Também sem querer iniciar ou dar continuidade a uma polêmica, mas neste mesmo espírito com que você se manifestou, acho que se “ações afirmativas espontâneas” causam incômodo, elas estão em parte atingindo o seu objetivo. Acho importante que a gente procure chegar em um ponto em que esse tipo de colocação esteja tão presente em nosso dia-a-dia que a gente sequer tome nota da distinção feita na identificação específica desta ou daquela parcela da população. Enquanto não chegamos lá, essas menções, que em absolutamente nada deveriam nos afetar, são ainda mais necessárias.
Entendo perfeitamente a colocação sobre a instituição financeira ter de passar uma impressão que transmita profissionalismo e confiança, e a questão sobre o uso da linguagem culta. Quero apenas lembrar que aqui nós estamos em uma comunidade e não em um portal corporativo, comunidade esta formada por muitos clientes e que, em seu objetivo de fomentar a interação, está bem longe de ter a linguagem culta como parâmetro de referência, muito pelo contrário, até estimula a informalidade, que consigo traz mais proximidade nas interações.
Vale lembrar, também, que o aspecto da inclusão tem tudo a ver com o Nu e o que se viu aqui no título não deixa de ser, também, um reflexo disto.