Nova York: curiosidades e informações sobre o destino

E aí, NuCommunity? :smiling_face:

Eu perguntei sobre as viagens dos sonhos de vocês e muita gente citou os Estados Unidos. Será que nesse bonde tem alguém que sonha com Nova York? :apple:

Definitivamente, a cidade que nunca dorme faz parte da minha lista de destinos dos sonhos! Mas já que não dá para se teletransportar, hoje quero matar o gostinho de conhecer esse lugar encantador com algumas curiosidades. Quem vem comigo?

Nova York: curiosidades e informações sobre o destino

Nova York é sinônimo de cultura, criatividade e energia. Sua importância e popularidade é tão grande que muita gente conhece algum lugar de lá ou sabe algo sobre a cidade mesmo sem nunca ter visitado.

Quer um exemplo? Se você já assistiu “Homem-Aranha” e “De Repente 30”, com certeza deve se lembrar de cenas históricas que se passam na cidade. Inclusive, a lista de filmes e séries com Nova York de cenário é imensa! Por isso, neste post, vamos explorar curiosidades. Algumas que talvez vocês não saibam, e outras que vão dar ainda mais vontade de visitar!

Em qual estado fica Nova York?

A cidade de Nova York está localizada no estado de Nova York, que também contempla as cidades de New Jersey, Houston e os Hamptons.

Qual é a capital de Nova York?

Ao contrário do que muita gente pensa, a capital do estado de Nova York não é a cidade de Nova York, mas sim Albany, que fica a cerca de 250 km de distância de NYC.

Que horas são em Nova York?

Nova York está no fuso horário Eastern Time (ET). Isso significa que, durante o horário padrão, eles estão 2 horas atrás do horário de Brasília, e durante o horário de verão nos EUA, essa diferença pode ser de 1 hora.

Quem fundou Nova York?

Nova York foi originalmente colonizada pelos holandeses e fundada como “Nova Amsterdã” em 1624. A cidade foi rebatizada de Nova York em 1664, em homenagem ao duque de York, quando os ingleses tomaram controle da colônia.

Onde fica a Estátua da Liberdade em Nova York?

A Estátua da Liberdade está localizada na Liberty Island, no porto de Nova York. É possível acessar essa icônica atração a partir de um passeio de barco que parte de Battery Park, em Manhattan.

Aliás, vocês sabiam que a Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos norte-americanos para celebrar a amizade entre os dois países?

Outro fato curioso sobre a estátua é que ela não é verde, mas ficou verde. :eyes:
Ela foi construída em cobre e sua cor original é próxima do dourado. Mas, com os efeitos da oxidação ao longo do tempo, ela ganhou esse tom verde-água que conhecemos hoje. :statue_of_liberty:

Nova York é a terceira cidade mais cara do mundo

Todos os anos, a Numbeo calcula o custo de vida pelas cidades ao redor do mundo e faz um ranking com as mais caras. Em 2024, Nova York ocupou o terceiro lugar, sendo a mais cara dos Estados Unidos, com um custo de vida 128% superior à média nacional.

Onde ficar em Nova York?

Nova York tem uma variedade de opções de hospedagem para todos os gostos e orçamentos. Confira algumas das áreas mais populares para se hospedar:

Manhattan Central:

• Times Square: se você quer estar no centro do agito, esta é a área para você. Perto dos teatros da Broadway, grandes lojas, restaurantes e das luzes brilhantes que já viraram cartão-postal, hospedar-se aqui significa estar sempre em contato com a vida vibrante da cidade.
  • Central Park: ideal para quem busca um equilíbrio entre natureza e cidade. A região do parque está próxima de museus como o MET e o Museu de História Natural.
  • Broadway: perfeito para os amantes de teatro. Se o foco da viagem é visitar as principais casas de shows da cidade, a região é certeira.

Midtown Manhattan:

• Midtown East: esta área é conhecida pelos seus grandes arranha-céus e lojas de luxo. Perto de ícones como o Chrysler Building, a Grand Central Station e várias sedes corporativas, é ideal para viagens de negócios.
  • Midtown West: próximo de atrações como o Rockefeller Center, a Radio City Music Hall e o MoMA (Museum of Modern Art), é uma excelente escolha para quem quer explorar as atrações turísticas clássicas de Nova York.

Lower Manhattan:

• SoHo: as ruas de paralelepípedos e a arquitetura histórica desta área proporcionam uma experiência única. Conhecido por suas boutiques de moda, galerias de arte e restaurantes descolados, SoHo é um paraíso para quem busca cultura e compras.
  • Financial District: ideal para entender a vida de negócios de Nova York. Explore Wall Street e faça um passeio até Battery Park para visitar a Estátua da Liberdade. Esta área também oferece fácil acesso aos ferries para Staten Island e Ellis Island.

