Nubank lança o 1° ETF de Bitcoin (NBIT11) da categoria!

Olá,
Comunidade

Nasceu o tão esperado ETF de Bitcoin no Brasil e, adivinha só… é do Roxinho. 💜
Não temos “JP Morgan Manager”, mas temos a Nu Asset Management — a gestora de fundos do Nubank.

Dessa vez, o lançamento veio com uma proposta ousada. Afinal, o Bitcoin segue subindo ano após ano (mesmo com toda sua volatilidade), e o Nu, que é brasileiro e não desiste nunca, lançou seu primeiro ETF (Exchange Traded Fund) de Bitcoin: o NBIT11. :rocket:

Pra quem não gosta (ou tem receio) de se expor direto ao Bitcoin via exchanges de cripto, essa é uma baita oportunidade de acompanhar a flutuação da moeda digital com a regulamentação do mercado de capitais brasileiro.

Quem piscou, perdeu: o Bitcoin subiu cerca de 90% só no último ano, mesmo aquela velha frase — ‘rendimento passado não é garantia de futuro’ — continua valendo. Com pés no chão, o ativo têm um planeta inteiro para devastar e com um governo Americano pró-cripto, avançando na regulamentação de criptoativos. Enquanto isso, no Brasil, seguimos fortes e no modo moscando, na regularização deste setor.

Alô, Banco Central! Tá dormindo, meu fii? :yawning_face:

Mas calma, nem tudo está parado: o primeiro passo já rolou com a criação da lei que regulamenta as Stablecoins (o coração da paridade dos criptoativos).

Lei Americana das Stablecoins - Lei genius

Voltando ao nosso ETF de Bitcoin, o detalhe mais curioso está na taxa de administração. A Nu Asset desenhou um modelo decrescente: quanto maior o patrimônio do fundo, menor a taxa cobrada. :clap:

Genial, não?

Sobre os contratos futuros

Pra quem não conhece: contrato futuro é basicamente um jeito de você se expor ao ativo sem precisar comprar ele de fato — e sim, funciona como uma alavancagem regulamentada. Ou seja: dá pra ganhar (ou perder) bem mais do que colocou na mesa, porque você opera com margem. Mas calma: também dá pra usar de forma defensiva, como proteção, não só pra apostar pesado.

Direto na veia, operar contratos futuros pode ser bem arriscado. Mas, via ETF, esse risco é diluído: o fundo por si só, apenas replica o índice de referência. Ou seja, você investe sem precisar se expor diretamente ao sobe e desce do BTC via corretora de cripto.

:pushpin: Detalhe importante: o NBIT11 opera sob supervisão da CVM, replicando o índice da NASDAQ de contratos futuros de Bitcoin, com listagem oficial na B3 (nossa bolsa brasileira).

E aí, o que você achou dessa novidade?

Vai investir no NBIT11 ou prefere comprar o BTC na unha?

→ Apresentação do fundo;
Arquivo de apresentação oficial

→ Site oficial: Nu asset

18 curtidas

Eu prefiro comprar na unha, e usando uma corretora de criptos.

5 curtidas

Sei não, hein?! Minha preferência é comprar o Bitcoin mesmo. Mas vou analisar só por curiosidade.

4 curtidas

Já existiam outros, ficou parecendo que foi o primeiro assim…

De qualquer forma é ótimo que a Nubank deu esse passo, bem mais fácil acessar via ETFs.

Acredito que quem compra ETF de Bitcoin não está pensando no Bitcoin como moeda ou reserva de valor, está mais buscando performance, trade, um jeito mais prático de exposição, ao menos penso que deveria ser assim. Dá para ter as duas coisas, inclusive.

3 curtidas

ETF de futuro de bitcoin? :thinking:

2 curtidas

Eu nem sei o que é isso, para mim tu ta falando grego kkkkk.

3 curtidas

Confesso que passei batido nessa parte kkk

Achei que fosse como o IBIT, só replicando o índice. Como não entendo tanto desse modelo vou analisar melhor. Valeu @Lucas.R

2 curtidas

MUITO ARRISCADO

Nubank já encerrou Nucoin e cashback 200% CDI, se ela é a gestora do fundo ETF, ela pode decidir encerrar se cair muito depois de alguns anos.

Sim, QUALQUER ETF pode ser encerrada por decisão unilateral pela gestora. Tudo é liquidado a preço de mercado… Se cair, já era. Risco é alto. Se fosse BTG eu até iria.

Quem já desfez 2 vezes produtos, faz 3. É igual esposa que apanha do marido, mas sempre volta pra outra chance. Pessoal quer apanhar o 3º round com Nubank.

Nucoin + Cashback 200% não foi suficiente. Boa sorte.

(Não faço recomendação alguma de nada)

4 curtidas

Excelente!!

Prefiro comprar Bitcoin diretamente na corretora, mas é sempre bom termos outras opções disponíveis no mercado.

3 curtidas

Caso fosse investir também o faria diretamente. ETF dilui o risco, mas minimiza os lucros também. Não existem almoço grátis.

3 curtidas

Muito bom isso,

eu tenho comprado BTC e USDC diretamente, mas vou estudar a possibilidade de comprar ETF

5 curtidas

Alarmista demais.

3 curtidas

É bem simples na verdade, contrato futuro trabalha com exposição futura, rolagem da dívida/lucro.

Os famosos Contango e Backwardation.

Depende de qual bom ou ruim é o gestor do fundo em resumo.

Simulação de um ETF Bitcoin direto como BITH11 VS NBIT11, com 2% de margem nas rolagens, contango e backward.

Cenário Gestor Nu Asset errando tudo todo mês:

4 curtidas