Nubank está lançando assistente financeiro?

Apareceu esse negócio aqui na minha conta. Tentei usar. Mas não entendi pra que funciona. Pedi algumas coisas de assistente mas não me ofereceu nada. Se fosse uma IA seria melhor, pois ele não entendeu nada

Alguém achou alguma utilidade pra isso?

6 curtidas

uma IA bem tosca com resposta bem genérica, vai ser de “grande mais-valia” para enriquecer o app

desse jeito só complica, cadê a praticidade?

7 curtidas

Eu aqui tive uma conversa bem interessante…

Pedi pra ele listar meus ultimos gastos com a NuTag, ele listou as datas e os valores.
Pedi pra identificar as praças, mas ele não soube (pois aparentemente por enquanto consulta apenas a fatura, e na fatura vem apenas NuTag).
Depois pedi pra listar meus gastos com combustível nos últimos meses, ele me apresentou mês a mês o total gasto.
Depois pedi pra detalhar as transações, ele me deu cada uma, informando data, valor e o nome do posto (conforme sai na fatura).
As informações foram das transações até junho, acho que porque julho ainda não acabou. Mas daí perguntei sobre o mês corrente e ele me detalhou as transações.

Enfim, não que eu vá ficar usando isso, mas acho que tem potencial. Certamente haverá de ter utilidade para muita gente, e pelo jeito o escopo ainda vai crescer para além de cartão de crédito…

17 curtidas

Update: parece que ele já enxerga além de cartão. Fui perguntar quais foram meus gastos com gas nos últimos meses. (Obs: eu pago essas contas em outro banco, que compartilho via OpenFinance).

Ele me listou, mês a mês o gasto, e ainda informou o nome da companhia de gas.

Ponto pro assistente!

EDIT: voltei lá e emendei com a pergunta “e os gastos com energia elétrica?”

Se por um lado ele listou as minhas contas de energia (ponto pro assistente, reconheceu o contexto da pergunta), esses gastos também são em outro banco, aqui ele deu um espasmo e listou junto uma compra de debêntures da Neoenergia :rofl:

Ainda assim, achei a confusão justificada, mas tem margem pra melhoria.

Reforçando: tem potencial e certamente terá utilidade :wink:

EDIT2: informei ao assistente que aquele lançamento não era conta de energia, mas uma compra de debentures. Ele respondeu bem educadamente dizendo que eu tinha razão, que se tratava de um investimento, e orientando que para acompanhar os meus gastos eu deveria focar nos lançamentos da companhia de energia (colocou o nome da companhia). Amei :purple_heart:

15 curtidas

Testes no Cartão de Crédito!

Impressões sobre a IA:

• Informações sobre o funcionamento da IA, o link sugerido sobre a “inteligência artificial do nubank” cai no link errado. Informam este: Central de Proteção Nubank | Mais segurança para você
  • Limite de caracteres (I like writing), eu não contei, mas uns 300 para perguntas;
  • Não gera resumo ou informações em arquivo no estilo Gemini → Canvas.
  • Não aceita comandos de alteração de prompt´s de conversa. (O meu estilo é mais tópicos quando converso com IA´s informativas, vulgo, objetivas.)
  • Não gera imagem (apenas testei, né)
  • Processamento meio lento ao gerar as respostas.
  • Modelo de treinamento é o Chat GPT e outras inteligências, segundo a IA. (o nubank vem testando, já algum tempo com a IA.)
8 curtidas

Concluindo/Feedback:

Depois de “brincar” um pouco com a ferramenta, gostei do que vi e espero ver o crescimento do escopo e aprimoramento da ferramenta.

A meu ver, são dois os principais cuidados que o Nu tem que ter neste desenvolvimento:

1. Evitar, a qualquer custo, alucinações da IA;
  2. Minimizar o fornecimento parcial de informações, tal que possa dar uma visão equivocada das finanças e afetar as decisões do cliente.

Estou certo de que o Nu já tem esses pontos em mente, mas fica aqui o meu reforço. :wink:

13 curtidas

Vou te dizer que se falar em finanças e envolvesse investimentos, poderia até concordar. Agora, a IA na binance que analisa e mostra o padrão de mercado, acaba induzindo os novatos a investirem na valorização da cripto. Logo, um token que tá 90% de valorização as 12 hrs vai subir mais? Não. E aí acaba que a IA influencia o poder de compra através da especulação, neste caso.

O que eu aprovaria se fosse no mercado tradicional da bolsa informasse pra gente demostrativos, relatórios e até mesmo apuração pra pagar imposto (:grimacing:). Ajudaria demais ter acesso aos indicadores dos ativos em que se assemelham as nossas escolhas.

