Nubank quer democratizar acesso ao crédito

6 curtidas

Sinceramente não parece ser um produto nada inovador, apenas deram uma modernizada no cartão pré-pago. O que parece inovador é o fato de o produto possibilitar à instituição liberar “cartões de crédito” a torto e a direito, já que ela não está assumindo o risco de crédito. É um produto que será útil para pessoas que não conseguem ser aprovadas em nenhum outro cartão, apesar disso ser algo difícil de ocorrer atualmente dado o aumento da concorrência. No fundo, o maior beneficiado por essa “nova” modalidade é a própria instituição financeira, que vai gerar caixa a custo próximo de zer0. Alguns clientes obviamente verão utilidade, mas muitos outros seguirão insatisfeitos com a questão dos limites baixos (ou falta deles), além da questão da remuneração. No Banco Inter, por exemplo, o valor adicionado ao limite fica aplicado em um CDB do próprio banco rendendo a 100% do CDI e liquidez diária. Nessa corrida o Nubank largou atrás. Havia críticos ferozes aos cartões liberados com 50,00 de limite, mas pelo visto o cinquentinha vai deixar saudades, já que agora serão liberados com limite 0,00 mesmo. Podiam ao menos dar um nome mais adequado ao produto. Cartão de autocrédito, talvez.

2 curtidas

Na verdade isso não é nenhuma novidade, matéria de Novembro de 2020 :

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n165686/nubank-lanca-recurso-aumento-limite-saldo-nuconta.html

2 curtidas

Hey, @lualmeida. Daora suas colocações, deixe-me comentá-las:

Sim, inovador sabemos que não é mesmo.

Há alguns anos atrás um percentual muito grande de Brasileiros não tinham acesso ao crédito, hoje realmente a gente nota uma mudança devido a concorrência que cresce, mas acredito que esse número de pessoas restritas ao crédito ainda é muito alta. Eu mesmo conheço MUUUUITAS.

O que ocorre bastante ainda hoje, e pior, quanto mais crédito você pede, menos chance você tem de obte-lo, devido as consultas nos birôs que abaixa o score, e é sim uma ferramenta que as empresas observam bem antes de liberar crédito.
Provavelmente com o Open Bank, esses birôs deixem de encher o saco com esse score.

Concordo, por isso essa função é excelente pro banco e ótima para os clientes que precisam e/ou estão dispostos a usa-la.

Isso é um ponto fraco pra função, mas não considero algo NOOOSSA que ponto fraco, 100% do CDI oferece uma rentabilidade ridícula.

Achei mais adequado do jeito que fizeram, meio zoado esse nome que você inventou aí.

2 curtidas

Bom, foi apenas uma sugestão e não pensei pelo lado comercial haha, claro que se eu trabalhasse no setor de marketing e propusesse esse nome à chefia, talvez eu seria despedido por justa causa, né? Mas vamos ao que interessa… o cartão de crédito tradicional é uma forma de pagamento em que o banco deixa um valor pré-aprovado de crédito para o cliente. Estamos falando de uma modalidade específica de empréstimo, correto? E se meio que em vez do banco como credor do tal valor pré-aprovado, o credor fosse você mesmo? Poderíamos falar que se trata de uma operação de crédito? Por isso, vamos lá… o nome pode não ser bonito, mas ao menos faz sentido, não?

2 curtidas

E quando vai começar a valer.

1 curtida

gifrisada2

Ah com isso eu concordo sim, claro que faz sentido :+1:

1 curtida

Já está sendo disponibilizado para um monte de clientes, provavelmente em breve estará disponível pra você também, por enquanto você pode ler esse tópico aqui pra entender como funciona.

1 curtida

Creio que essa função será de alguma utilidade para vários clientes que ainda não conseguiram a função crédito.

1 curtida