Nome Fantasia no Pix PJ

Se eu entendi bem, essa cláusula permite sim, vou chamar a @Vittoria_Cunha para confirmar :grimacing:

RESOLUÇÃO BCB Nº 1, DE 12 DE AGOSTO DE 2020

Subseção VII
Da consulta às chaves Pix
Art. 78. O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:
(…)
II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e
(…)

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=1
8 Likes

Analisando o artigo completo, perceba a utilização do E ao invés de OU. Partindo da Hermenêutica Jurídica, que é a ciência da interpretação, isso significa que o três requisitos contidos nos incisos seriam de obrigatória disponibilização. Mas não é raro no Brasil termos atecnias e utilização indevida de vocábulos, então não posso afirmar com 100% de certeza.

ART. 78. DA RESOLUÇÃO BCB Nº 1

O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:

I - nome empresarial do participante do Pix prestador de serviço de pagamento do usuário recebedor;

II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e

III - número de inscrição no CPF ou no CNPJ do usuário recebedor, conforme o caso.

8 Likes

Não deu certo. Não aparece o nome da empresa em nenhum local. pior que MEI é assim o nome da empresa é meu nome completo mais meu CPF… rsrs

Pode ser “E” o importante seria aparecer em algum local o nome fantasia para eu não ter que confirmar toda vez que o PIX é para a Daiane…meu nome completo + CPF, que é o nome da minha empresa por ser MEI.

Então, mas pela redação do artigo, significa a obrigação de informar esses dados ao pagador.

4 Likes

olá - desenterrando esse tópico - criei um com a mesma duvida aqui

parece q o banco central autorizou mudar só pro nome fantasia

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-bcb-n-79-de-18-de-marco-de-2021-309562226
@Vittoria_Cunha vc que parece ser do nubank consegue verificar?

1 Like

Não vou poder te ajudar com isso pois não sou funcionária do Nubank, estou mais para uma moderadora da Comunidade hehe. Mas vou marcar o @OttoS aqui, se ele não souber te responder, com certeza vai indicar alguém para esclarecer melhor esse assunto.

3 Likes

Creio q é possível sim @Andre_Morais1 pois, na minha conta da Cora quando os clientes me pagam, só aparece o nome fantasia da associação :+1:t3: então, creio q em qualquer uma instituição seja possível usar sim :+1:t3:

2 Likes

a blz muito obrigado - vou aguardar esse @OttoS responder entao

1 Like

então se outros bancos já utilizam esse sistema, vamos torcer que nubank tb ajude e faça a mudança - vai ser muito melhor - nao queria sair do nubank

1 Like

Pelo que entendi, quem define se o nome social aparece ou não, é o banco. Então sendo assim todos os bancos teriam que aceitar mostrar o nome social. Pois eu por exemplo percebi que, quando um cliente meu me envia o comprovante de pagamento dele alguns aparecem o nome social e outros o físico. A caixa por exemplo quando meu cliente paga com o aplicativo dele da caixa, para ele aparece o nome social da minha empresa. Já outros bancos não mostram, exemplo; quando um cliente paga com o aplicativo do nubank ou banco inter, é exibido para o cliente o meu nome físico.
Então resumindo, todos bancos teriam que mostrar o nome social, e pelo que vi, não é o que acontece. O legal seria se o que você definisse em seu banco fosse exibido para todos os bancos. Mas creio que não é isso. :frowning_face:

Eu uso como PJ o app Juno, fiz uma solicitação para ver se realmente é isso. Irão me retornar em 1 dia útil. Mas se me disserem que a alteração já foi feita e mesmo assim continuar o problema, então minha tese do comentário anterior está certa.

1 Like

Olá @josiel_Fernandes saúde e paz :pray:t3: seja bem vindo a NuCommunity continue interagindo bastante aqui conosco, para evoluirmos juntos :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

Bem, minha experiência na Cora tem sido satisfatória, no início aparecia a razão social q é muito grande, daí entrei em contato com eles e disseram q podia mudar para o nome fantasia q consta no CNPJ, daí em diante, todos os pagamentos e recebimentos, só vem o nome fantasia, os clientes q me pagam por PIX ou boleto, quando compartilham comigo os comprovantes, pode ser de qualquer banco, o beneficiário só aparece meu nome fantasia :+1:t3:

1 Like

Algum feedback?

Nenhum - Vou abrir no Cora mesmo - deixar nubank so pra pessoa fisica mesmo

Alguém sabe dizer se continuamos sem uma atualização do Nubank sobre esse tema? Se existem bancos que já conseguem mostrar o nome fantasia ao invés do nome social, porque será que o Nubank ainda não atualizou isso? O nubank se vende como um banco tão jovem e moderno. Tenho tido problemas com alguns clientes que me questionam sobre estarem fazendo um pagamento para minha empresa, mas na minha conta consta meu nome como pessoa física. O jeito será mudar de banco, que pena!

Olá @Cama_de_Gato_Fotogra !

Já sinalizei para o time de PJ vir aqui responder, estamos aguardando o retorno deles se existe uma previsão para adotar o Nome Fantasia no Pix.

2 Likes

Realmente fiquei sem entender essas exposição de dados para mei na chave pix é frustante isso e pegerioso !
Estou sendo obrigado a usar minha conta pessoa física para receber pix dos clientes para evitar essa exposição de CPF etc alguém tem alguma solução para situação?

Olá, Pessoal.
Tudo bem por aqui?

Por enquanto, os boletos que são emitidos por contas PJ do Nubank são gerados com a razão social da empresa registrada junto à Receita Federal. O mesmo acontece também para transações via Pix. Essa questão já está sendo analisada internamente. Estamos sempre de olho em como podemos melhorar os nossos serviços para oferecer a melhor experiência para vocês, assim que tivermos novidades avisaremos a todos, combinado?

Abraços!

7 Likes

Nu bank e o unico banco que não segue as normas do banco central,A resolução 79/2021 do Banco Central alterou várias regras do Pix, ela passou a permitir a utilização do nome social e a alteração do nome comercial dos estabelecimentos na chave do Pix.
Pois antes a chave do Pix deveria mostrar exatamente a razão social do CNPJ, a partir de agora as empresas poderão adotar o nome comercial, o que deve facilitar a identificação das transações nos extratos dos consumidores.