Compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito chegarão na fatura, obrigatoriamente, com o valor da cotação do dia em que foram realizadas.
Entretanto, a possibilidade do cliente pagar a conta com a cotação do dia do fechamento da fatura desde que faça o pedido expresso à instituição financeira.
A mudança que beneficia o consumidor, foi estabelecida por norma do Banco Central e passa a valer a partir de 1º de março de 2020.
Vários dos riscos cambiais, estamos tirando. A gente acredita que o consumidor vai se sentir mais confortável ao saber o que ele está gastando — Ilan Goldfajn
Atualmente, em compras internacionais, Nubank usa o dia do processamento da compra como referência, para travar o dólar e considerar a cotação do dia útil anterior.
Na verdade consideram a cotação do dia útil anterior do processamento. Em geral, o estabelecimento tem até 7 dias úteis para processar a compra (porém geralmente ocorre antes).
Sendo assim, uma compra internacional realizada hoje (19) pode ser processada no dia (27). Com isso Nubank iria levar em consideração o dólar Ptax do dia (26).
Porém o jogo muda agora com a circular do Banco Central. Se fizer uma compra internacional no dia 01/03 independente de ser ou não processada a cotação do dólar obrigatoriamente terá que ser daquele dia.
O Nubank vai continuar utilizando a PTAX do dia útil anterior para travar a cotação?(como já era antes) Eu não entendi muito bem, na notícia da entender que seja utilizada a PTAX do dia atual que a pessoa fez a compra (se for dia de semana), e a PTAX do último dia útil aos fins de semana.
A partir do dia 1º de Março passou a vigorar uma nova regra definida pelo Banco Central para compras com cartão de crédito no exterior (válido para compras online também) onde as compras serão pagas com a cotação do dólar do dia da compra e não mais com a cotação do dólar do dia do fechamento da fatura. Por padrão as cobranças serão efetuadas nesse novo modelo, porém, quem preferir o antigo poderá solicitar a mudança.
Abaixo segue a notícia:
Particularmente eu achei muito boa essa mudança. Esse ano tem tido boas novidades por parte do Banco Central.
Realmente, você está correto, desde 2018 o Nubank considera o valor da cotação do dólar no dia do processamento da compra internacional e não no pagamento da fatura:
Isso era uma iniciativa do Nubank, no entanto, agora é regra do Banco Central válida para todas as instituições, podendo o cliente ter a opção de escolher o que lhe agrada mais, o modelo antigo ou o novo.