Os dividendos pagos pelas empresas listadas na B3 aos seus acionistas serão tributados em 20%.
A PL (Projeto de Lei) já foi aprovada ontem 01/09 pela Câmara dos Deputados,faltando a votação do Senado Federal,caso o texto não sofra alterações será menos 20% de lucro para os investidores.
Atualizando: tributação retrocedeu e caiu de 20% para 15%
Ainda acho que vamos percorrer um longo caminho e debate até a reforma sobre os dividendos se concretizar. Além de ainda precisar passar pela aprovação do Senado, teremos também a sanção ou veto presidencial. Lembrando que se o Senado propuser alguma alteração, o texto novo precisa retornar novamente para a Câmara dos Deputados para nova votação.
Outra coisa que é importante ressaltar é que dividendos são apenas uma espécie do gênero proventos. Então ainda existirão produtos financeiros isentos de imposto, como as LCI/LCA e Fundos Imobiliários. Também temos os ETFs, que devem ser priorizados caso a medida seja aprovada, já que não há pagamento de dividendos, esses são automaticamente reaplicados, seguindo a dinâmica de valorização da cota.
Mais uma coisa que importa ressaltar é que quem investe pensando tão somente nos dividendos tem uma estratégia bastante frágil, já que o ideal seria cumular os critérios de pagamento de dividendos e valorização da cota (que não será diretamente impactada pela tributação). Com a medida, acredito até que algumas empresas podem reduzir a frequência ou volume de dividendos, para investir mais na tática de valorização das cotas.
Agora vou jogar a peteca para o @LuckPass, qual a sua opinião sobre o assunto?
Como você já apontou, ainda faltam alguns trâmites e, especificamente no caso dos dividendos, a alíquota deve cair pra 15% em vez dos 20% da proposta atual.
A princípio eu era contra esse tipo de medida, mas, após algum tempo como investidor, percebi o quanto o sistema financeiro beneficia quem já tem muito dinheiro, então, passei a ser a favor da cobrança. Basta observar o aumento do número de bilionários no país em plena pandemia.
No entanto, de nada adiantará essa nova cobrança se os recursos arrecadados não forem empregados corretamente e continuarem a escorrer pelo ralo dos gastos públicos com mordomias e privilègios.
Enfim, nada é simples de resolver na pátria tupiniquim.
Eu interpreto essa tributação como prejudicial pro pequeno investidor. Na minha concepção deveria haver isenção para quem possui até 2,5k ou algo assim. Colocando 15% (diminuíram ainda agora) pra todos não é justo. Aqueles que buscam sair de um sistema falido que é o Inss, foi prejudicado.
Enxugar a máquina pública nunca é uma opção… Esses políticos são uma piada.