E aí, NuCommunity?
Eu perguntei sobre as viagens dos sonhos de vocês e muita gente citou os Estados Unidos. Será que nesse bonde tem alguém que sonha com Nova York?
Definitivamente, a cidade que nunca dorme faz parte da minha lista de destinos dos sonhos! Mas já que não dá para se teletransportar, hoje quero matar o gostinho de conhecer esse lugar encantador com algumas curiosidades. Quem vem comigo?
Nova York: curiosidades e informações sobre o destino
Nova York é sinônimo de cultura, criatividade e energia. Sua importância e popularidade é tão grande que muita gente conhece algum lugar de lá ou sabe algo sobre a cidade mesmo sem nunca ter visitado.
Quer um exemplo? Se você já assistiu “Homem-Aranha” e “De Repente 30”, com certeza deve se lembrar de cenas históricas que se passam na cidade. Inclusive, a lista de filmes e séries com Nova York de cenário é imensa! Por isso, neste post, vamos explorar curiosidades. Algumas que talvez vocês não saibam, e outras que vão dar ainda mais vontade de visitar!
Em qual estado fica Nova York?
A cidade de Nova York está localizada no estado de Nova York, que também contempla as cidades de New Jersey, Houston e os Hamptons.
Qual é a capital de Nova York?
Ao contrário do que muita gente pensa, a capital do estado de Nova York não é a cidade de Nova York, mas sim Albany, que fica a cerca de 250 km de distância de NYC.
Que horas são em Nova York?
Nova York está no fuso horário Eastern Time (ET). Isso significa que, durante o horário padrão, eles estão 2 horas atrás do horário de Brasília, e durante o horário de verão nos EUA, essa diferença pode ser de 1 hora.
Quem fundou Nova York?
Nova York foi originalmente colonizada pelos holandeses e fundada como “Nova Amsterdã” em 1624. A cidade foi rebatizada de Nova York em 1664, em homenagem ao duque de York, quando os ingleses tomaram controle da colônia.
Onde fica a Estátua da Liberdade em Nova York?
A Estátua da Liberdade está localizada na Liberty Island, no porto de Nova York. É possível acessar essa icônica atração a partir de um passeio de barco que parte de Battery Park, em Manhattan.
Aliás, vocês sabiam que a Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos norte-americanos para celebrar a amizade entre os dois países?
Outro fato curioso sobre a estátua é que ela não é verde, mas ficou verde.
Ela foi construída em cobre e sua cor original é próxima do dourado. Mas, com os efeitos da oxidação ao longo do tempo, ela ganhou esse tom verde-água que conhecemos hoje.
Nova York é a terceira cidade mais cara do mundo
Todos os anos, a Numbeo calcula o custo de vida pelas cidades ao redor do mundo e faz um ranking com as mais caras. Em 2024, Nova York ocupou o terceiro lugar, sendo a mais cara dos Estados Unidos, com um custo de vida 128% superior à média nacional.
Onde ficar em Nova York?
Nova York tem uma variedade de opções de hospedagem para todos os gostos e orçamentos. Confira algumas das áreas mais populares para se hospedar:
Manhattan Central:
- Times Square: se você quer estar no centro do agito, esta é a área para você. Perto dos teatros da Broadway, grandes lojas, restaurantes e das luzes brilhantes que já viraram cartão-postal, hospedar-se aqui significa estar sempre em contato com a vida vibrante da cidade.
- Central Park: ideal para quem busca um equilíbrio entre natureza e cidade. A região do parque está próxima de museus como o MET e o Museu de História Natural.
- Broadway: perfeito para os amantes de teatro. Se o foco da viagem é visitar as principais casas de shows da cidade, a região é certeira.
Midtown Manhattan:
- Midtown East: esta área é conhecida pelos seus grandes arranha-céus e lojas de luxo. Perto de ícones como o Chrysler Building, a Grand Central Station e várias sedes corporativas, é ideal para viagens de negócios.
- Midtown West: próximo de atrações como o Rockefeller Center, a Radio City Music Hall e o MoMA (Museum of Modern Art), é uma excelente escolha para quem quer explorar as atrações turísticas clássicas de Nova York.
Lower Manhattan:
- SoHo: as ruas de paralelepípedos e a arquitetura histórica desta área proporcionam uma experiência única. Conhecido por suas boutiques de moda, galerias de arte e restaurantes descolados, SoHo é um paraíso para quem busca cultura e compras.
- Financial District: ideal para entender a vida de negócios de Nova York. Explore Wall Street e faça um passeio até Battery Park para visitar a Estátua da Liberdade. Esta área também oferece fácil acesso aos ferries para Staten Island e Ellis Island.
Brooklyn:
- Williamsburg: conhecido por sua cena artística vibrante, Williamsburg é repleto de bares, restaurantes, lojas vintage e galerias de arte. É o lugar perfeito para quem quer uma experiência urbana mais alternativa e autêntica.
- DUMBO: oferece algumas das vistas mais icônicas de Nova York, com o skyline de Manhattan e a ponte de Brooklyn ao fundo – um sonho para qualquer viajante, né? Além disso, há muitas galerias, boutiques de arte e ótimos restaurantes ao longo do East River.
Quanto custa ir para Nova York?
Vocês sabem que, quando o assunto é viagem e dinheiro, não dá para bater o martelo nos valores, não é? Tudo depende do estilo do viajante e do que cada pessoa quer fazer. Se você é do time “mochilão”, dá para ir gastando pouco. Mas para quem pode gastar um pouco mais, o céu é o limite
Seja qual for o seu estilo, existem algumas formas de calcular uma estimativa para iniciar o planejamento. A ferramenta que eu mais gosto para isso é o site Quanto Custa Viajar. Com ele, é possível ter uma média a partir da data da viagem, do seu local de partida, e de quantos dias você pretende permanecer no destino.
Sendo assim, uma viagem de 10 dias para um adulto, em Nova York, a partir de São Paulo e marcada para março de 2025, gira em torno de R$ 15 mil reais.
Minha dica é: entrem no site e brinquem de calcular quanto seria a sua viagem dos sonhos
O que fazer em Nova York?
Nova York é uma cidade vibrante e cheia de atividades para todos os gostos. E, para encerrar em grande estilo, que tal conferir as dicas de quem entende do assunto?
À convite do Nubank, Didi Wagner foi até lá para desbravar a cidade que nunca dorme no projeto Expedição Ultravioleta. Ela também aprendeu como é que os nova-iorquinos fazem para viver com tranquilidade em meio ao caos. A resposta está nesse vídeo aqui:
Mas e aí, minha gente? Esqueci de algo? E se alguém aqui já foi para Nova York, por favor, compartilhe fotos!