Multitarefa x Foco: qual funciona pra você?

Você é do tipo que faz mil coisas ao mesmo tempo ou prefere se concentrar em uma tarefa por vez?

Hoje em dia parece que ser “multitarefa” é sinal de eficiência: responder mensagens, ouvir um podcast e trabalhar ao mesmo tempo. Mas será que isso realmente nos torna mais produtivos?

Pesquisas mostram que o cérebro humano não executa várias tarefas complexas simultaneamente; ele apenas alterna rápido entre elas. E cada troca de foco tem um “custo cognitivo”: perdemos tempo, energia e qualidade.

Por outro lado, o foco profundo (famoso “deep work”) aumenta o desempenho, a criatividade e reduz o estresse.

Mas aí vem o dilema: como manter o foco em um mundo que exige respostas instantâneas o tempo todo?

:handshake: Vamos conversar:

Você se considera mais focado ou multitarefa?

Já tentou reduzir distrações e fazer uma coisa por vez? Deu certo?

Em que situações a multitarefa realmente te ajuda?

7 curtidas

Geralmente gosto de fazer as coisas ouvindo música ou deixando alguma coisa aleatória tocando no YouTube, mesmo que eu não esteja prestando atenção no video em si

7 curtidas

Também sou assim. Um heavy metal sempre dá um empurrãozinho na concentração :joy:

6 curtidas

Same!
Eu preciso ouvir alguma coisa para conseguir me concentrar. :joy:

O ruim é quando a gente se empolga e fica assim:

7 curtidas

Outra situação. Você tá na rua concentrado(a) no heavy metal, e pedem informação :joy::backhand_index_pointing_down:t3:

5 curtidas

Eu gosto de trabalhar em silêncio, me julguem :joy:

8 curtidas

Sou do tipo focado, fazer várias coisas ao mesmo tempo não acho tão bom, pois prefiro algo feito com perfeição do que várias feitas de qualquer jeito. Multitarefa é bom para atividades mais simples e que não exigem muita cautela ou esmero.

2 curtidas

Sou multitarefa, não tem jeito. Às vezes, até tento seguir uma lista e fazer uma coisa de cada vez, mas quando percebo, já estou fazendo tudo aleatório e ao mesmo tempo. :upside_down_face:
Mas, no fim das contas, isso me ajuda a não perder tanto tempo com uma única tarefa e ser mais dinâmica no trabalho.

4 curtidas