Olá, pessoal. Como vocês estão nesses tempos difíceis? Estão levando numa boa ou nem tanto? Espero que todos estejam se saindo bem!
Recentemente, eu participei de uma discussão muito bacana aqui na NuCommunity sobre o que a galera tem feito nessa quarentena. Aí o @cmarcelo viu e me chamou pra um papo com o Doutor Marcel, que trabalha nessa parte de saúde e apoio aos funcionários do Nubank. E esse papo rendeu tanto que virou esse texto aqui.
Atualmente, esse feriado muda alguma coisa na rotina ou é só mais um dia de quarentena? Nossa vida mudou tanto de um tempo pra cá que até os feriados possuem significados diferentes. E hoje, no dia do trabalho, eu queria falar um pouco sobre como esse período de quarentena está afetando o nosso dia a dia.
Até o ano passado eu tinha essa data justamente como um dia para descansar do trabalho. Um dia em casa, longe da correria do escritório. Mas hoje, trabalhando de casa - como acredito que muitos estão fazendo - estou a poucos metros do meu “escritório”. Mas até que ponto essa mudança no nosso ambiente nos afeta?
Quando estamos na nossa rotina normal - com relação a responsabilidades profissionais - ao lado de nossos colegas, estamos focados em desempenhar tarefas. Apesar de cada pessoa pensar e reagir de um jeito, todos nós temos o anseio de produzir, criar, mostrar e desempenhar.
Mas trabalhar em casa pode fazer com que a gente não se sinta tão produtivo quanto no escritório. Entretanto, é preciso ter calma e ir devagar, pois é aí que as cobranças começam. Muitas vezes, não de um superior, mas de nós mesmos. Trabalhar em home office é como trabalhar no escritório, só que em casa. Mas, na verdade, estamos enfrentando uma pandemia enquanto tentamos trabalhar de casa.
É aí que precisamos ter calma e desacelerar. É normal se sentir assim: pressionado e culpado. Mas com o mundo virado do avesso, será que precisamos nos culpar por não ter a ideia mais revolucionária do mundo ou simplesmente por não conseguir produzir naquele dia em que não estamos muito bem?
O Dr. Marcel me contou sobre as ações que o Nubank está fazendo para garantir que os seus funcionários se sintam da melhor maneira possível nesse período, como o fornecimento de cadeiras confortáveis e móveis de escritório. Além do constante monitoramento da saúde mental dos colaboradores. E isso é incrível, pois mostra que a empresa sabe que não são só funcionários e, sim, pessoas.
E se a empresa que vocês trabalham ainda não tomou nenhuma ação para tornar o home office mais agradável, podemos agir de alguma forma. Que tal conversar um pouco com seu time sobre assuntos não relacionados especificamente ao trabalho? Ver se eles estão bem, precisando de algo. Ou só conversar mesmo - ouvir e ser ouvido.
O Dr. Marcel me deu umas boas ideias, como fazer um happy hour, assistir um filme ou uma série comendo pizza ou até mesmo uma sessão de jogatina. Tudo isso de forma virtual. Garanto que isso estreitará ainda mais os laços entre todos.
Estamos em período de quarentena, galera, isolamento social. É natural que isso mexa com a cabeça de muita gente. Com a minha está mexendo. E o nosso projeto principal é sair vivo dessa e com a saúde física e mental em dia. E só.
Muitos acham que esse é um período único, uma grande chance de ter um enorme tempo livre. E realmente é. Se você está se sentindo bem e está usando esse tempo para estudar, se exercitar ou aprender algo novo, ótimo. Mas se você só quer descansar, comer e fazer algo que te deixa confortável, ótimo também.
Precisamos entender que esse não é o momento de fazer julgamentos. Cada um deve fazer o que sentir que deve fazer, no seu ritmo. Precisamos ter empatia e tentar compreender como o próximo está se sentindo.
Cuidado com as pessoas que pregam que temos que produzir a qualquer custo. Tem gente surtando por aí porque não consegue manter um ritmo que lhe foi imposto, sendo que ninguém deveria ser obrigado a nada nesse momento.
Se você puder, fique em casa. Converse com sua família e conecte-se com amigos. Seja compreensivo com o próximo. Essa quarentena uma hora vai acabar e temos que estar com a cabeça no lugar para seguir em frente nesse mundo que, agora, já está tão diferente.
Fiquem bem!