Brooklyn:

• Williamsburg: conhecido por sua cena artística vibrante, Williamsburg é repleto de bares, restaurantes, lojas vintage e galerias de arte. É o lugar perfeito para quem quer uma experiência urbana mais alternativa e autêntica.
  • DUMBO: oferece algumas das vistas mais icônicas de Nova York, com o skyline de Manhattan e a ponte de Brooklyn ao fundo – um sonho para qualquer viajante, né? Além disso, há muitas galerias, boutiques de arte e ótimos restaurantes ao longo do East River.

Quanto custa ir para Nova York?

Vocês sabem que, quando o assunto é viagem e dinheiro, não dá para bater o martelo nos valores, não é? Tudo depende do estilo do viajante e do que cada pessoa quer fazer. Se você é do time “mochilão”, dá para ir gastando pouco. Mas para quem pode gastar um pouco mais, o céu é o limite :sunglasses:

Seja qual for o seu estilo, existem algumas formas de calcular uma estimativa para iniciar o planejamento. A ferramenta que eu mais gosto para isso é o site Quanto Custa Viajar. Com ele, é possível ter uma média a partir da data da viagem, do seu local de partida, e de quantos dias você pretende permanecer no destino.

Sendo assim, uma viagem de 10 dias para um adulto, em Nova York, a partir de São Paulo e marcada para março de 2025, gira em torno de R$ 15 mil reais.

Minha dica é: entrem no site e brinquem de calcular quanto seria a sua viagem dos sonhos :wink:

O que fazer em Nova York?

Nova York é uma cidade vibrante e cheia de atividades para todos os gostos. E, para encerrar em grande estilo, que tal conferir as dicas de quem entende do assunto?

À convite do Nubank, Didi Wagner foi até lá para desbravar a cidade que nunca dorme no projeto Expedição Ultravioleta. Ela também aprendeu como é que os nova-iorquinos fazem para viver com tranquilidade em meio ao caos. A resposta está nesse vídeo aqui:

Mas e aí, minha gente? Esqueci de algo? E se alguém aqui já foi para Nova York, por favor, compartilhe fotos! :purple_heart: :sparkles:

31 curtidas

Top lugares que amaria conhecer e certamente caminhar todos os dias que tivesse lá: Central Park! Vários filmes conhecidos passou pelo cenário de Nova York. :purple_heart::statue_of_liberty:

19 curtidas

Nova Iorque é um sonho (caro) la eu ficaria satisfeito em visitar esse lugar aqui :point_down::point_down:

image

Gastarias fácil uns 10k aqui sem medo de ser feliz. Lembrando que quem converte dólar não se diverte hahaha

20 curtidas

Por favor compartilhem, amo assistir Nova York na visão dos filmes! :statue_of_liberty:

17 curtidas

@erika.p
Obrigado por essa aula de conhecimentos sobre Nova York.
Eu até estou com vontade de trocar a minha viagem dos sonhos para a Nova Zelândia por uma viagem para Nova York.:clap::clap::clap:

10 curtidas

Só um minuto… Nessa vida ainda posto!

Ps: @Kleber_Vieira1 posta as nossas fotos aí em Nova York.

13 curtidas

Só veio na cabeça a música da Alicia Keys - Empire State Of Mind e muitos filmes lendo o tópico!

Sempre sobra p ela nos filmes de desastres. :grimacing:

Realmente é fascinante só de ver pela tv, bora colocar na listinha!
Adorei saber mais sobre Nova York @erika.p :clap:

14 curtidas

Que legal @erika.p. Eu não conhecia a maioria dessas curiosidades.

12 curtidas

Cidade linda demais, é o senho de várias pessoas visitar ela. Quando eu for, irei voltar aqui para postar as fotos :grin:

12 curtidas

Adorei o artigo e as dicas, @erika.p !

Eu tive a alegria de visitar Nova York em duas oportunidades, a primeira há quase 20 anos e a última mais recente. Nova York é um lugar realmente único e encantador.