Explicações e terminologias ajuda bastante também…

1 curtida

Fui testar aqui e como uso pouquíssimo o cartão do Nubank ultimamente, pedi uma coisa bem óbvia que usei bastante com certeza**, “meus gastos com restaurante nos últimos seis meses”** e essa inteligência me retornou zero despesas kkkkkk. Tentei usando várias nomenclaturas e ela some retorna zero despesas e ainda me elogia por ter economizado bastante nos últimos meses :sweat_smile:

6 curtidas

Talvez não seja o nome? Ele identificou o meu de comidas, mas não parei pra analisar se ele foi por categoria. No caso o meu restaurante chama *cristane, aí fica meio difícil identificar do que se trata haha.

1 curtida

Se for por conta do nome, essa IA nunca vai identificar os locais que eu como, pois nenhum tem incluso o nome “restaurante”, porém todos estão devidamente categorizados como tal, o que deveria ser o ponto principal para a IA identificar. Ela é fraca mesmo, capenga das pernas e caolha kkkkkk.

3 curtidas

Acabei de testar, foi um fiasco na minha experiência, mandei listar as compras em supermercado, ela listou o valor total, a mais barata e a mais cara durante o ano com os valores todos incorretos. Então perguntei informando o nome do supermercado literalmente e ela também errou.

Ela constrói um texto bonitinho, mas em termos de acuracidade dos dados está bem ruim. Precisa trabalhar uma forma de ela deduzir as informações, buscando por similaridade, contexto, admitindo alguns erros e imprecisões, nenhum cliente vai digitar um texto 100% perfeito para obter uma resposta decente de um assistente.

6 curtidas

Isso só com o tempo e uso da ferramenta para alimentar ela. Porém, pra alimenta-la preciso entender como funciona e isso não está claro pra gente.

Em várias tentativas e erros, pedi para ela obedecer as minhas alterações (já mencionados acima) e ela simplesmente concordou, mas não executou.

Entendo que o modelo esteja utilizando o Chatgpt 4, mas na boa, não têm comparação e pra mim lembra muito mais o Lhama da Meta (Instagram) que dá pra criar bot no Instagram e tudo mais. Enfim, ainda uma versão beta e ainda não tão legal…

1 curtida

@Edson_Bezerra E eu que fui perguntar quanto meu adicional gastou no cartão dele até o momento na fatura aberta atual, e este assistente falou 11mil e pouco. Sendo que na verdade foi 4mil e pouco.

Esse negócio está bem longe de ser um assistente financeiro ainda viu. Não consegue responder esta simples pergunta, nem informar o rendimento líquido diário de algumas aplicações nossa. Além do formato texto e mais texto que sobrecarrega, deveria formatação de textos e gráficos e ilustrações p/ o cliente bater o olho e já entender na hora

Também pedi pra listar os gastos do adicional, ele acabou listando todos os gastos na fatura. Ainda não sabe fazer essa distinção, mas tenho esperança de que essa capacidade de distinguir qual foi o cartão usado apareça em versões futuras. Aparece muita gente aqui pedindo essa visibilidade de forma mais clara, e acho que esse assistente financeiro podia ser justamente uma das ferramentas pra isso.

2 curtidas

Além de estar bem lenta né.
Acho que ficaria mais legal se em vez de uma nova página, o Nubank colocasse um botão, e ao tocar as respostas dela apareceria sobre o app. Quase como nossas assistentes de celular sabe.
Mas acho que isso seria muito avançado p/ os desenvolvedores do Nubank tbm, pois nem animações o app tem para a abertura do app e transações de páginas.
Sem contar o tempo que o Nubank vai levar para evoluir isso. Daqui uns 5 anos talvez dê para usar

Comigo, ele já melhorou a comunicação inicial. Testei hoje

Antes:

• Respondia algo nada a ver;

Agora;

• Responde com clareza: “não possui isso, não disponibilizo aquilo…”

O que ainda persisto é no histórico da conversa que ele não envia e nem está disponível. Mas, o principal que é envio e feedback, sugestões para a equipe através da IA ele diz não repassar a equipe.

Enfim, testes são isso!

1 curtida

Antes esse assistente aparecia de forma esporádica pra mim como notificações, tipo “Veja uma análise dos seus gastos com moradia”. Agora apareceu como uma nova função no meu app pra eu entrar e conversar.

Mas confesso que ainda tô entendendo o que ele é capaz de fazer. No geral testei perguntando sobre meus gastos, ele me respondeu muito bem sobre as categorias mas não conseguir detalhar os gastos nela.

Outro teste que fiz foi perguntando sobre o Nubank+, ele soube responder o que era e os benefícios mas não soube dizer se já estava ativo na minha conta ou não.

Perguntei se ele podia fazer pix e ele me deu o caminho da área do pix pra continuar.

Nos poucos testes que fiz, gostei mas nada “UAU!”. Na minha opinião, acho que ele está caminhando pra uma IA que responde e resolve tudo da conta Nubank, e esse seria apenas o começo.

Continuo testando e vou aguardar as próximas atualizações.