Não coloque todos os ovos na mesma cesta

E aí, comunidade! Como vocês estão?

Uma perguntinha: vocês já ouviram aquele ditado “não coloque todos os ovos na mesma cesta”?

Mas… pera aí, o que isso tem a ver com os investimentos? :thinking:

Aqui vai a resposta: diversificação. Calma, já te explico a conexão, beleza?

Iniciante ou não no mundo dos investimentos, a diversificação é com certeza um dos tópicos mais importantes na vida financeira de quem investe.

Vem comigo :arrow_down:

A importância da diversificação nos investimentos

Investir não é um jogo de apostas. Exige estudo, planejamento, paciência e diversificação nos investimentos.

Diversificação basicamente significa investir em diferentes classes de ativos e não ficar preso a apenas um tipo de investimento.

É uma estratégia usada tanto por investidores iniciantes quanto por investidores muito experientes. O objetivo da diversificação é reduzir os riscos e garantir uma boa rentabilidade a longo ou médio prazo, além de também proteger melhor seu patrimônio.

Aqui entra a frase: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Em outras palavras, se a cesta cair, todos os seus ovos vão se quebrar. Mas, se você distribuir esses ovos por várias cestas, reduz o risco de acidentes.

Ao contrário de colocar seu dinheiro em uma única opção, você pode montar uma carteira de investimentos diversificada. Por exemplo, uma porcentagem pode ir para fundos de renda fixa e a outra para renda variável. É importante equilibrar!

Assim, mais chances de retorno e menos frustrações você terá na sua jornada de investimentos.

Apesar da diversificação ser uma das recomendações para investir melhor, não precisa exagerar, tudo em excesso pode ser negativo, beleza?

Lembre que antes de começar a investir, é importante conhecer seu perfil de investidor, seus limites e seu nível de tolerância ao risco.

46 curtidas

Muito bom! @Victoriaferreira excelente conteúdo!

15 curtidas

Enxergo a diversificação, como uma espécie de proteção ampla para meus investimentos. Ótimo tópico :clap::clap::clap:

18 curtidas

Obg pelas dicas @Victoriaferreira.

Eu procuro diversificar minha carteira entre 5 a 10 empresas. Ate por que tem pouco tempo que invisto. Procuro tb diversificar entre Ações, Renda Fixa, Etc.

10 curtidas

@Victoriaferreira bom dia! Conteúdo sensacional, gratidão por compartilhar. :rocket: :rocket: :wave:t5: :wave:t5:

14 curtidas

Ótimo conteúdo e muito importante

Tenho usado isso para quase tudo na vida, para tentar evitar o máximo de imprevisto possível, e a gente aprende só na pratica mesmo e mais ainda quanto termos um.
Já tive problemas anterior por causa de não ter um backup agora já tenho um plano para várias emergências possíveis

12 curtidas

Ótimo tópico @Victoriaferreira

10 curtidas

Exatamente. Sempre bom reforçar esse tema! :clap:

15 curtidas

Ameeeeeei!

14 curtidas

Muito top! Segurança para uns e mais rendimento para outros ou os dois. Realmente é muito interessante, mas as vezes bate um desespero pra mim kkkk.
Semana passada estava olhando na aba de investimentos do app Nubank os investimentos chamados*“Nu Seleção”*, no caso, ele também serviria como uma diversificação?

8 curtidas

Acredito que sim @LuisGuilhermee !

Lá no site dtvm.nuinvest.com.br tem a lâmina (documento que tem por objetivo resumir as principais características desse tipo de aplicação) dos três fundos de investimentos do Nu Seleção, e neles cita:

  1. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS
    a. O objetivo do FUNDO é aplicar seus recursos em cotas de fundos de investimento de diversas classes, os quais
    investem em ativos de diferentes naturezas, riscos e características, sem o compromisso de concentração em nenhum
    ativo ou fator de risco em especial, por meio de uma alocação flexível, de acordo com as condições de mercado e ao
    horizonte de investimento, observado que a rentabilidade do FUNDO será impactada em virtude dos custos e despesas
    do FUNDO, inclusive taxa de administração.
6 curtidas

É interessante, vou tentar ler mais sobre. Obrigado pela informação @ree ! :purple_heart:

4 curtidas

Ótimo conteúdo @Victoriaferreira!

3 curtidas

Desde que comecei a me interessar por investimentos escuto isso, é a melhor dica que se pode dar a um iniciante. Hoje consigo investir diversificando entre renda variável e fixa :wink: :+1:t2:

3 curtidas

Ótimo conteúdo :clap::clap: amei​:heart:

4 curtidas