Alguns relatos “aleatórios” da minha experiência:

Uma coisa que me marcou na primeira visita foi o jeito nova-iorquino de ser. Só pra exemplificar, num dos primeiros dias da nossa visita fomos a um estabelecimento tomar um café da manhã antes de sair para bater perna. Ao terminarmos a nossa refeição, fomos levar a nossa bandeja à lixeira. A lixeira estava com lixo “saindo pelo ladrão”, mas eu ainda fiz um esforço ali para tentar encaixar o lixo e posicionar a bandeja corretamente no espaço dedicado, enquanto outras pessoas simplesmente amontoavam/empilhavam as coisas ali em cima e saíam. Lembro-me claramente quando um dos locais notou a minha dificuldade e comentou:
“He’s not a new yorker. Just leave it and go!” (Ele não é novaiorquino. Só largue aí e saia)
Eu ri e agradeci. Larguei tudo lá e saí. É aquele ditado… “Em Roma, faça como os romanos”.

Lembro também que na minha primeira viagem, o ataque ao World Trade Center ainda era algo muito recente. Chegamos a passar em volta e o espaço ainda estava todo fechado com tapumes, em ruínas (embora já limpo). Desta última vez fui visitar o Memorial e museu do 11 de setembro, fizemos uma visita guiada onde tivemos contato com várias histórias daquele momento sombrio da história dos EUA (e do mundo), foi muito marcante. Mas ali do lado de fora, onde ficavam os prédios hoje há umas piscinas memoriais, com os nomes das vítimas em torno delas, e alguns nomes com flores. Essa cultura dos americanos de fazer memoriais é algo para mim muito marcante, e emocionante. Um jeito muito eficiente de não esquecer daquilo que aconteceu, de se lembrar de quem lutou, de quem se foi, e de criar um sentimento de união da nação como um todo em torno daquele evento.

Falar em memorial, fã dos Beatles que sou, não deixei de dar uma passadinha em Strawberry Fields lá no Central Park, que é um memorial ao John Lennon. A foto é da minha primeira visita a NY, mas eu passei lá na minha última visita também. Nas duas vezes que passei por lá tinha algum artista tocando músicas do John Lennon, imagino que quase sempre tenha alguém fazendo isso lá e fazendo essa homenagem.

E falar em Central Park, uma coisa que eu gosto de fazer em viagens é sair um pouco do circuito turístico e simplesmente tentar experimentar a vida e a cultura daquele local. Não é uma coisa fácil de fazer, a gente fica com a sensação de que está deixando de aproveitar o local, principalmente um local com tanta coisa pra oferecer, com tempo limitado e, principalmente, considerando o dinheiro que você gastou para estar lá. Mas são momentos que só enriquecem a minha viagem e que, para mim têm muito valor, e eu tento encaixar algo assim nas minhas viagens sempre que dá. Assim, nesta última vez, eu não simplesmente fui ao Central Park pra marcar o “x” no caderninho. Eu curti o Central Park, fazendo um passeio contemplativo e até sentando para um piquenique. Foi simplesmente sensacional!

Se tem uma coisa marcante de Nova York é a linha do horizonte delineada por todos aqueles prédios. E lá tem algumas oportunidades de subir em alguns espaços ou prédios para observar essa linha do horizonte. Lembro que na minha primeira viagem subi no Empire State. Nesta última fui no Summit One Vanderbilt.

Outra visita marcante pra mim, esta foi na minha primeira ida, foi a sede da ONU. Ali encontramos todo um senso de unidade mundial que é tocante e contagiante. Sei que há muita crítica em cima disso ser algo só “de papel”, as pessoas vão lá, fazem discursos bonitos, fazem acordos lindos e não cumprem nenhum. Sei que está longe de ser ideal e não fantasio sobre isso, mas fico imaginando onde estaríamos se não tivéssemos algo assim para tentar manter a humanidade “no eixo”.

E a Brodway? Ah, a Broadway… :purple_heart:
Eu sou um apaixonado por musicais (sim, me julguem :joy:) e encontrei na Broadway simplesmente um paraíso. Se um dia eu for “cheio da grana” :money_mouth_face: eu vou passar duas semanas lá, indo cada noite em um espetáculo. Enquanto isso não acontece, eu já me sinto bastante privilegiado de ter ido a dois musicais lá. Na primeira visita foi ver O Fantasma da Ópera e, nesta última, Wicked. Meu sonho é um dia poder ver Os Miseráveis.

Ufa! É isto, achei um tempinho e resolvi passar aqui pra dividir um pouco das minhas visitas a Nova York. :smiling_face:

14 curtidas

Parabéns pelo seu depoimento incrível @FernandoLacerda :clap::clap::clap:

6 curtidas

Que riqueza este relato e sobretudo a conexão com os lugares que você passou :purple_heart: :purple_heart: :clap:t5: :clap:t5:

10 curtidas