Adorei o artigo e as dicas, @erika.p !
Eu tive a alegria de visitar Nova York em duas oportunidades, a primeira há quase 20 anos e a última mais recente. Nova York é um lugar realmente único e encantador.
Alguns relatos “aleatórios” da minha experiência:
Uma coisa que me marcou na primeira visita foi o jeito nova-iorquino de ser. Só pra exemplificar, num dos primeiros dias da nossa visita fomos a um estabelecimento tomar um café da manhã antes de sair para bater perna. Ao terminarmos a nossa refeição, fomos levar a nossa bandeja à lixeira. A lixeira estava com lixo “saindo pelo ladrão”, mas eu ainda fiz um esforço ali para tentar encaixar o lixo e posicionar a bandeja corretamente no espaço dedicado, enquanto outras pessoas simplesmente amontoavam/empilhavam as coisas ali em cima e saíam. Lembro-me claramente quando um dos locais notou a minha dificuldade e comentou:
“He’s not a new yorker. Just leave it and go!” (Ele não é novaiorquino. Só largue aí e saia)
Eu ri e agradeci. Larguei tudo lá e saí. É aquele ditado… “Em Roma, faça como os romanos”.
Lembro também que na minha primeira viagem, o ataque ao World Trade Center ainda era algo muito recente. Chegamos a passar em volta e o espaço ainda estava todo fechado com tapumes, em ruínas (embora já limpo). Desta última vez fui visitar o Memorial e museu do 11 de setembro, fizemos uma visita guiada onde tivemos contato com várias histórias daquele momento sombrio da história dos EUA (e do mundo), foi muito marcante. Mas ali do lado de fora, onde ficavam os prédios hoje há umas piscinas memoriais, com os nomes das vítimas em torno delas, e alguns nomes com flores. Essa cultura dos americanos de fazer memoriais é algo para mim muito marcante, e emocionante. Um jeito muito eficiente de não esquecer daquilo que aconteceu, de se lembrar de quem lutou, de quem se foi, e de criar um sentimento de união da nação como um todo em torno daquele evento.
Falar em memorial, fã dos Beatles que sou, não deixei de dar uma passadinha em Strawberry Fields lá no Central Park, que é um memorial ao John Lennon. A foto é da minha primeira visita a NY, mas eu passei lá na minha última visita também. Nas duas vezes que passei por lá tinha algum artista tocando músicas do John Lennon, imagino que quase sempre tenha alguém fazendo isso lá e fazendo essa homenagem.
E falar em Central Park, uma coisa que eu gosto de fazer em viagens é sair um pouco do circuito turístico e simplesmente tentar experimentar a vida e a cultura daquele local. Não é uma coisa fácil de fazer, a gente fica com a sensação de que está deixando de aproveitar o local, principalmente um local com tanta coisa pra oferecer, com tempo limitado e, principalmente, considerando o dinheiro que você gastou para estar lá. Mas são momentos que só enriquecem a minha viagem e que, para mim têm muito valor, e eu tento encaixar algo assim nas minhas viagens sempre que dá. Assim, nesta última vez, eu não simplesmente fui ao Central Park pra marcar o “x” no caderninho. Eu curti o Central Park, fazendo um passeio contemplativo e até sentando para um piquenique. Foi simplesmente sensacional!
Se tem uma coisa marcante de Nova York é a linha do horizonte delineada por todos aqueles prédios. E lá tem algumas oportunidades de subir em alguns espaços ou prédios para observar essa linha do horizonte. Lembro que na minha primeira viagem subi no Empire State. Nesta última fui no Summit One Vanderbilt.
Outra visita marcante pra mim, esta foi na minha primeira ida, foi a sede da ONU. Ali encontramos todo um senso de unidade mundial que é tocante e contagiante. Sei que há muita crítica em cima disso ser algo só “de papel”, as pessoas vão lá, fazem discursos bonitos, fazem acordos lindos e não cumprem nenhum. Sei que está longe de ser ideal e não fantasio sobre isso, mas fico imaginando onde estaríamos se não tivéssemos algo assim para tentar manter a humanidade “no eixo”.
E a Brodway? Ah, a Broadway…
Eu sou um apaixonado por musicais (sim, me julguem ) e encontrei na Broadway simplesmente um paraíso. Se um dia eu for “cheio da grana” eu vou passar duas semanas lá, indo cada noite em um espetáculo. Enquanto isso não acontece, eu já me sinto bastante privilegiado de ter ido a dois musicais lá. Na primeira visita foi ver O Fantasma da Ópera e, nesta última, Wicked. Meu sonho é um dia poder ver Os Miseráveis.
Ufa! É isto, achei um tempinho e resolvi passar aqui pra dividir um pouco das minhas visitas a Nova York.