Péssima notícia! (DIVIDENDOS)

Os dividendos pagos pelas empresas listadas na B3 aos seus acionistas serão tributados em 20%.
A PL (Projeto de Lei) já foi aprovada ontem 01/09 pela Câmara dos Deputados,faltando a votação do Senado Federal,caso o texto não sofra alterações será menos 20% de lucro para os investidores.

Atualizando: tributação retrocedeu e caiu de 20% para 15%

Aprenda um pouco mais sobre os DIVIDENDOS:

2 curtidas

@Vittoria_Cunha corre aqui! :sweat_smile:

1 curtida

Ainda acho que vamos percorrer um longo caminho e debate até a reforma sobre os dividendos se concretizar. Além de ainda precisar passar pela aprovação do Senado, teremos também a sanção ou veto presidencial. Lembrando que se o Senado propuser alguma alteração, o texto novo precisa retornar novamente para a Câmara dos Deputados para nova votação.

Outra coisa que é importante ressaltar é que dividendos são apenas uma espécie do gênero proventos. Então ainda existirão produtos financeiros isentos de imposto, como as LCI/LCA e Fundos Imobiliários. Também temos os ETFs, que devem ser priorizados caso a medida seja aprovada, já que não há pagamento de dividendos, esses são automaticamente reaplicados, seguindo a dinâmica de valorização da cota.

Mais uma coisa que importa ressaltar é que quem investe pensando tão somente nos dividendos tem uma estratégia bastante frágil, já que o ideal seria cumular os critérios de pagamento de dividendos e valorização da cota (que não será diretamente impactada pela tributação). Com a medida, acredito até que algumas empresas podem reduzir a frequência ou volume de dividendos, para investir mais na tática de valorização das cotas.

Agora vou jogar a peteca para o @LuckPass, qual a sua opinião sobre o assunto?

12 curtidas

estava mais do que na hora, agora “só” falta diminuição do imposto sobre consumo

Como você já apontou, ainda faltam alguns trâmites e, especificamente no caso dos dividendos, a alíquota deve cair pra 15% em vez dos 20% da proposta atual.

A princípio eu era contra esse tipo de medida, mas, após algum tempo como investidor, percebi o quanto o sistema financeiro beneficia quem já tem muito dinheiro, então, passei a ser a favor da cobrança. Basta observar o aumento do número de bilionários no país em plena pandemia.

No entanto, de nada adiantará essa nova cobrança se os recursos arrecadados não forem empregados corretamente e continuarem a escorrer pelo ralo dos gastos públicos com mordomias e privilègios.

Enfim, nada é simples de resolver na pátria tupiniquim. :thinking:

11 curtidas

Nunca decepciona :clap:t2: :clap:t2: :clap:t2:

11 curtidas

Eu interpreto essa tributação como prejudicial pro pequeno investidor. Na minha concepção deveria haver isenção para quem possui até 2,5k ou algo assim. Colocando 15% (diminuíram ainda agora) pra todos não é justo. Aqueles que buscam sair de um sistema falido que é o Inss, foi prejudicado.

Enxugar a máquina pública nunca é uma opção… Esses políticos são uma piada.

2 curtidas

Poderia ser aplicado a isenção para pequenos investidores, como já acontece no Swing Trade e os 20 mil.

3 curtidas

Quero ser um bilionário, ajudar as pessoas e ficar milionário! Francischetti, Christian Alex

Swing é, tô fora!

Concordo plenamente :clap:t2:, isso e uma covardia com pequeno investidor !

1 curtida