteja prestando atenção no video em si
Sou do tipo focado, fazer várias coisas ao mesmo tempo não acho tão bom, pois prefiro algo feito com perfeição do que várias feitas de qualquer jeito. Multitarefa é bom para atividades mais simples e que não exigem muita cautela ou esmero.
Sou multitarefa, não tem jeito. Às vezes, até tento seguir uma lista e fazer uma coisa de cada vez, mas quando percebo, já estou fazendo tudo aleatório e ao mesmo tempo.
Mas, no fim das contas, isso me ajuda a não perder tanto tempo com uma única tarefa e ser mais dinâmica no trabalho.