NuAjuda:Como o Nubank pode impulsionar campanhas de caridade

Olá!

Diariamente pessoas criam campanhas em sites de vaquinha online.

Um dos colaboradores da empresa onde eu estagio precisa de 9 milhões para o tratamento de uma doença rara que o filho possuí. Ele tem cerca de 2 anos para conseguir essa quantia. Para quem quiser ler a história e contribuir com a campanha de alguma forma: Crônicas do Heitor | Vaquinhas online

Ele está usando o site Vakinha e outras contas de poupança para angariar os fundos. O problema que eu vejo nisso é o fato de o dinheiro ficar parado em uma conta, sofrendo com a inflação.

Como solução, imaginei um sistema de vaquinha no qual o dinheiro enviado começasse a render automaticamente (semelhante ao que a NuConta faz). Sendo assim, quanto mais doações forem feitas, maiores serão os rendimentos e mais rápido o objetivo será alcançado. Uma conta com 4 milhões de reais rendendo 5% ao ano já é uma ajuda boa.

Acredito que poderia ser desenvolvido um produto como “NuAjuda” que funcione de maneira semelhante ao site Vakinha, mas que faça investimentos automaticamente ao receber as doações. A principal diferença do NuAjuda para a NuConta é que o saldo ficaria público e poderia ser adicionada uma descrição sobre a campanha, semelhante ao Vakinha.

Por ser um produto do Nubank, também facilitaria na transferência da NuConta para o NuAjuda. Mecanismos de devolução também poderiam ser implementados caso a campanha seja do tipo “Tudo ou nada”. A devolução também voltaria com o rendimento proporcional ao valor investido.

O Nubank poderia usar parte dos rendimentos como forma de custear o serviço.

Acredito que isso possa ajudar muita gente, até ONGs como o GRAACC.

Seria legal ver mais ideias e soluções financeiras para esses problemas! Complementem com sugestões e críticas!

8 curtidas

Otima idéia

1 curtida

Essa ideia é muito boa. A ajuda seria muito maior pra quem está precisando. O tempo é muito importante nestes processos.

1 curtida

Alguma manifestação do NuBank quanto a ideia? É muito boa, e estou procurando algo para poder ajudar uma amiga, que já perdeu um braço por conta de um câncer. E agora, após certo tempo, voltou no pulmão. Ela ainda trabalha, mas seus rendimentos são baixos, e queria tentar proporcionar que ela pudesse deixar o trabalho para se cuidar. Se alguém puder me indicar algum meio. Creio que se conseguisse alguma ferramenta que as pessoas se comprometessem em doar mensalmente para que ela possa custear suas despesas, autogerenciável, seria muito prático e relavante para organizar isso, algo como, são enviados convites para as pessoas que desejam contribuir mensalmente, elas aceitariam o convite e passariam a receber um boleto mensal para realizar a doação, permitindo que ela pare de participar e notificando sempre que um sair para que se possa arrumar outro colaborador. No caso seria algo como 200 pessoas doando 10 reais, o que é perfeitamente possível, enquanto durar seu tratamento, já daria 2000, o que daria para ela organizar suas despesas e se cuidar. Quem puder me dar um retorno, eu agradeço.