Novas taxações para investimentos

Haddad envia projeto de tributação de aplicações financeiras hoje!

Em 2021, a Câmara aprovou um projeto de lei, atualmente parado no Senado, que permitia a taxação de 15% dos lucros e dividendos na fonte, mas reduzia o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica dos atuais 15% ou 20%, dependendo do tamanho do lucro, para 8%.

Fontes:

  1. Haddad envia projeto de tributação de aplicações financeiras hoje | Radioagência Nacional

  2. https://youtu.be/CItsc3p124o

  3. https://youtu.be/OdCWP9CZRDY

4 curtidas

Vai taxar dividendos e muitas pessoas vão parar de investir mas empresas e fundos imobiliários :no_mouth::no_mouth::no_mouth:

Complicado em, muita gente e muita empresa vai perder com isso se for aprovado

4 curtidas

Por hora é só um projeto, aguardemos :pray:

8 curtidas

Me identifico como detrator de cobrança de impostos na pessoa física e jurídica, mas entendo a utilidade deles sem entrar no debate de q grande parte é consumido para manter uma maquinaria política e improdutiva e grande parte é alvo de corrupcão. Agora se de fato acontecer uma redução do imposto cobrado às empresas sendo q hoje é de 20-15% e for passar a ser de 8%! Aplausos! A medida estimularia a inversão estrangeira + empresas no Brasil + geração de emprego e com sorte menos impostos a serem cobrados no futuro. Do ponto de vista do investidor de bolsa mesmo pagando 15% de imposto sobre os proventos seríamos donos de empresas menos tributadas e mais lucrativas.

2 curtidas

Do mesmo release da ebc citado no tópico original:

Em relação à tributação de dividendos, parcela do lucro de uma empresa distribuída aos acionistas com isenção de imposto, o ministro Fernando Haddad disse que o texto levará algum tempo para ser concluído. De acordo com o ministro, são necessários mais estudos para evitar a bitributação.

Pra quê tanto alarde?!

8 curtidas

Pois é, se muitas coisas no Brasil costumam ser bem demorados, não vai ser um projeto de lei que vai ser aprovado em tempo recorde, até porque sem um longo estudo pra entender melhor só vai afastar o investidor, então é um tema pra pensar daqui uns bons meses (e até anos) :pray:

7 curtidas

Fora que o projeto está indo para a Casa Civil, nem para o congresso é… Ainda tem muita água pra rolar…

9 curtidas

De fato, e quem vai mais sofrer serão os pequenos investidores, pois os “tubarões” do mercado financeiro sempre darão o jeito de pagar menos impostos.

2 curtidas

Exatamente :pray:

2 curtidas

Tudo devia ser tributado na fonte, evitaria essa “chafurdação” de preencher imposto de renda todo ano. Operações com prejuízos poderiam “creditar um saldo simbólico” que seria descontado em futuras operações lucrativas.

O pequeno investidor não pode fazer um plano de investimentos sem a “assombração” da declaração do IR na cabeça todo o ano. Ou seja, sua liberdade para investir é cerceada e acaba por optar pelos investimentos que menos tenham interferência do Leão no começo do próximo ano.

Aqui mesmo na comunidade vemos exemplos de pessoas negociando cripto por baixo do limite de 35k para não ter que lidar com a trabalheira de calcular e pagar DARF todo mês e preencher declaração todo ano.

Não é possível que as autoridades políticas nunca perceberam isso. Duvido muito… Afinal, a imensa maioria deles é conhecida pela corrupção moral, não exatamente pela escassez intelectual.

3 curtidas

Concordo plenamente.

2 curtidas

Se reduzir o imposto empresarial… então a margem ebtida aumenta, a empresa tenderá a crescer mais, só repassará menos aos seus investidores. Value investing ganha mais força. É uma abordagem mais similar aos estados unidos.
Há uma perda de qualquer forma para o investidor, mas haverá também um ganho real de valor empresarial

2 curtidas

Exatamente. Vamo ficar de olho nos próximos capítulos

2 curtidas

Isso concordo com você não vi tanto malefício nessa proposta até achei inteligente para o país pela atracão de empresas q ocasionaria esse imposto mais baixo e consequente geração de emprego.

1 curtida

Deveria sim, também com concordo.

Só não podemos mostrar aos nossos “queridos e maravilhosos” políticos os valores dos impostos cobrados nas empresas americanas… vai que eles resolvem fazer igual. Kkkkk

O Federal Income Tax (FIT) é o Imposto de Renda Federal e deve ser pago ao Internal Revenue Service (IRS) de acordo com o lucro da empresa. O lucro das C CORPs é taxado em 21%. Quando há distribuição do lucro aos acionistas, os valores recebidos por eles também precisam ser declarados.

Ainda que os EUA tenham um sistema tributário com mais de 97 categorias, não é necessário que uma empresa ou empreendedor conheça todas. Os 5 tipos de impostos principais:

  • Federal Income Tax (Imposto de Renda Federal);
  • State Income Tax e Estimated Tax Payment (Imposto de Renda Estadual);
  • Sales Tax (Imposto sobre Venda - pago pelo consumidor no momento da compra de bens de consumo);
  • Tax Withholding (Recolhimentos do imposto de renda feitos antecipadamente, ao longo do ano. Apesar da declaração ser anual, é preciso fazer o pagamento da Tax Withholding a cada três meses);
  • Annual Repor ou Franchise Tax (Nomes da renovação anual que toda a empresa dos Estados Unidos deve fazer. O nome e o valor variam conforme o estado e a categoria da empresa).

Vale lembrar que os impostos dos Estados Unidos para empresas podem variar de acordo com a estrutra do empreendimento (LLC ou Corporation), área de atuação ou estado.

Maiores informações: https://globalfy.com/blog/impostos-dos-estados-unidos-para-empresas/

2 curtidas

Põe água e grana aí também kkkkkkkkk

2 curtidas

Com certeza eles sabem, nunca entendi essa de não mostrar aos políticos como se fosse simples sair aprovando projetos de lei :rofl:

1 curtida

Podemos considerar que o sistema tributário dos EUA, embora tenha suas peculiaridades, visa sustentar serviços públicos essenciais e promover o desenvolvimento econômico.

Ao entender os diferentes tipos de impostos e suas finalidades, podemos contribuir para um debate construtivo sobre a eficiência e a equidade do sistema tributário em nosso próprio país.

2 curtidas

O EUA é um grande país que dispensa comentários, mas não pode ser tomado como parâmetro para tudo. Até onde sei, o sistema bancário brasileiro, em termos de tecnologia e inovação, dá de 10X0 no americano; nosso sistema eleitoral da mesma forma, os caras ainda votam em cédulas de papel e o presidente é eleito de forma indireta por delegados.

2 curtidas